Futsal: relembre as conquistas do Flamengo, que pretende retornar à LNF em breve

Futsal: relembre as conquistas do Flamengo, que pretende retornar à LNF em breve

1
239
0
terça-feira, 01 dezembro 2020
Colunas

Enquanto o futebol de salão crescia rapidamente no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro algumas equipes estavam em formação. Dessa forma, além do tradicional Bradesco, a ‘Cidade Maravilhosa’ também contaria com uma nova força. Isso porque em 1989 o surgiu a equipe do Clube de Regatas do Flamengo no futsal.

Por Thiago Lopes, Caieiras-SP

O início do Flamengo no futsal

Na ocasião, disposto a derrubar a hegemonia de cinco títulos estaduais por parte do Bradesco a diretoria do Mengão entrou em ação. Sendo assim, foi anunciado as chegadas de Paulo Alfredo, ex-Cruzeiro, Adriano (Sadia), Claudinho e Shaolin, ex-jogador do próprio Bradesco. Contudo, esse ‘pacotão’ só foi possível graças ao apoio da empresa ‘Digital’, especializada na fabricação de componentes eletrônicos para computadores.

Entretanto, além dos salários dos jogadores, a empresa também ficaria responsável pela manutenção do Departamento de Futebol de Salão do Clube. Consequentemente, o primeiro título Rubro-negro veio apenas em 1998 – o campeonato  metropolitano, derrotando na final o Iate Kaiser por 6 x 2. Após o projeto, iniciado em 1989, o Bradesco voltou a ser campeão. Na sequência, o Helênico faturou os troféus em 1990, 91 e 92. Depois, o Tio Sam foi campeão em 1993. Na temporada seguinte, os campeões foram Fonseca/Niterói, Grajaú TC, Tio Sam e Iate Clube Jardim Guanabara.

Anos depois

O CR Flamengo faturou ainda, os títulos do  Campeonato Estadual e Carioca de Futsal em 2003. Além do Campeonato Carioca de Futsal em 2008. Apesar de não ter muita tradição nesta modalidade esportiva, o clube já revelou grandes atletas que acabaram indo para o futebol de campo. Dentre eles,  Adílio, Júlio César, Jaime e Chiquinho Leblon. Contudo, mais recentemente, Athirson e Adriano, ‘O Imperador’.

O time carioca participou da Liga Nacional de Futsal em 2001, quando chegou nas semi-finais. Ao todo, em dez torneios disputados, o Flamengo alcançou cinco títulos, sendo agraciado pela Federação de Futsal do Rio, consequentemente, por essa destacada participação, com a Taça Eficiência do Estado do Rio de Janeiro

No ano de 2007, o Flamengo, após quatro anos sem disputar os campeonatos da categoria adulto, retornou as competições no Rio de Janeiro. Assim, chegando nas semifinais dos campeonatos Metropolitano e Estadual. Já em 2008 o clube se aventurou no futsal feminino e conquistou o título Metropolitano.

Um projeto para retornar as quadras

Depois de anos no ostracismo, o clube anunciou, em agosto de 2019, um projeto de captação de recursos para montar um time competitivo de futsal adulto. Dessa maneira, em outubro, o Flamengo fechou parceria com cinco clubes de futsal do Rio para captação e desenvolvimento de atletas.

Time do Flamengo na base

Flamengo vem disputando competições apenas na base — Foto: Divulgação/Flamengo

Sem equipe profissional desde 2012, o Rubro-Negro busca um parceiro para viabilizar o retorno às quadras. A ideia inicial é ter um orçamento anual entre R$ 8 e R$ 10 milhões. Nos últimos sete anos, o futsal do Flamengo disputou apenas competições de base. O clube pretendia estrear já em 2020 na LNF, mas não conseguiu.

O Rio não tem um representante na LNF desde 2014. O último clube do estado a disputar a principal competição nacional de futsal foi o Cabo Frio. Dentre os chamados clubes de camisa, o Botafogo foi último a disputar a Liga, tendo participado do campeonato de 2012. Já o Vasco, campeão em 2000, ostenta o status de único carioca vencedor da LNF.

Foto destaque: Reprodução/LNF

Thiago Lopes

Thiago Lopes

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

38 posts | 0 comments

Comments are closed.