Triglav the Rock: Eslovênia inova em formato de competição de escalada e tem público recorde

Triglav the Rock: Eslovênia inova em formato de competição de escalada e tem público recorde

1
117
0
quinta-feira, 10 setembro 2020
Escalada para cima e avante

A cidade eslovena de Triglav mostrou a necessidade de sermos culturalmente poliesportivos. Viver em um país que considera como esporte somente o futebol, faz com que outras realidades não sejam percebidas.

Este é o caso da Eslovênia, que possui como um dos esportes mais populares a escalada esportiva. O país é celeiro de talentos no cenário mundial deste esporte . Para as olimpíadas de Tóquio, os atletas eslovenos são considerados os grades favoritos.

Durante o verão europeu, alguns eventos esportivos são realizados. Estes eventos ajudam a aperceber como é importante haver uma distribuição da atenção a diversas modalidades. Dentre eles é interessante observar o Triglav the Rock.

COVID-19 na Eslovênia

No ano de 2020, o mundo foi afetados pela pandemia de COVID-19. Quarentenas e lockdown foram implementados em diversas partes do mundo. Países que “fizeram a lição de casa”, como Coreia do Sul, Nova Zelândia e Eslovênica, já estão com uma vida que podemos chamar de normal.

A atitude da própria população, na qual grande maioria optou por não desrespeitar orientações das autoridades de saúde, colaborou para isso. Em contrapartida, as autoridades de saúde levaram a sério e fizeram todos os testes necessários para combater a pandemia.

Qual a consequência de ter feito tudo como manda o manual? A permissão de poder realizar eventos culturais e de entretenimento com presença de público.

Triglav the Rock

Triglav the Rock foi uma competição como nenhuma outra que tinha escaladores em um grande teto, preenchidos com agarras de  escalada, acima de um rio. A ideia original foi organizada pelo atleta esloveno Jernej Kruder, um dos escaladores de competição mais talentosos do mundo.

“Eu sou o embaixador desta competição e toda a ideia para as finais foi minha”, disse Kruder. “A água estava OK, talvez o ar tenha ficado um pouco frio tarde da noite. Foi bom competir de novo e as pessoas realmente assistindo e se animando. Também foi bom pular a água novamente”.

A competição foi realizada na cidade de Triglav, a qual possui um rio cruzando toda a cidade. Um detalhe que pode parecer despercebido: a Eslovênia é o país mais ecológico do mundo. Portanto, a água do rio que cruza a cidade é potável e despoluída.

Foram 150 escaladores que participaram da qualificação. Devido ao mau tempo, os escaladores foram forçados a escalar em ginásios para a rodada de qualificação, que deveria acontecer em prédios ao redor da cidade. Kruder venceu para os homens e Vita Lukan venceu para as mulheres.

À medida que os escaladores procuram maneiras mais criativas de competir durante o COVID-19, podemos ver mais competições ao ar livre acima de rio. Abaixo, observe a vibração do público, a dinamicidade da competição e, claro, o potencial de marketing que possui uma competição assim.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vita Lukan (@vitalukan) em 31 de Ago, 2020 às 8:27 PDT

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝕄𝕀𝔸 𝕂ℝ𝔸𝕄ℙ𝕃 🎀 美愛 🎀 (@mia.krampl) em 31 de Ago, 2020 às 10:49 PDT

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes é escalador há mais de 18 anos e cobre o esporte na Revista Blog de Escalada há 14 anos. Nas competições de escalada já cobriu e comentou diversos campeonatos nacionais e os Jo[...]

9 posts | 0 comments

Comments are closed.