Helen Luz fala sobre sua carreira e titulo mundial em Live Poliesportiva: “Mostramos nossa verdadeira força”

Helen Luz fala sobre sua carreira e titulo mundial em Live Poliesportiva: “Mostramos nossa verdadeira força”

2
312
0
segunda-feira, 01 junho 2020
Basquete

Helen Cristina Santos Luz foi ala-armadora da Seleção Brasileira de Basquete por mais de 20 anos. Também construiu uma carreira espetacular, digna de uma das maiores armadoras que já representaram o uniforme verde e amarelo. Ademais, a ex-craque teve uma atuação de gala neste sábado (30), entretanto, desta vez em frente as câmeras, proporcionando à Radio Poliesportiva uma entrevista espetacular.

Por Lucas Feyh Martins, Maringá-PR

Helen Luz é natural de Araçatuba-SP. A mesma também contou em entrevista exclusiva à Radio Poliesportiva que sua paixão por esportes começou desde muito nova. Visto que praticava natação, ginastica artística e basquete quando criança, assim como toda a sua família.

INÍCIO DE CARREIRA

A ex-armadora da amarelinha começou sua carreira na equipe do Divino Salvador, em Jundiaí. A mesma afirmou durante a entrevista que recebeu essa oportunidade graças ao treinador Borracha. Dado que o comandante da equipe paulista na época convidou a família inteira para se juntar ao elenco jundiaiense.

Ademais, teve outras passagens bem sucedidas pela equipe de Piracicaba e pela grande Ponte Preta, equipe na qual Helen Luz conquistou dois mundiais de clube, nos anos de 1991 e 1992. Além disso, foi nessa época em que a ex-armadora começou a fazer parte da Seleção Brasileira de Basquete.

Foto: Reprodução/CBB

AMADURECIMENTO E MAIS CONQUISTAS

Aos 22 anos, Helen Luz participou do Campeonato Mundial em 1994. Não só isso, foi peça importante para a conquista da histórica conquista mundial naquele ano. Ao lado de Hortência, Paula e outras craques brasileiras, a entrevistada deste sábado chegou ao topo do mundo.

A ex-jogadora afirmou na entrevista que:” Naquele torneio, mostramos nossa verdadeira força”Na mesma época, Helen Luz atuou pela equipe de Paulínia, entretanto, uma lesão à tirou das quadras por mais de um ano. Dessa maneira, a ex-armadora só voltou a atuar no ano de 1996, jogando pela equipe de Americana. Por lá, ela conquistou mais uma vez o Mundial de Clubes.

Outro grande feito na carreira de Helen Luz foi a conquista  do Campeonato Nacional de Basquete, no ano de 1998. Neste título, a ex-armadora defendia a equipe do Santo André. Além disso, a entrevistada contou sobre sua experiência em atuar pelo Vila Nova, equipe goiana. Deste modo, Helen afirmou o seguinte: A pressão dos torcedores de lá é muito diferente, visto que representávamos uma equipe de futebol”. Contudo, acrescentou também” Gostei muito de jogar lá, foram apenas quatro meses, mas essa passagem me acrescentou muita coisa”.

[009b[5].jpg]

Foto: Reprodução

BASQUETE EM FAMÍLIA

Helen Luz não foi a única da família que alcançou uma carreira de sucesso no basquete. Já que suas irmãs e irmãos também seguiram carreira no esporte da bola laranja. Desta forma, enfrentou suas familiares durante sua carreira, entretanto, também atuaram juntas. A entrevistada afirmou que Preferia atuar muito mais ao lado das minhas irmãs, do que as enfrentando”. Silvia, Rafael e Cíntia Luz também construíram uma bela história no basquete mundial. Além disso, toda a família já chegou a defender as cores da seleção brasileira, algo quase inimaginável.

CARREIRA INTERNACIONAL

A entrevistada deste domingo também comentou sobre suas experiências fora do país. Helen Luz disputou a WNBA nos anos de 2001,2002 e 2003. Entretanto, os torneios eram curtos na época, dessa maneira, a ex-armadora também defendeu as cores da equipe de Americana nesse período.

No Estados Unidos, Helen atuou pela equipe de Washington Mystics. Ademais, atravessou o oceano atlântico e aterrissou na Espanha em 2004, por lá, atuou na equipe de Zaragozza, Rivas e o gigante Barcelona. A mesma comentou sobre a sua relação com os jogadores brasileiros que defendiam a equipe de futebol catalã na época, e fez a seguinte declaração:

Cheguei a cruzar com Beletti e Ronaldinho, porém eles eram muito assediados. Os atletas de futebol estão em outro patamar”Além disso, também afirmou que ” A pressão dos torcedores no basquete, não se compara com a exercida no futebol.”

Outra passagem marcante em sua carreira aconteceu na Rússia. Por lá, Helen Luz sofreu com um clima totalmente diferente do habituado, enfrentou uma língua diferente e viveu experiências marcantes. A entrevistada deste sábado (30), fez a seguinte declaração: “Por onde atuei, eu estava mais próxima da China e Mongólia, do que a capital Moscow”. Ademais, ela afirmou que chegou a pegar cerca de -35 graus, uma temperatura quase desumana.

A campeã de 1994 também comentou sobre suas dificuldades, contudo disse que “Sempre busquei ver o lado positivo das coisas. Dessa forma, tentando usar todas as dificuldades e experiências de forma que agregasse em minha vida”.

Helen Luz

Divulgação/CBB

CARREIRA FORA DAS QUADRAS E PROJETOS PESSOAIS

Helen Luz se aposentou das quadras em 2011. Desta forma, podendo realizar o seu desejo de ser mãe, que se tornou realidade aos 40 anos de idade. Além disso, a ex-armadora começou outro trabalho dentro do esporte, desta vez como comentarista. Nesta função, a campeã mundial comentou pelos canais Sportv, nos anos de 2011 e 2012. Ademais, também trabalhou nos canais ESPN e Gazeta. Sua última participação aconteceu pela TV Cultura, dias antes do início da quarentena no Brasil.

A entrevistada também comentou sobre seus projetos pessoais, demonstrando ser uma pessoa espetacular dentro e fora das quadras. Helen Luz comanda um projeto que leva o basquete até crianças humildes, nas cidades de Jundiaí e Louveira. Não só isso, incentiva as crianças à se tornarem filhos e pessoas melhores, demonstrando que o lugar do esporte é ao lado da educação.

Foto Destaque: Divulgação/@lbf.oficial

Lucas Feyh Martins

Lucas Feyh Martins

20 anos, estudante e futuro jornalista esportivo.

37 posts | 0 comments

Comments are closed.