Rubinho Barrichello: Trajetória da Fórmula 1 a Stock Car

Rubinho Barrichello: Trajetória da Fórmula 1 a Stock Car

Like
261
0
segunda-feira, 28 junho 2021
Automobilismo

Rubens Barrichello é um dos pilotos mais importantes do automobilismo mundial. Recordista de corridas na Fórmula 1, com 362 GPs disputados, atualmente corre pela Stock Car. Sendo assim saiba mais um pouco da trajetória do ídolo brasileiro na coluna bandeirada.

Por: Vanessa Trois – São José dos Campos – SP

Nascido em São Paulo, em 23 de maio de 1972, Rubens Barrichello é o piloto com mais corridas disputadas na história da Fórmula 1, com 362 GPs. Ele ainda foi vice-campeão da principal categoria do automobilismo em duas temporadas. A saber, sua trajetória começou no kart. Antes de partir para a Europa, aos 17 anos, ficou em 3º na Fórmula Ford. Saiba um pouco como foi a carreira do atual automobilista da Stock Car.

Rubens teve sua primeira experiência em um campeonato de carro em 1989 na Fórmula Ford. Sendo assim, em seu primeiro desafio o automobilista já mostrou o seu cartão de visitas ao terminar a prova na 1º. Ainda, chegando no final do campeonato em 3º.

A estreia na Fórmula 1 aconteceu em 14 de março de 1993, onde Rubinho largou pela primeira vez no Grande Prêmio. A corrida aconteceu em Kyalami, África do Sul, representando a equipe irlandesa Jordan. Entretanto, após alguns GPs vieram os primeiros pontos.

Sobretudo, após 19 anos, Barrichello se despediu da Fórmula 1, tornando-se o piloto que mais disputou GPs durante uma temporada. Com a sua saída anunciada, assinou com a KV Racing Technology para competir pela Fórmula Indy.

Durante seu tempo na Fórmula Indy, foram disputados 14 GPs e nas 500 milhas de Indianápolis, o piloto ficou em 11º lugar. Sendo assim dessa forma, o melhor estreante na história da corrida. De antemão, no mesmo ano (2012), surgiu o convite da equipe Medley/Full Time para que o automobilista competisse na Stock Car.

Rubinho na Stock Car

A equipe Medley/Full Time, Rubens confirmou, em 24 de setembro de 2012 a sua participação na temporada da Stock Car Brasil daquele ano. Porém, sua estreia acabou sendo antecipada para a segunda etapa de Curitiba.

Foto Reprodução: Divulgação/Stock Car

Em seguida, no ano seguinte em 2013, Rubinho conquistou o primeiro pódio na categoria chegando em 2º na etapa de disputada em Salvador. Entretanto, já em ascensão em sua categoria, o piloto largou em 7º lugar na conturbada etapa de Brasília. Todavia, durante a corrida realizou ultrapassagens terminando em 4º lugar.

Sua primeira conquista foi no ano de 2014, na famosa “Corrida do Milhão”, onde o piloto se consagrou campeão da Stock Car. A corrida aconteceu em Goiânia e Barrichello acabou sendo o campeão daquela temporada, com 2 GPs vencidos e dois segundos lugares na competição. O piloto voltou a vencer a prova em 2018.

Rubinho continua correndo na Stock Car com o carro número 111 da Toyota Corolla na Full Time Sports, integrante da Toyota Gazoo Racing Brasil.

Foto Reprodução: Divulgação/Stock Car Brasil

Vanessa Trois

Sou a Vanessa Trois, recém graduada em jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), apaixonada por escrita e esporte. Sempre gostei muito de esportes e entrei no jornalismo para focar e[...]

7 posts | 0 comments

Comments are closed.