Vinte e dois anos de gols, dribles e belas jogadas: É a Liga Nacional de Futsal na Poliesportiva

Vinte e dois anos de gols, dribles e belas jogadas: É a Liga Nacional de Futsal na Poliesportiva

Like
1487
1
terça-feira, 30 maio 2017
Futsal

Tradição é palavra que resume muito bem a história do futsal no Brasil. Basta analisar o retrospecto da Seleção Brasileira da modalidade nas disputas ao redor do mundo, afinal são mais de 50 títulos internacionais conquistados, entre eles; sete campeonatos mundiais, dois vice-campeonatos do mundo, além de 20 troféus da Copa América de Futsal. E tanta tradição faz jus à cobertura da Liga Nacional de Futsal, campeonato da modalidade, que é disputado desde 1996. Todas as emoções da Liga desta temporada você confere em jogos ao vivo, nas transmissões in loco da Rádio Poliesportiva.

Em aspectos de conquistas, o Rio Grande do Sul, lidera com folga, se comparado aos outros estados da federação.  Em 22 campeonatos disputados, o sul do país ficou com nada menos do que 13 títulos –  Cinco do Carlos Barbosa, quatro do Jaraguá, três do Ulbra e uma conquista do Vasco da Gama, cuja sede é em Caxias do Sul.  Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro conquistaram a Liga nacional de Futsal em outras temporadas de forma isolada. Entretanto, ainda estão muito atrás das equipes do Rio Grande do Sul. No placar das conquistas, foram 9 títulos do Rio Grande do Sul, 4 de Santa Catarina, 5 de São Paulo, 2 de Minas Gerais e uma conquista do Rio de Janeiro.

Em mais de 21 anos de disputas da Liga Nacional de Futsal, grandes jogadores se destacaram.  Como consequência, também auxiliaram a Seleção Brasileira na conquista de títulos internacionais.  Entre os principais nomes encontram-se: Vander, Lenísio, Manoel Tobias e Falcão. Falcão inclusive foi eleito por 4 vezes pela FIFA, o melhor jogador de Futsal do mundo. Além disso, Falcão também é o maior artilheiro mundial de todas as seleções de esportes ligadas ao futebol. Ele foi às redes 337 vezes defendendo a Seleção Brasileira de Futsal.

Nesta temporada, o campeão da Liga Nacional de Futsal, além de premiação financeira e do troféu, também conquista o direito de representar o Brasil em campeonatos internacionais.  Além disso, o campeonato brasileiro de futsal firmou parcerias de patrocínio com importantes empresas fornecedoras de material esportivo. Sem contar as transmissões pelo rádio e pela televisão; que auxiliam na divulgação e no sucesso da modalidade.  Em aspectos desportivos, as primeiras equipes colocadas na Liga Nacional de Futsal obtém vaga para a disputa de outras competições internacionais.  São os casos da Copa Libertadores e da Superliga de Futsal.

Corinthians é o terceiro colocado na Liga Nacional de Futsal. FOTO: Site Oficial da Liga Nacional de Futsal

Em 2017, 17 equipes disputam a Liga Nacional de Futsal. O regulamento da competição prevê que os dezessete times joguem entre si em turno único, sendo que dezesseis primeiros colocados se classifiquem à segunda fase da competição, denominada de oitavas-de-final.  Nesta etapa, os dezesseis times são agrupados em oito chaves de duas equipes, que disputarão partidas em sistema de ida e volta, com o primeiro colocado na classificação geral, enfrentando o 16, o segundo joga contra o décimo quinto e assim sucessivamente.

A equipe que obter ao menos uma vitória e um empate nesta fase da competição é promovida a fase quartas de final.  O mesmo procedimento de classificação das equipes se dará nas fases posteriores do campeonato, ou seja, para as quartas, semifinais e finais da competição. Até que o campeão nacional de futsal seja conhecido.   O sistema de pontuação é idêntico ao do futebol de campo, com o vencedor de uma partida obtendo 3 pontos ganhos, e o empate garantindo ao menos um ponto para cada equipe.

A temporada 2017 teve início em março e o campeonato está em sua sexta rodada da fase classificatória. O Joaçaba de Santa Catarina é o atual líder da Liga Nacional de Futsal. A equipe catarinense tem doze pontos ganhos, com três vitórias e três empates, e ainda está invicta na competição.

Equipe do Joaçaba(SC) lidera a Liga Nacional de Futsal. FOTO: Site Oficial da Liga Nacional de Futsal

O Magnus de Sorocaba e o Corinthians de São Paulo, seguem de perto, a equipe catarinense, com dez pontos ganhos. Confira abaixo a lista de equipes que disputam a Liga Nacional de Futsal, bem como a pontuação e a respectiva classificação no campeonato:

1 -Joaçaba/Jaclani (SC) – 12 pontos ganhos

2- Magnus Sorocaba (SP) – 10 pontos ganhos

3-Corinthians(SP) 10 pontos ganhos

4-Foz Cataratas (Foz do Iguaçu/PR) 10 pontos ganhos

5-Pato Futsal (Pato Branco/PR) 10 pontos ganhos

6-Assoeva /UNISC (Venâncio Aires/RS) 10 pontos ganhos

7-Joinville Esporte Clube/ Krona Futsal(SC) 9 pontos ganhos

8-Copagril/Semprevida/Sicredi(PR) – 8 pontos ganhos

9- Jaraguá do Sul Futsal (SC) – 7 pontos ganhos

10- Guarapuava/Poker Óleo leve Guarapuava Futsal(PR) – 6 pontos ganhos

11- Marreco Futsal (Francisco Beltrão/PR) –  6 pontos ganhos

12- Carlos Barbosa Futsal (RS) – 6 pontos ganhos

13- Atlântico URI Erechim(RS)- 5 pontos ganhos

14- Minas Supermercados /(BH) – 5 pontos ganhos

15- Tubarão Futsal (SC) – 4 pontos ganhos

16- Intelli Recon MRG Paraíso (São Sebastião do Paraíso/MG) 2 pontos ganhos

17- Concórdia Umbro /(SC) 0 ponto ganho

Acompanhe as partidas da Liga Nacional de Futsal em sua temporada 2017. Mais um golaço da Rádio Poliesportiva, a arte do esporte.

 

Veja também

Liga Paulista de Futsal – Golaço da bola pesada nas transmissões da Rádio Poliesportiva
Paulistano larga na frente na final do NBB
Conheça dados históricos e curiosidades sobre Roland Garros

 

Foto de capa: Site oficial da Liga Nacional de Futsal

 

Redator da matéria: Ivan Marconato,  de São Paulo

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments

Menu Title