Raio X do Corinthians, líder isolado do Brasileirão após 10 rodadas

Raio X do Corinthians, líder isolado do Brasileirão após 10 rodadas

Like
1181
0
terça-feira, 27 junho 2017
Brasileirão Série A

Na tarde do último domingo, o líder Corinthians bateu com autoridade o Grêmio (1 a 0), em Porto Alegre, e abriu quatro pontos de vantagem sobre o time gaúcho, atual vice-líder do Brasileirão. Talvez nem o mais corintiano otimista esperava um início espetacular de campeonato, com oito vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

O Timão ainda abriu nove pontos de diferença para o 3º colocado. É dono da melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos. Em sete das 10 rodadas, não foi vazado. O segredo disso tudo é o ótimo posicionamento defensivo. Quando não tem a bola, o alvinegro joga com duas linhas de quatro bem compactadas, dificultando as transições ofensivas adversárias. É admirável a voluntariedade do atacante Romero, que ajuda demais na recomposição, exercendo enorme importância tática.

O ataque está longe dos sonhos do torcedor, mas tem sido eficiente. É o segundo melhor, com 18 gols só perdendo para o Grêmio, que tem 23. Jô fez cinco gols corintianos. O atacante rapidamente assimilou a filosofia de Fábio Carille. Não se limita a ficar parado lá na frente à espera de uma bola e se movimenta bastante em campo em busca de espaços para surpreender os rivais. Poucos imaginavam que ele fosse vingar em sua segunda passagem pelo Parque São Jorge. A sua contratação no final de 2016 foi muito contestada pela torcida e imprensa.

Merecem destaque o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Maycon. As crias das categorias de base são titulares incontestáveis. De acordo com o Footstats, Arana é o que segundo atleta que mais acerta passes certos no Brasileirão e é o vice-líder do time em assistências (2). Já Maycon sabe aliar a marcação com a qualidade na saída de bola. É o quarto colocado em desarmes certos e o vice-líder em passes certos. Tem também como virtude o chute de pé esquerdo.

Ainda é muito cedo para dizer que o Corinthians é o grande favorito ao título. Faltam 28 rodadas para o final e tudo pode acontecer. O time ainda corre o risco de perder atletas para o futebol europeu até o dia 21 de julho e se sofrer importantes baixas, dificilmente, manterá o ótimo aproveitamento na sequência.

Mas pelo que vem apresentando, o Corinthians é pior adversário possível no futebol brasileiro. Para se ter uma ideia, foram apenas duas derrotas em seis meses de temporada. A última delas ocorreu há mais de três meses: 1 a 0 para a Ferroviária, em Araraquara, ainda na fase de grupos do Paulistão. E o gol de Alan Mineiro ainda foi irregular.

 

Foto de capa: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

 

Redator da Matéria: Rafael Alaby, de São Paulo.

Rafael Martins Alaby Ferreira

109 posts | 0 comments

Menu Title