Começa neste domingo (15) a edição 2017 do Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. As quadras do Complexo Melbourne Park receberão jogos das chaves de simples masculina e feminina, duplas masculinas e femininas, duplas mistas, além dos juvenis.
O Australian Open ocorre desde 1905 e em mais de 100 anos de história foi sediado em seis cidades diferentes. Desde 1972 está em Melbourne, sul da Austrália.
A Rod Laver Arena, onde está a quadra principal, ganhou em 1996 teto retrátil para amenizar os efeitos do forte calor de verão australiano.
O sérvio Novak Djokovic e o australiano Roy Emerson são os maiores vencedores do Grand Slam, com seis conquistas cada. O atual campeão é o próprio sérvio. Ele, aliás, vem de dois títulos seguidos.
No feminino, a maior vencedora é a australiana Margareth Court, com 11 conquistas. A atual campeão é a alemã Angelique Kerber, que neste ano vai defender o título.
Uma outra peculiaridade do Australian Open é que ele mudou de superfície ao longo do tempo. Entre 1905 e 1986, foi disputado na grama. Entre 87 e 2007, no piso duro “Rebound Ace” e desde 2008 é disputado no piso sintético “Plexicushion”, que deixa o jogo um pouco mais lento.
Foto: Divulgação