Primeiro duelo rumo ao hexa:  Brasil pega Suíça na estréia da Copa 2018

Primeiro duelo rumo ao hexa: Brasil pega Suíça na estréia da Copa 2018

Like
628
0
domingo, 17 junho 2018
Copa do Mundo da FIFA

Por: Ivan Marconato, de São Paulo

 

Depois de uma Copa desastrosa disputada em casa, no ano de 2014, com a emblemática eliminação na goleada sofrida por 7 a 1 diante da Alemanha, a Seleção Brasileira de Futebol, a única no Mundo a disputar todas as Copas do Mundo já realizadas, parte em busca de mais um ineditismo em sua história. Ser a primeira a se sagrar hexacampeã, fato que já aconteceu no tri, no tetra e no pentacampeonatos mundiais conquistados pelo Brasil.  E neste domingo, direto da Arena Rostov, a partir das 15 horas (horário de Brasília), na cidade de Moscou, a Seleção começa sua trajetória, quem sabe, à conquista do sexto título de Copa do Mundo em sua história, na partida diante da Suíça.

O clima na Seleção Brasileira é de muita de confiança e otimismo, mas a tensão da estreia poderá atrapalhar. Por isso, o técnico Tite prega paciência aos jogadores, afinal de contas, enfrentará uma equipe cuja característica principal é a forte marcação em seu sistema defensivo e no meio-campo.  Também é favorável que a equipe comandada por Tite, conquistou o título de Campeão das Eliminatórias sul-americanas com campanha impecável. Por isso e também pela tradição, o Brasil chega à Copa como favorito, popular entre os torcedores e vem  à Rússia com um elenco surpreendentemente renovado em relação a 2014. O time quer usar a competição para esquecer o trauma histórico, e engrenar no principal de seleções de futebol do mundo.

O adversário de estréia do Brasil também vive boa fase. A seleção da Suíça fez boa campanha nas eliminatórias europeias para a disputa da Copa, e é o atual sexto colocado no ranking da FIFA.  A nação está acostumada com a diversidade, onde se fala 5 idiomas dentro do país, e sua seleção é formada em sua maioria, de descendentes do país europeu, ou resultam no fanatismo de seus nativos pelo futebol, com representantes eleitos como torcedor número 1.

F

Brasil pega Suiça em seu jogo de estreia na Copa. Foto: Lucas Figueiredo. CBF

O destaque do time da Suíça é o atacante Xerdan Shaqiri. O atleta ficou conhecido mundialmente em 2015, quando fez diversas críticas ao seu clube, a Internazionale de Milão. Shaqiri foi contra à organização do campeonato italiano, e também ao sistema de contratação de jogadores naquele país. A família do jogador migrou de Kosovo, na Iugoslávia para fincar residência na Rússia. Shaqiri marcou quatro gols na Copa de 2014, sendo três contra Honduras e outro contra a Holanda.  Além disso, na Copa disputada em solo brasileiro, o atacante concorreu ao prêmio de melhor jogador jovem, perdendo para o francês Paul Pogbá.

Após o jogo, a programação da Rádio Poliesportiva repercute tudo o que melhor aconteceu na partida, com a estréia do programa Polidebate Copa, que terá a apresentação de Paulo Arnaldo Lima, e a participação de Elaine Trevisan, Marcos Batista e Yan Arvani. Não percam em www.radiopoliesportiva.com.br ou nos aplicativos TuneIn ou RadiosNet, buscando a emissora Rádio Poliesportiva na lupa de seu aparelho telefone celular android ou Iphone. Copa do Mundo é na Rádio Poliesportiva, a arte do esporte.

 

Ficha Técnica

BRASIL X SUÍÇA

Local: Arena Rostov, em Rostov do Don (Rússia)

Data: 17 de junho de 2018, domingo

Horário: 15 horas (de Brasília)

Árbitro: César Ramos (México)

Assistentes: Marvin Torrentera e Miguel Hernández (ambos do México)

BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus

Técnico: Tite

SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schar, Djourou e Moubandj (Ricardo Rodríguez); Xhaka, Behrami e Dzemaili; Zuber, Gavranovic e Shaqiri

Técnico: Vladimir Petkovic

 

Foto em destaque: Lucas Figueiredo / CBF – Site Oficial

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments

Comments are closed.