Quem é Larry O'Brien? Conheça a pessoa que dá nome ao troféu da NBA

Quem é Larry O'Brien? Conheça a pessoa que dá nome ao troféu da NBA

Like
408
0
terça-feira, 21 julho 2020
Step-back pela história

O Troféu da NBA carrega a glória da franquia campeã. Carrega também o título de melhor time da temporada, aquele que se sagra no primeiro lugar, acima dos outros. Mas além disso, o troféu ainda carrega o nome de um dos maiores ícones da história da política americana e percussor do basquete como vemos hoje. Mas quem é Larry O’Brien? Conheça a pessoa que dá nome ao troféu da NBA, na coluna Step-back pela história.

Por: Luiz Felipe Pimentel, Alagoas

CARREIRA NA POLÍTICA AO LADO DE JOHN F. KENNEDY

Larry O’Brien nasceu em Springfield, Massachusetts, no ano de 1917. Aos seus 25 anos se formou em direito onde quatro anos mais tarde ingressou na política. Já em 1952, O’Brien foi chamado por John F. Kennedy para ser diretor de sua campanha para o Senado. A vitória de Kennedy foi atribuída ao belo trabalho de Larry, que mais tarde foi chamado para comandar a sua eleição para a presidência.

Mais uma vez, Kennedy venceu as eleições com apoio de O’Brien. No entanto, a partir disso Larry já tinha se estabelecido como um dos principais diretores de campanhas políticas do país e participou de praticamente todas as campanhas do Partido Democrático até 1965. Onde, depois, recebeu um cargo no governo federal. Anos após, sob o comando de Lyndon B. Johnson, se transformou em diretor executivo do serviço postal americano, até o ano de 1975, onde começou sua carreira na NBA.

Larry O'Brien e Lyndon B. Johnson.

Larry O’Brien e Lyndon B. Johnson.
Foto: The Lyndon Baines Johnson Library and Museum / Encyclopédia Britannica

CHEGADA À NBA E JUNÇÃO COM A ABA

Após seu bom desempenho na política, Larry chegou para assumir o comando da NBA. No entanto, a liga passava por problemas. Por outro lado, a ABA (Associação de Basquete Americano) crescia e ganhava espaço, com seus jogos mais atléticos e rápidos. Enquanto a NBA, tinha um jogo mais lento e focado no garrafão, com grandes pivôs que dominavam a partida.

Foi então que em 1976, graças a Larry O’Brien, que aconteceu a junção entre NBA e ABA. O Americano conseguiu juntar o melhor das duas ligas. Já que a ABA, contava com franquias já muito conhecidas como: Denver NuggetsIndiana PacersSan Antonio Spurs e New York Nets. Além de jogadores como: Julius Erving, Moses Malone e Rick Barry.

NY Nets campeão da ABA - 74

NY Nets campeão da ABA, 1974.
Foto: Divulgação / Artigos da NBA

GRANDES MUDANÇAS PROPOSTAS POR LARRY O’BRIEN

No entanto, esse processo de junção não foi de todo pacífico. Oscar Robertson, até então presidente da ABA, protestava contra as medidas que a NBA pregava. Em suas principais reivindicações o astro do basquete reclamava o jeito em que a liga tratava o Draft, e as cláusulas de contrato dos jogadores. Foi então que  O’Brien criou o Free Agency. Desse modo ajudando as franquias a se equiparem.

Além dessa medida, Larry foi quem idealizou o teto de gasto salarial único para todas equipes. Tornando a NBA, uma das ligas mais justas do mundo. Ao dar possibilidade de cada franquia ter igualdade na hora de oferecer um contrato com alguma estrela, dependendo, apenas, de sua gestão.

As mudanças durante a gestão de Larry O’Brien não ficaram apenas na parte de fora da quadra. Foi sob o comando do americano que a NBA adotou a linha de três pontos. O que deu dinamismo ao jogo e presenteou os jogadores de mais técnica. E mais tarde, Larry conseguiu dar a liga uma visibilidade ainda não vista, ao fechar o maior contrato de direitos de imagens da época, junto à ESPN.

FIM DO TRABALHO COM A NBA, E A DEIXADA DE SEU LEGADO

Nos últimos anos de comando da Liga, Larry ainda tomou grandes medidas que puderam melhorar a imagem da NBA, que vinha sendo prejudicada. Em 1983, o americano, junto à Associação de Jogadores, promoveu uma lei mais duras quanto ao uso de drogas ilícitas. A medida foi decisiva para acalmar os ânimos dos torcedores que estavam usando a imagem dos atletas como marginais, por conta do preconceito racial.

No ano seguinte, Larry O’Brien, aos 67 anos de idade, deixou a liderança da NBA. Seu compatriota, David Stern, assumiu seu cargo. E, neste mesmo ano, a liga decidiu homenagear Larry ao colocar seu nome no troféu de campeão da competição. De então, foram cerca de 11 times que conseguiram levantar a taça com nome de O’Brien. Sendo o Celtics o primeiro entre eles, ao vencer o Lakers numa final histórica que marcou a disputa entre Magic Johnson e Larry Bird.

Larry faleceu em 28 de setembro, do ano de 1990. Após complicações por causa de um câncer.

CURIOSIDADES SOBRE O TROFÉU, SEGUNDO OS ARTIGOS DA NBA

Troféu Larry O'Brien

Troféu Larry O’Brien
Foto: Reprodução / Getty Imagens

  • O Troféu do Campeonato Mundial, como originalmente era chamado, foi projetado pelo John Brown da Tiffany e desvendado no dia 16 de maio de 1977.
  •  Substituiu o Troféu Walter A. Brown que era passado de campeão a campeão. O Brown foi um dos fundadores da liga e proprietário do Boston Celtics.
  •  É 24 1/2 polegadas de altura e pesa 15 libras.
  •  Retrata uma bola de basquete em movimento sobre um segmento estilizado de aro e cesta.
  •  A bola de basquete retratada no troféu é do tamanho de regulamento de nove-polegadas em diâmetro.
  •  O Troféu é totalmente feito a mão em latão, então pintado em ouro de 24 karat.
  •  Cada ano, dois de mais habilidosos artesãos da Tiffany, um spinner e um silversmith no Parsippany, N.J., trabalha aproximadamente 80 horas no troféu.
  •  Depois da vitória da equipe ganhadora, o Troféu é apresentado ao proprietário da equipe. Então é retornado as oficinas da Tiffany onde os artesãos gravam o Troféu com o nome da equipe ganhadora e renovam a sua condição pura.

Foto destaque: Reprodução / Artigos da NBA 
 

Luiz Felipe Pimentel

Olá, meu nome é Luiz Felipe, tenho 19 anos de idade, que foram de total amor a tudo que era relacionado a esportes, principalmente o futebol. Atualmente sou estudante de jornalismo pela UFAL. Como[...]

57 posts | 0 comments

Comments are closed.