Tijuca Tênis Clube volta ao Basquete Profissional

Tijuca Tênis Clube volta ao Basquete Profissional

2
573
0
sexta-feira, 31 julho 2020
Basquete

Nesta sexta-feira (31), a Radio Poliesportiva conseguiu de forma exclusiva a informação com o Vice-Presidente de Esportes Terrestres do clube, Antonio Ribeiro, que o Tijuca Tênis Clube voltará a ter time profissional de basquete. Há algumas semanas já era especulada a volta da equipe para o Campeonato Carioca de Basquete, no entanto, só agora foi confirmada a participação e a volta do TTC para o cenário do basquete profissional. 

Por Yuri Murta, Rio de Janeiro – RJ

O tradicional Tijuca Tênis Clube estará de volta ao basquete profissional. A Radio Poliesportiva, confirmou que o time está sendo montado. Apesar de ter anunciado apenas a participação no Campeonato Carioca 2020, a expectativa é de que a equipe volte a competir a nível nacional. Possivelmente, o time pleiteará a oportunidade de jogar a Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete Masculino.

O TTC, como é carinhosamente chamado no Rio de Janeiro, é um dos primeiros a confirmar presença no Estadual 2020. Desde a informação trazida pelo jornalista Eneas Lima da possibilidade de seis equipes disputarem o torneio que se especulava a presença do time.

Tijuca

ELENCO E TÉCNICO

A equipe terá o seu elenco composto por jogadores do sub 19 junto a jogadores mais experientes. No entanto, ainda não há nomes experientes confirmados, o clube ainda negocia com os mesmos e só divulgará após o fechamento dos contratos. O diretor de basquete, Marcio Guimarães, comanda a formação deste elenco.

Além disso, para dirigir o Tijuca, o técnico será Rodrigo Kanbach. O treinador começou no Clube Central de Niterói e tem diversos títulos nas divisões de base.  Ademais, foi o responsável pelo surgimento de Lucas Bebê para o basquete nacional. Kanbach está no Tijuca desde 2018.

HISTÓRIA DO BASQUETE DO TIJUCA TÊNIS CLUBE

O Tijuca Tênis Clube tem um tradição enorme nos esportes olímpicos no Rio de Janeiro, possuindo triunfos e conquistas a mais de 100 anos. Ademais, ainda hoje, o clube revela nomes importantes pros esportes nacionais. Por exemplo, a dupla do nado sincronizado Bia e Bianca. No basquete, o nome de maior destaque dos últimos anos é Gegê, pentacampeão do NBB e campeão da Liga das Américas. Atualmente, o armador está no Pato Basquete.

O Tijuca tem 10 vice-campeonatos estaduais, sendo os últimos três entre os anos de 2010 e 2012. Em 1997, o TTC se sagrou campeão da Liga Nacional B ao vencer o Uberlândia em 2 jogos. Além disso, em 2011, a equipe teve a sua maior conquista. Depois de vencer o São José e a Liga Sorocabana, respectivamente na semifinal e final, em jogos emocionantes, o time levantou a taça da Supercopa Brasil de Basquete. Com isso, a equipe pode chega ao NBB.

Depois de duas edições na maior divisão nacional, o time sofreu com problemas financeiros e deixou o torneio. Desde então, o clube disputava apenas as competições de base. Seu ginásio, no entanto, seguiu sendo a casa do basquete carioca, sendo o local de decisões de títulos do Flamengo.

Foto Destaque: Angelo Antônio Duarte / Agência O Globo

Yuri Murta

Yuri Murta

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por esportes no geral e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor principalmente pelo basquete e futebol vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”. Como jornalista já tive a oportunidade de cobrir o Mundial de Clubes de Basquete de 2019 no Rio de Janeiro e diversas partidas da NBB. Além disso, cobri já algumas partidas de Vôlei.

15 posts | 0 comments

Comments are closed.