Vive la France!!!

Vive la France!!!

Like
1152
1
quinta-feira, 02 março 2017
Automobilismo

GP da Suécia de 1977: faltando três voltas para o final, ninguém mais duvidava que Mario Andretti, pilotando uma Lotus, seria o vencedor. Até Colin Chapman já se aproximava do local da bandeirada para jogar o boné preto para o alto. Era a sua tradicional comemoração. Mas no boxe da Lotus havia ar de preocupação; é que a cada volta, Mario Andretti fazia sinais com a mão esquerda apontando para a traseira do carro. Pneus foram preparados e na volta 69, Andretti entrou para o pit e berrou com os mecânicos. Afinal seu problema era falta de gasolina, e não os pneus traseiros, que quase foram trocados.

O reabastecimento foi feito, Andretti perdeu 45 segundos no pit, tempo suficiente para que Jacques Laffite ficasse tranquilo na liderança e recebesse a bandeira quadriculada em primeiro, enquanto que Andretti terminava em sexto lugar. O problema de Mario Andretti, no entanto acabou premiando o melhor piloto da corrida: Jacques Laffite! Laffite, francês, na época com 33 anos de idade conquistou assim sua primeira vitória na Fórmula 1, e foi também a primeira para um carro que, de francês só não tinha o câmbio (Hewland, inglês) e os pneus (GoodYear).

Jacques Laffite foi o melhor da corrida, com ultrapassagens sensacionais sobre Hans Stuck, Jochen Mass, Patrick Depailler e James Hunt, chegando a diminuir quase meio segundo por volta de Mario Andretti até que o piloto foi fazer um pit. Emerson não teve sorte nessa corrida. Nos treinos bateu violentamente com o F-5, que acabou destruído e não foi possível recuperá-lo para a corrida. A solução foi usar o velho F-4 e acabou abandonando a corrida na volta 66, depois de fazer um pit stop para trocar os pneus dianteiros.

Nessa corrida, Jody Schekter, trinta voltas depois voltou a pé para os boxes e seu chefe de equipe, Peter Warr, só fez um comentário: “seu babaca!” Clay Regazzoni que terminou em sétimo protestou contra a forma que o carro de Andretti voltou a pista, sem respeitar o sinal vermelho na saída do boxe. No entanto, os organizadores suecos resolveram manter a classificação de Andretti, embora lhe aplicassem uma multa pelas irregularidades! Este GP da Suécia foi disputado no circuito de Andertorp no dia 19 de junho de 1977!

Foto de capa: The Cahier Archive

Por Luiz Máximo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title