Robert Kenneth Tyrrell

Robert Kenneth Tyrrell

Like
1274
0
sábado, 11 março 2017
Automobilismo

Ken Tyrrell queria ser piloto da Força Aérea inglesa, mas acabou se tornando jogador de futebol. Numa excursão de seu time a Silverstone, assistiu a uma corrida e empolgado decidiu ser piloto. Não teve muita sorte mas após um acidente, emprestou seu Cooper F-2 e acabou encontrando sua vocação para ser empresário de carros, e em 1958 encontrou o caminho do sucesso. Em 1964 descobriu e contratou Jackie Stewart para pilotar um Matra F-2. Em 1969, quando a Matra foi para Fórmula 1, Tyrrell ofereceu um lugar para Stewart, que continuava na F-2 na Matra, mas que havia pilotado na Fórmula 1 pela BRM. Resultado final: Campeão Mundial de pilotos e construtores.

Tyrrell_1973_Italy

Foto: Tyrrell no GP da Itália de 1973. Publicação: The Cahier Archive

Em 1970, Tyrrell e Stewart trocaram a Matra pela March 701, mas não conseguiram bons resultados. Então Ken Tyrrell começou a construir seu próprio carro. E o sucesso do Tyrrell-Ford foi graças a Jackie Stewart. A primeira experiência de Tyrrell como construtor foi tão boa que o seu carro foi a maior surpresa de 1970, apesar de ir para a pista somente em agosto. E, antes mesmo do carro comletar um ano e de terminar o campeonato de 1971, Jackie Stewart era o campeão mundial de pilotos e Ken Tyrrell faturava o campeonato de construtores. Jackie Stewart conqustou 25 GPs para a Tyrrell em seis anos que ficou na equipe. Depois que o escocês a Tyrrell venceu apenas oito vezes, a última foi em 1983.

Numa era em que a Fórmula 1, exigia mais que bom senso e trabalho a Tyrrell foi ficando para trás. No seu último ano de Fórmula 1, em 1997 ela marcou apenas dois pontos com o lugar de Mika Salo em Mônaco. A equipe foi comprada pela British American Tobacco e na época, se transferiu para a nova sede em Bicester e mudou seu nome para British American Racing (BAR). Uma nova era chegou ao fim no começo de 1998 quando Ken Tyrrell abandonou a equipe após um desentendimento em relação aos pilotos. Também em 1998 foi chamado ao palco na Autosport Awards no Grosvenor House Hotel de Londres, para receber o John Bolster Trophy por realizações técnicas e depois foi viver no campo, em Surrey.

Além do sucesso como construtor, Ken Tyrrell também ganhou fama de descobridor de pilotos. Jackie Stewart, John Surtess, John Love, Peter Proctor e Jacky Ickx. Ken Tyrrell, faleceu no dia 25 de agosto de 2001 em East Horsley no Reino Unido. O mais respeitado estadista da Fórmula 1 tem feito muita falta.

 

Foto de Capa: François Cevert, Tyrrell 006 – Monaco, 1973. Publicação: Facebook (Página Elf Team Tyrrell)

 

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title