Vem aí o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emilia-Romagna!

Vem aí o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emilia-Romagna!

Like
285
0
terça-feira, 13 abril 2021
Automobilismo

Você sabe por que o Grande Prêmio de San Marino mudou de nome, e agora se chama Grande Prêmio da Emilia-Romagna? Confira abaixo essa história.

Por: Luís Máximo Moreno Morelo, de São Paulo-SP

Esta não foi a única mudança

Em primeiro lugar, é preciso explicar que os nomes são marcas. Por exemplo, “Grande Prêmio da Grã-Bretanha” ou “Grande Prêmio da Alemanha”, as empresas que organizam as etapas têm o direito de explorá-las.

Isso explica por que a prova de 2020 em Nürburgring não foi conhecida como o Grande Prêmio da Alemanha. A empresa que organizou a corrida é diferente da que tem o direito sobre o nome “Grande Prêmio da Alemanha”. Assim, a etapa precisou buscar outro nome, sendo batizada de Grande Prêmio de Eifel.

Também em 2020, por causa da pandemia, o calendário da Fórmula 1 foi bastante modificado, sendo que não houve corridas fora da Europa e do Oriente Médio. Assim, para substituir as provas canceladas, a categoria estreou em alguns circuitos europeus, como em Mugello e no Algarve, e retornou a outras vias tradicionais, como Nürburgring e Ímola.

Entretanto, essas provas não voltaram ao calendário de graça. Elas precisaram pagar as taxas de inscrição à Fórmula 1, embora tenham recebido um desconto por terem sido realizadas de última hora e também sem poder vender ingressos por causa do coronavírus.

Grande Prêmio de 2020

Além disso, em 2020, quem pagou pela corrida em Ímola foi o governo da região da Emilia-Romagna, que queria promover o local e atrair mais turistas. A região não é um destino tão popular quanto a Lombardia, onde fica Milão e o Lazio, onde está Roma. Por isso, o GP é uma tentativa de se destacar.

Assim, também em 2021, é o governo da região da Emilia-Romagna que está pagando, e do ponto de vista econômico faz todo sentido, mas não deixa de ser uma pena para a tradição da Fórmula 1, que gostaria de reviver o Grande Prêmio de San Marino. Você pode conferir os detalhes da corrida deste ano aqui, na Rádio Poliesportiva, a partir da próxima sexta-feira (16).

Ficha técnica

Grande Prêmio da Emília-Romagna 2021

Nome Oficial: Formula 1 Pirelli Gran Premio Del Made In Italy E Dell’emilia Romagna 2021

Local: Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Ímola, Emília-Romanha, Itália

Total de voltas: 63 voltas / 309.049 km

Programação do final de semana:

Sexta-feira (16):

Treino Livre 1: 06h30 – 07h30 (horário de Brasília)

Treino Livre 2: 10h – 11h (horário de Brasília)

Sábado (17)

Treino Livre 1: 07h – 08h (horário de Brasília)

Classificação: 10h – 11h (horário de Brasília)

Domingo (18)

Corrida: 10h (horário de Brasília)

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Comments are closed.

Menu Title