Retrospectiva 2017: Emoções e glórias na arte do esporte em outubro, novembro e dezembro 2017

Retrospectiva 2017: Emoções e glórias na arte do esporte em outubro, novembro e dezembro 2017

Like
1399
0
sábado, 30 dezembro 2017
Outros Esportes

Dando continuidade à série de matérias resumindo o ano esportivo de 2017, chegando ao último trimestre do ano. Os meses de outubro, novembro e dezembro contaram com resultados e fatos emocionantes que ficaram marcados da história do esporte. Conheça alguns desses fatos a seguir na retrospectiva produzida por Ivan Marconato.

Outubro

CBF e COB

No futebol o fato triste que marcou o final do ano foi a punição sofrida pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero. O dirigente havia ficado arrasado com críticas de presidente da FIFA, o italiano Gianne Infantino. Del Nero foi punido pelo Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (FIFA), com uma suspensão de 90 dias. E durante esse período, ele não poderá participar de quaisquer atividades relacionadas ao futebol, tanto no Brasil como no exterior.

Durante o afastamento, quem assume o comando na CBF é o vice-presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como coronel Nunes. A CBF foi notificada sobre a decisão do Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (FIFA), determinando a suspensão por 90 dias do presidente Marco Polo Del Nero. Com a indicação, além de cumprir a decisão da entidade máxima do futebol mundial, a CBF segue o seu estatuto, que determina, no caso de substituição, que o cargo seja ocupado pelo vice-presidente com mais idade.

 

Final da Liga Paulista de Futsal

Após uma partida muito disputada e também tumultuada, marcada por algumas confusões entre torcidas, a equipe sorocabana do Magnus Futsal, capitaneada pelo craque Falcão, conquistou o título do Liga Paulista de Futsal, ao derrotar o Corinthians no tempo normal, por 5 a 1 e também ao vencer na prorrogação por 4 a 2.

Foto: Magnus Futsal / Página do Facebook

 

Hamilton conquista o tetra da Fórmula 1

No automobilismo internacional, a Fórmula 1 terminou sua temporada 2017 com o piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistando pela quarta vez na história o Mundial de Pilotos. O corredor da Mercedes foi seguido pelo alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e pelo companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas.

Foto: Formula 1 / Página oficial do Facebook

 

Novembro

Paulistano conquista o inédito título do Paulista de basquete

O time da capital paulista sempre batia na trave. Foi assim com vice campeonato do NBB 2016/2017. Mas dessa vez, fazendo um grande duelo de playoffs final e levando ao quinto jogo, em Franca, no dia 02 de novembro – feriado de finados – o Paulistano conquistou o primeiro título paulista da sua história. Os comandos de Gustavo de Conti, Yago, Lucas Dias, Fuller e Elinho levaram a taça ao vencer a equipe do SESI Franca por 97 a 76. Mesmo com um ginásio lotado, com cinco mil espectadores, a jovem equipe da capital paulista conquistou esse importante título e entrou de vez no grupo seleto das grandes equipes do basquete nacional.

No dia 31/10, o quarto jogo, o Paulistano superou Franca e você vai relembrar os momentos finais dessa partida. Confira:

 

Corinthians, o campeão do Brasileirão

Dentro do campo do futebol brasileiro, as emoções nos gramados ficaram a cargo dos jogos do Campeonato Brasileiro. No dia 15 de novembro, o Corinthians conquistou o título nacional, de forma antecipada, ao vencer o Fluminense por 3 a 1 na Arena Corinthians. A expressão ” quarta-força” do futebol paulista então viraria piada, com o alvinegro conquistando os campeonatos estadual e nacional na mesma temporada.  O Corinthians liderou o Brasileirão desde a 5 rodada até a 38, quando chegou o Brasileirão chegou ao fim.

Com uma campanha impecável, o Corinthians conquistou o Brasileirão em 2017 – Foto : Rodrigo Coca – Agência Corinthians

 

Grêmio, o campeão da América

No âmbito do futebol continental, o dia 27 de novembro foi a data em que o Grêmio pegou o Lanús pelo primeiro jogo final da Copa Libertadores, e bateu os argentinos por 1 a 0, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. Mais de 55 mil torcedores, vibraram com o gol de Cícero, aos 37 minutos da segunda etapa.  No segundo jogo da final, Fernandinho e Luan marcaram para o Grêmio, enquanto, José Sand descontou para o Lanús, mas não adiantou, e o Grêmio conquistou o Tri campeonato da Libertadores.

A vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Lanús, no segundo jogo da final da Libertadores da América, você vai relembrar aqui. Da transmissão da Poliesportiva, confira os gols e os momentos finais dessa partida:

O atacante Luan foi eleito o craque da competição e foi um dos destaques do Grêmio na conquista do tricampeonato.
Foto: Lucas Uebel /Grêmio FBPA

 

Dezembro

Flamengo vice da Copa Sul Americana

Na Copa Sul Americana, o Flamengo também chegou à decisão do torneio. Independiente da Argentina e Flamengo do Brasil chegaram à decisão. Os argentinos venceram o primeiro jogo final pelo placar de 2 a 1, com gols de Gigliotti e Eduardo Meza para os argentinos e Rever para o Flamengo.  Na grande decisão, disputada no Maracanã, o placar final de 1 a 1 deu o título aos argentinos. Este foi o segundo título da Copa Sul-Americana do Independiente, que é o recordista em conquistas da Libertadores, faturando sete troféus dessa competição.

 

Mundial de Clubes da FIFA

Com a passagem carimbada ao Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, o Grêmio sofreu para bater o Pachuca do México na semifinal.  O gol foi marcado apenas aos 5 minutos do primeiro tempo da prorrogação, pelo reserva Everton.   O adversário do Grêmio na final do Mundial foi o Real Madrid, que suou para bater o Al Jazira na partida semifinal. O brasileiro Romarinho abriu o marcador para os sauditas, mas Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, viraram o jogo para os espanhóis e colocaram os merengues na final. O Real Madrid ainda se deu ao luxo de poupar alguns atletas, casos de Sergio Ramos, Carvajal e Croos, durante o jogo.

Na grande final, o Real Madrid engoliu o time do Grêmio. Os brasileiros armaram um ferrolho para segurar os espanhóis, mas a tática do técnico Renato Gaúcho não surtiu efeito.  O Real dominou o Grêmio durante os 90 minutos, e com gol de falta de Cristiano Ronaldo, aos sete minutos do segundo tempo, conquistou o Mundial de Clubes pela sexta vez em sua história. Os gremistas não conseguiram finalizar contra o gol merengue, e além da superioridade dos adversários, não puderam contar com Arthur, machucado, e Luan, em partida pouco inspirada.  O Real Madrid foi campeão mundial nos anos de 1960, 1998, 2002, 2014, 2016 e 2017).

 

Medina fica com o vice do Mundial de Surf

No Surfe, o destaque ficou por conta de Gabriel Medina. O surfista brasileiro decidiu com  John John Florence decidem título mundial. O brasileiro e havaiano chegaram ao quarto round com decisões contestadas da arbitragem. O líder, no entanto, segue sendo o havaiano John John Florence, o último campeão. Ambos avançaram à quarta fase na etapa do Pipeline Masters, no Havaí.

 

Superliga e NBB temporadas 2017/2018

O último trimestre do ano de 2017 também foi marcado por importantes partidas da Superliga de Voleibol Masculino e Feminino, e também pelos jogos do Novo Basquete Brasil, que contaram com cobertura da Rádio Poliesportiva.

Pinheiros , Mogi e Flamengo são os três primeiros no Novo Basquete Brasil. FOTO: Ivan Marconato – Rádio Poliesportiva

No Novo Basquete Brasil, 15 equipes brigam pelas 8 vagas dos play-offs finais, e depois de sete rodadas, faltando 12 dias para o término do ano, o Pinheiros lidera a competição, com 17 pontos, com oito vitórias em nove partidas disputadas.  O time dos Jardins, bairro nobre da capital paulista é seguido pelo Mogi das Cruzes, com campanha idêntica e pelo Flamengo, que venceu quatro dos cinco jogos disputados.  Muita emoção estará reservada até o final da competição.

Já a Superliga de voleibol masculina e feminina também está com os jogos da fase de classificação em pleno andamento.  No feminino, transcorridas 11 rodadas, chegamos ao final do primeiro turno da fase de classificação com o Dentil Praia Clube , da cidade de Uberlândia, com 33 pontos ganhos, e invicto na competição, com 11 vitórias em 11 partidas disputadas.  A equipe mineira é seguida de perto pelo SESC RJ e pelo Osasco Vôlei Nestlé.

Superliga Masculina e Feminina de Vôlei – A arte do esporte transmite ao vivo os principais jogos. FOTO: Ivan Marconato – Rádio Poliesportiva

Na categoria masculina, a supremacia fica a cargo dos mineiros do SADA Cruzeiro que nas mesmas 11 partidas disputadas, foi derrotado em apenas uma oportunidade.  O SESC RJ ocupa a vice liderança, por conta de ter perdido uma partida a mais do que os mineiros. Na terceira posição, o EMS Funvic Taubaté, que tem campanha idêntica à dos cariocas. Será que o SADA Cruzeiro conquistará novamente o título?

 

Daniel Serra se sagrou campeão da Stock Car Brasil

Já no automobilismo nacional, as atenções foram destinadas à Stock Car. A temporada 2017 contou com 12 provas em seu calendário, que teve Daniel Serra, da equipe Eurofarma RC, como grande campeão, chegando ao ponto mais alto do pódio em quatro dos doze grandes prêmios ao longo da temporada.  O vice campeonato ficou com Thiago Camilo da equipe Ipiranga Racing, e Max Wilson, da equipe Eurofarma RC, chagando na terceira colocação.

Daniel Serra, conquistou o título da Stock Car em 2017 – Foto: Fernanda Freixo- Vicar

 

Feliz 2018…

Você, ouvinte da Rádio Poliesportiva, acompanhará tudo o que de melhor acontecer no esporte brasileiro e mundial no ano de 2018.  A arte do esporte estará a postos nas quadras, nos campos, nas pistas e em todo lugar que tiver a emoção do esporte. Acesse as nossas matérias especiais, nossos podcasts e nossa página. Curta nossas fotos nas redes sociais. O melhor do esporte está por vir em 2018 e aqui na Poliesportiva, você não perderá nenhum detalhe. Por que somos a arte do esporte. Feliz 2018!

 

Foto em destaque: FIFA / Site oficial

 

Redator da matéria:  Ivan Marconato, de São Paulo 

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments

Comments are closed.

Menu Title