Russell Westbrook: a máquina de triplos-duplos

Russell Westbrook: a máquina de triplos-duplos

Like
1051
0
segunda-feira, 10 abril 2017
Basquete

Faltavam 26 anos para Russell Westbrook nascer quando Oscar Robertson definiu um dos maiores recordes da história da NBA. Na temporada regular de 1961/62, The Big O anotou, simplesmente, 41 triplos-duplos quando atuava pelo Cincinnati Royals. Depois de 55 anos, o até então inalcançável feito sucumbiu!

Neste último domingo (9), o Oklahoma City Thunder foi a Denver visitar o Denver Nuggets pela antepenúltima rodada da temporada regular da NBA em 16/17. O duelo entrou para a história do basquete norte-americano.

Russell Westbrook havia igualado o recorde de Oscar Robertson na terça-feira passada, quando os Thunders passaram fácil pelo Milwaukee por 110 a 79. Agora, Russell conseguiu seu 42o triplo-duplo da temporada e assumiu o topo dessa estatística. Na dramática vitória por um ponto de diferença – 106 a 105 para os visitantes, com cesta de três de Westbrook nos segundos finais -, o recordista registrou incríveis 50 pontos, 16 rebotes e 10 assistências.

A temporada de Russell é tão espetacular que o jogador conseguiu bater também feitos secundários. O confronto diante do Nuggets marcou a terceira vez que o armador conseguiu um triplo-duplo com mais de 50 pontos na atual temporada. Fato único! Nenhum atleta na história da NBA atingiu isso. Continuando, Westbrook bateu pelo menos 40 pontos em oito triplos-duplos em 16/17.

 

Russell pode chegar a 44 triplos-duplos na atual temporada; o armador é o principal nome para levar MVP. Foto: Reuters / Mark D. Smith - USA TODAY Sports

Russell pode chegar a 44 triplos-duplos na atual temporada; o armador é o principal nome para levar MVP. Foto: Reuters / Mark D. Smith – USA TODAY Sports

 

Westbrook também fez história nesta temporada quando conseguiu duas vezes alcançar sete triplos-duplos seguidos. O armador só fica atrás de Wilt Chamberlain que fez nove triplos-duplos consecutivos. Russell conquistou a liderança de pontos do campeonato, com média de 31,9 pontos por jogo, a maior de sua carreira. Acontecimento que é acompanhado por maiores médias de rebotes (10,7) e assistências (10,4) por partidas. Isso tudo faz do astro um forte candidato a MVP (melhor jogador do ano).

Russell Westbrook começou sua caminhada em 29 de novembro diante do New York Knicks. De lá para cá, o jogador conseguiu manter a média de triplos-duplos na temporada toda, igualando o recorde de Oscar Robertson. Em 61/62 Big O teve: 30,8 pontos de média; 12,5 rebotes; e 11,4 assistências. São os dois únicos atletas no Hall da Fama da NBA a conseguirem esse impressionante feito.

Depois da partida de domingo, Russell agradeceu a Deus pelo recorde batido. “Muito abençoado! Preciso agradecer ao homem de cima, por ter me abençoado com esse inacreditável talento para competir em alto nível”. Westbrook também foi além das crenças. “Eu sou muito grato aos meu colegas de time, ao meu treinador, à organização, à todos os fãs e também minha família que acreditou em mim e me permitiu fazer o que estou fazendo”, gratificou.

Na partida deste domingo Westbrook ainda recebeu um carinho especial da torcida do Denver no momento em que bateu o recorde. Todavia, naquele momento, o Oklahoma perdia por 10 pontos de diferença e a parcial derrota atrapalhava a comemoração. Foi quando o armador de 28 anos seguiu brindando à todos com sua genialidade. Nos últimos 3 minutos, West marcou 15 pontos e decretou a virada do Thunder.

 

Oscar Robertson manteve recorde por 55 anos. Foto: Ken Blaze - USA TODAY Sports

Oscar Robertson manteve recorde por 55 anos. Foto: Ken Blaze – USA TODAY Sports

 

As marcas de Westbrook são tão impressionantes, que nas vezes em que o armador conseguiu o triplo-duplo, o Oklahoma venceu 33 e perdeu apenas 9. Nas outras circunstâncias, os Thunders perderam 25 e triunfaram em apenas 13. É a melhor temporada de West – ele começou sua carreira na NBA e no Thunder em 2008 -, que teve de assumir o protagonismo depois da conturbada saída de Kevin Durant para o Golden State.

E Russell ainda pode ir além. Faltam dois jogos pela temporada regular da NBA. O Oklahoma enfrenta nesta terça (11) o Minnesota Timberwolves; e na quarta (12), o Denver Nuggets. West tem a possibilidade de ampliar o feito para 44 triplos-duplos.

Depois disso, Westbrook liderará sua equipe nos playoffs da conferência oeste. Por falar em playoffs, aqui no Brasil, a NBB está na reta final da temporada 16/17. As oitavas de final já começaram e você pode acompanhar alguns jogos aqui na Rádio Poliesportiva. Na próxima terça-feira (11), a partir das 18h30, a bola sobe para o terceiro e decisivo jogo entre Paulistano e Basquete Cearense. E na Poliesportiva você não perde nada do basquete e de outros esportes.

Foto de capa: Garrett Ellwood / NBAE / Getty Images / AFP

 

Assista o vídeo oficial do canal do Youtube do NBA do momento do recorde de Westbrook no estouro do cronômetro:

 

Por Gabriel Manzini

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

516 posts | 2 comments