São Paulo e Minas: o encontro recorrente que agita uma das semis do NBB 13

São Paulo e Minas: o encontro recorrente que agita uma das semis do NBB 13

Like
358
0
sexta-feira, 07 maio 2021
NBB

No próximo dia 10/05, no Rio de Janeiro, a fase semifinal do NBB 13 começa para todos os envolvidos. Entre eles, São Paulo e Minas Tênis Clube, equipes que vêm se enfrentando frequentemente em jogos eliminatórios e criando uma certa rivalidade no cenário nacional. Portanto, vamos relembrar os confrontos entre ambos em partidas decisivas antes da série que vale vaga na finalíssima começar. 

Por: Leonardo Abrahão, de São Paulo – SP

Duelo São Paulo x Minas em mata-matas

Desde que voltou com o projeto do basquete, o São Paulo ainda não conquistou títulos, mas se fez presente em todos os mata-matas das competições que participou. Em seu primeiro NBB, na temporada 2019/2020, o Tricolor disputou a Copa Super 8 e caiu nas quartas de final. O algoz foi justamente o Minas, que, após um primeiro quarto arrasador, venceu no Ginásio do Morumbi por 82 x 68 e avançou às semis.

Ainda mais, com o cancelamento do NBB 12 antes mesmo dos playoffs, São Paulo e Minas não tiveram a chance de se enfrentar em uma nova eliminatória. Porém, em janeiro de 2021, na atual temporada, o embate voltou a acontecer pela Copa Super 8. Desta vez, no Ginásio Antônio Prado Júnior, em partida válida pelas semifinais, os paulistas venceram o disputado jogo por 78 x 70 e fizeram a final contra o Flamengo.

Contudo, uma outra competição fez os times se encontrarem fora do país, na Nicarágua. Após serem derrotados nas semifinais da Basketball Champions League Américas, São Paulo e Minas disputaram o terceiro lugar do pódio em sua primeira participação no torneio continental. Logo, depois de equilíbrio no quartos iniciais, os mineiros abriram boa vantagem na reta final e venceram por 75 x 58.

Retrospecto geral

Além das duas partidas nos mata-matas em 2021, os clubes se enfrentaram nos dois turnos do NBB 13. Nas duas ocasiões, uma em dezembro de 2020 e outra em fevereiro de 2021, o Minas saiu vitorioso por 96 x 92 e 92 x 90, respectivamente. Já na temporada 2019/2020, em novembro de 2019 e fevereiro de 2020, o Minas levou o jogo no Morumbi por por 78 x 75, enquanto São Paulo venceu em BH por por 87 x 85.

Dessa forma, a equipe de Minas Gerais leva vantagem. São cinco vitórias contra duas dos paulistas. Logo, a expectativa está alta para a série na semifinal do NBB. Pela primeira vez os times se enfrentam em uma melhor de cinco, que começa no dia 10/05 e segue pelos dias 12/05 e 15/05. Posteriormente, outros dois jogos acontecerão (se necessário) nos dias 17/05 e 19/05. As semifinais do Novo Basquete Brasil, você acompanha na Rádio Poliesportiva.

Foto em destaque: Reprodução/João Pires/LNB

Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do núcleo de basquete e comentarista de transmissões de futebol pela Rádio Poliesportiva.

62 posts | 0 comments

Comments are closed.

Menu Title