Temperatura ideal!

Temperatura ideal!

Like
1555
0
terça-feira, 15 agosto 2017
Automobilismo

Era o dia 06 de outubro de 1985. Enquanto aguardava a chegada de um advogado que iria aconselhá-lo sobre a sua empresa, que estava falida, Mike Drury assistia o GP da Europa de Fórmula 1. Teve um estalo quando o comentarista da emissora discorreu sobre os problemas causados pelos pneus frios e a consequente falta de aderência.

Acabada a corrida, Drury pegou um canivete de escoteiro e cortou uma tira do carpete de sua sala. Depois, enrolou no estepe de seu carro. Nascia ali o protótipo dos aquecedores de pneus. Mas faltava transformar a ideia em um equipamento prático para a Fórmula 1.

Depois de algumas semanas de testes, Drury sentiu que estava pronto para apresentar aquela “coisa” para uma equipe de Fórmula 1. Então ele foi para Didicot, onde era a antiga sede da Willians. Ele explicou qual era a sua ideia, e os dirigentes da equipe disseram que o projeto era interessante e cederam alguns pneus de Fórmula 1 para os testes. Depois de alguns meses o primeiro protótipo funcional ficou pronto.

Algumas versões, como as dotadas de bolsos nas laterais que levavam material químico retentor de calor, também foram experimentadas. A versão final, completa com seus fios condutores de calor, estreou no GP da Espanha de 1986, aquecendo os pneus de dos carros de Nelson Piquet e Nigel Mansell.

Eles foram os únicos capazes de impor um ritmo veloz desde o inicio da prova, quando os demais concorrentes ainda tinham de maneirar porque seus pneus ainda não tinham atingido a temperatura ideal. As demais equipes ficaram impressionadas com esse dispositivo e acabaram aderindo. De falido, Mike Drury criou e é diretor da MA Horne Tire Tec England Ltd.

No inicio de cada temporada, Drury e sua empresa fornecem 40 jogos de aquecedores para cada equipe de Fórmula 1. Eles são utilizados pelos dois carros de corrida, pelo carro reserva, além dos carros das equipes de testes. Drury fabrica ainda capas com os nomes dos patrocinadores ou dos pilotos.

Algumas equipes solicitam a inscrição das palavras “esquerda” e “direita”, para evitar confusão na hora de trocar os pneus. Além da Fórmula 1 a MA Horne Tire Tec England Ltd, fornece aquecedores de pneus também para a DTM, Indy-Car, Fórmula 2, GP3, Fórmula E, Moto-GP, Nascar, etc. Nada como uma boa ideia para aquecer os negócios.

 

Foto de capa: AutoZione

 

Redator da matéria: Luiz Máximo, de São Paulo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

339 posts | 0 comments