Veja os anos em que o Brasil ganhou a Libertadores no futsal e no futebol; última dobradinha foi em 2019 com ACBF e Flamengo

Veja os anos em que o Brasil ganhou a Libertadores no futsal e no futebol; última dobradinha foi em 2019 com ACBF e Flamengo

3
271
0
terça-feira, 27 outubro 2020
Além da 12

Criada em 2000, a Libertadores de Futsal já teve oito campeões diferentes, sendo sete clubes brasileiros. Um domínio e tanto. Consequentemente, em seis oportunidades o Brasil conseguiu unificar o título continental dos campos com o das quadras. Confira essa curiosidade no Além da 12 desta semana.

Por Thiago Lopes, Caieiras-SP

Futsal e campo; Brasil no topo!

 

A primeira vez foi em 2005 quando o São Paulo superou o Athletico-PR no Morumbi conquistando a Libertadores. Dessa maneira, naquele mesmo ano o Jaraguá faturou o seu segundo título continental, vencendo o Universidad Autónoma, do Paraguai, na grande decisão.

Por outro lado, já no ano seguinte, o feito voltou a se repetir. Desta vez, foi o Internacional que venceu a América, enquanto o Jaraguá conquistou mais um título de Liberta. Entretanto, naquela oportunidade a equipe de Santa Catarina conquistou a taça ao bater o Santa Fe, da Colômbia, na final.

Quatro anos depois o Inter voltou a conquistar a Libertadores, enquanto o Carlos Barbosa levou a melhor no futsal. Dessa forma, a vítima da ACBF foi o time venezuelano La Riviera Vargas. Uma temporada depois, o Santos, no futebol, e novamente a ‘Laranja Mecânica’ no futsal, levaram o Brasil ao topo.

Já em 2013 a dobradinha aconteceu com o Atlético-MG, nos campos, e com o Orlândia, nas quadras. Contudo, mais uma vez o Rio Grande do Sul conquistou a América em 2017. Enquanto o Carlos Barbosa conquistava nas quadras, o Grêmio de Renato Gaúcho bateu o Lanus na Argentina para conquistar o tri da América.

Carlos Barbosa e Grêmio ambos campeões da Libertadores em 2017. Foto: Reprodução/LNF

A última dobradinha foi em 2019

Depois de conquistar a Libertadores de 2017, o Carlos Barbosa faturou os dois anos seguintes (2018 e 2019). Na última temporada, o adversário foi paraguaio, o Cerro Porteño, que havia derrotado os gaúchos na estreia da competição. Mas na grande decisão, os brasileiros com gols de Darlan, Gabriel Ayala e Mithyuê levaram a melhor por 3 x 1. Assim, conquistando a 6ª taça para o clube.

Por outro lado, em um jogo empolgante em Lima, no Peru, depois de sair atrás do placar, o Flamengo, com dois gols de Gabigol, voltou a conquistar a América. Portanto, levando o Brasil mais uma vez ao topo da América, tanto na quadra quanto no campo. Para o ano de 2020, em situações anormais, resta saber qual clube irá representar o Brasil na Libertadores do Futsal, pois a ACBF não está garantido – apesar de ser atual tricampeão consecutivo.

Foto destaque: Ulisses Castro / ACBF

Thiago Lopes

Thiago Lopes

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

33 posts | 0 comments

Comments are closed.