Nesta sexta-feira (30/4), no York Hall, duas disputas de cinturão aconteceram dentro do quadrilátero mais tradicional do boxe londrino. Primeiramente, o irlandês Michael Conlan derrotou o romeno Ionut Baluta em disputa super apertada pelo título Super Galo da WBO. Já na luta principal, Moruti Mthalane perdeu seu cetro do peso mosca da IBF para o Sunny Edwards.
A co-luta principal do evento promovido por Frank Warren, em Londres, na última sexta-feira (30), tinha o prospecto Michael Conlan como grande favorito para sair com o título Internacional da WBO da categoria Super Galo. Contudo, o romeno Ionut Baluta se mostrou um adversário muito duro e, por alguns rounds, esteve a frente do norte-irlandês. Assim, Baluta impôs um ritmo muito forte durante quase toda a luta. Ainda que Conlan mostrasse o porquê de ser um medalhista olímpico e toda sua qualidade, o ímpeto do seu adversário lhe deu alguns rounds para a conta.
Quando a contenda já se encaminhava para sua reta final, no intervalo do 8º para o 9º round, o corner de Ionut fazia questão de sinalizar que faltava quatro assaltos. Além disso, que o romeno, que até aquele momento liderava as papeletas, precisava continuar seu plano de luta e não deixar cair. Porém, a partir deste momento, Michael Conlan passou a crescer na luta e venceu as últimas etapas. Dessa maneira, dois árbitros deram vitória de Conlan e outro decretou um empate. Assim, o norte-irlandês venceu por decisão majoritária e faturou o título Super Galo, na sua estreia na categoria.
The Conlan Revolution continues ✨
Another victory for @mickconlan11.
HIS THOUGHTS ➡️ https://t.co/MtI7SRhoRM#ConlanBaluta #MichaelConlan #TheConlanRevolution #Boxing pic.twitter.com/LHTlzY4GuE
— MTK Global Boxing (@MTKGlobal) April 30, 2021
Já na luta principal da noite, Moruti Mthalane colocou seu cinturão da IBF da categoria Pena em disputa pela 4ª vez. Por outro lado, diferente das outras contendas, o sul-africano não conseguiu manter a cinta. O experiente lutador de 38 anos foi dominado pelo jovem inglês de 25 anos. A princípio, Sunny Edwards respeitou bastante o campeão, contudo a partir do 4ª assalto, Edwards passou a intensificar seu ritmo de luta, e mostrou um repertório muito vasto. Seja de combinações de golpes, como também de um jogo de pernas no mais absoluto estado da arte.
Enquanto Mthalane buscava dominar o centro do ringue, Edwards circulava em torno dele e do adversário. O inglês mostrou por muitas vezes que domina todos os passos planos, saltos, diagonais. Ainda mais, mostrou um domínio e conhecimento acerca do quadrilátero, usou bem as cordas, não se deixou encurralar em quase nenhum momento. Em contrapartida, Moruti se mostrou um atleta preparado fisicamente, mas um tanto quanto abaixo tecnicamente. E sucumbiu ao maior ritmo, a maior mobilidade e variedade do desafiante Sunny Edwards, que de maneira unânime foi consagrado novo campeão dos Penas da IBF.
AND THE NEW! 👑@SunnyEdwards achieves his dream and wins the IBF flyweight title after a masterclass against Moruti Mthalane.
Edwards wins by unanimous decision (118-111, 120-108, 115-113) to become Britain's latest world champion. A historic night! 🏆#MthalaneEdwards pic.twitter.com/hGjBK3Os4J
— MTK Global Boxing (@MTKGlobal) April 30, 2021
Foto destaque: Divulgação/Frank Warren