Top 5 – Melhores Point Guards da história da NBA

Top 5 – Melhores Point Guards da história da NBA

Like
110
0
segunda-feira, 05 outubro 2020
Step-back pela história

Os armadores – ou point guards – são uma das cinco posições no basquete. Também chamado de PG ou posição 1, o jogador que atua como armador é responsável por organizar as jogadas ofensivas, criando oportunidades para seus colegas de equipe pontuarem. Do mesmo modo, ele dá o primeiro combate na defesa. A coluna Step back na História vai te contar quem são os top 5.

Por Rebeca Patrocinio, de São Joaquim de Bicas-MG.

Além disso, o armador é, geralmente, o jogador de menor estatura na equipe, visto que precisam de maior mobilidade e controle de bola. No decorrer da história, já vimos inúmeros excelentes point guards passarem pela NBA. Alguns desses, no entanto, conseguem se destacar ainda mais nessa posição que exige tanto de seus executores. Por isso, essa lista reúne os cinco melhores armadores da história da NBA!

5 – Isiah Thomas

Abrindo a lista dos point guards, temos o astro do Detroit Pistons de 1981 a 1994. Isiah foi MVP das finais de 1990, 12 vezes All-Star, esteve cinco vezes no time ideal da NBA, e está no Hall da Fama da liga. Além disso, venceu dois títulos com os Bad Boys de Detroit (1989 e 1990). Era um líder excepcional, se destacando por sua habilidade e controle de bola, além de chutar muito bem do perímetro.

View this post on Instagram

#tbt #badboys #pistons

A post shared by Isiah Thomas (@isiahthomas) on

4 – John Stockton

O armador do Utah Jazz não ganhou nenhum anel da NBA na carreira, mas fez história por se tornar um dos melhores de sua posição. Assim sendo, foi 10 vezes All-Star, esteve 11 vezes no time ideal da NBA, cinco vezes no time ideal defensivo da NBA, e também está no Hall da Fama. Ele também detém o recorde de maior número de assistências da NBA (15.806) e é o maior ladrão de bola da liga com 3.265 roubos.

3 – Stephen Curry

O principal jogador do Golden State Warriors na atualidade foi MVP da temporada regular por dois anos consecutivos (2015 e 2016), sendo um deles o primeiro MVP unânime da história da NBA (2016). Além disso, coleciona três campeonatos (2015, 2017 e 2018) e foi seis vezes All-Star. Também foi selecionado seis vezes para o time ideal da NBA e é considerado por muitos o melhor arremessador de 3 da história da NBA.

2 – Oscar Robertson

Conhecido por seus triplos duplos, Robertson foi MVP da temporada regular em 1964 pelo Cincinnati Royals (atual Sacramento Kings). Não só foi 12 vezes All-Star como também esteve presente 11 vezes no time ideal da NBA e é uma das figuras do Hall da Fama da liga. Além disso, conquistou um título na carreira em 1971 pelo Milwaukee Bucks e é um dos atletas mais versáteis que já atuaram na NBA.

1 – Magic Johnson

Fechando a lista de point guards, temos o melhor e maior armador de todos os tempos inegavelmente. O astro dos anos 80 e meados dos anos 90 do Los Angeles Lakers, Magic Johnson, apesar de sua altura, era muito habilidoso e praticamente imparável nos contra-ataques. Ele conquistou cinco títulos – todos eles pelo Los Angeles Lakers. Além disso, Magic ainda foi três vezes MVP da temporada regular, três vezes MVP das finais, 12 vezes All-Star, esteve 10 vezes no time ideal da NBA, e é um dos atletas presentes no Hall da Fama da liga.

Opinião

Sem dúvida, só temos nomes históricos e pesadíssimos na lista. Grandes armadores, passadores, arremessadores e atletas de uma inteligência e visão de jogo fora do comum, esses jogadores merecem ser lembrados eternamente por tudo o que fizeram.

Concorda com a lista? Mudaria alguma coisa? Deixe seu comentário!

Foto destaque: Reprodução/Rebeca Patrocinio/Rádio Poliesportiva

Rebeca Patrocinio

Rebeca Patrocinio

escolhi falar sobre jornalismo esportivo, principalmente basquete, porque é um esporte bastante popular, mas ainda falta muita visibilidade. Pra dar vazão aos meus pensamentos sobre esse esporte, de[...]

22 posts | 0 comments

Comments are closed.