Você, amante do voleibol nacional, sabe de cor e salteado que a melhor cobertura da Superliga 2016/2017 acontece na Rádio Poliesportiva. Desde outubro do ano passado, as melhores equipes masculinas e femininas correm atrás do troféu de campeão brasileiro de vôlei.
Doze equipes jogam a Superliga Masculina, que tem o seguinte sistema de disputa: na primeira fase do campeonato, os doze participantes jogam entre si, em turno e returno; sendo que oito equipes se classificam à segunda fase (quartas-de-final). Nessa etapa da competição, as oito melhores equipes classificadas por índice técnico, se enfrentam em sistema de play-offs, melhor de cinco partidas, obedecendo o seguinte critério:
1 x 8, 2 x 7, 3 x 6, 4 x 5
Os vencedores se classificam às semifinais, também disputadas em sistema de play-offs melhor de cinco partidas; e os dois vencedores na etapa semifinal, se classificam à grande final, que será disputada em jogo único. Faltando sete rodadas para terminar as partidas do returno na primeira fase, as oito equipes classificadas aos play-offs quartas-de- final da Superliga de Vôlei Masculino seriam essas:
O técnico Marcelo Mendez, do Sada Cruzeiro, líder da Superliga Masculina
FOTO: Ivan Marconato- Rádio Poliesportiva
1 Sada Cruzeiro -44 pontos, 15 jogos ,15 vitorias
2 SESI SP -37 pontos, 15 jogos ,12 vitórias
3 Vôlei Brasil Kirin- 34 pontos, 15 jogos ,12 vitórias
4 Taubaté Funvic – C -33 pontos,15 jogos ,11 vitórias
5 Montes Claros Vôlei- 31 pontos, 15 jogos, 10 vitórias
6 JF Vôlei – 21 pontos – 15 jogos, 8 vitórias
7 Minas Tênis Clube – 20 pontos, 15 jogos, 8 vitórias
8 Lebes Gedore Canoas – 17 pontos, 15 jogos, 5 vitórias
Em relação à Superliga Feminina, o número de equipes participantes e o sistema de classificação à segunda fase é o mesmo. Entretanto, existe uma diferença em relação aos jogos do play-offs. Na etapa das quartas de- finais, ao contrário da Superliga Masculina, ao invés de melhor de cinco partidas, uma melhor de 3 partidas será disputada nessa fase da competição feminina.
As equipes classificadas à segunda fase da Superliga Feminina seria esta, se a fase de classificação estivesse concluída. Ainda restam cinco jogos para o término do returno da principal competição do vôlei feminino brasileiro. Aí sim conheceremos as equipes classificadas ao playoff quartas-de-finais. Na fase semifinal, os vencedores, assim como no masculino, disputam os play-offs em melhor de cinco partidas. E a grande final também é disputada em partida única. Acompanhe a tabela de classificação da Superliga Feminina.
Bernardinho técnico do Rexona Rio de Janeiro FOTO : Site oficial CBV/Rio 2016
1 Rexona SESC -45 pontos, 16 jogos, 15 vitórias
2 Dentil Praia Clube- 40 pontos, 17 jogos, 14 vitórias
3 Vôlei Nestle – 37 pontos, 15 jogos, 12 Vitórias
4 Terracap Brasília- 32 pontos, 16 jogos, 11 vitórias
5 Camponesa Minas- 27 pontos, 15 jogos, 10 vitórias
6 Genter Vôlei Bauru- 27 pontos, 15 jogos, 9 vitórias
7 Fluminense- 22 pontos,15 jogos, 7 vitorias
8 Esporte Clube Pinheiros- 20 Pontos, 15 jogos 7 Vitórias
O sistema de pontuação na Superliga em ambas as categorias obedecem ao seguinte critério:
Vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, o vencedor conquista 3 pontos, e o perdedor não conquista pontos.
Num jogo em que o vencedor supera o adversário por 3 sets a 2, ele conquista dois pontos e o perdedor obtém 1 ponto. Quando uma determinada equipe não comparece para a disputa de uma partida, ela é derrotada por WO, e pede dois pontos na competição.
Acompanhe as principais partidas da Superliga masculina e feminina de vôlei na Rádio Poliesportiva, a arte do esporte.
Por Ivan Marconato.
Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]
311 posts | 3 comments