Pentadecacampeão! Flamengo mantem a hegemonia

Pentadecacampeão! Flamengo mantem a hegemonia

2
369
0
segunda-feira, 05 outubro 2020
Basquete

Nesse domingo (4), aconteceu a final do Campeonato Carioca de Basquete Adulto. Flamengo e Tijuca Tênis Clube fizeram a grande decisão. O Rubro-Negro, mais uma vez, não teve dificuldades para vencer e garantiu a hegemonia. O clube é o atual pentadecacampeão. Por certo, a equipe rubro-negra visa voos mais altos na temporada. No entanto, sempre é bom começa-la com um título. O Tijuca, por sua vez, mostrou através dos seus jovens, o porque de estar de volta ao basquete adulto.

Por Yuri Murta, Rio de Janeiro – RJ

Flamengo e Tijuca se encontraram pela oitava vez em uma final de estadual. Assim como nas outras, a nova final teve o time da Gávea como vitorioso. Além disso, o Flamengo fez talvez a sua melhor atuação em todo o campeonato. Principalmente, se formos destaque o primeiro quarto da equipe. Posteriormente, ambos os clubes começaram a rodar seu elenco para dar cancha aos jogadores mais jovens.

Dessa maneira, seis garotos do Tijuca com idades inferiores a 19 anos puderam ter a oportunidade de jogar uma final contra o Flamengo. Tal experiencia poderá ajudar muito a equipe da categoria de base que jogará o estadual-sub 19 deste ano. Pelo lado do Flamengo, vale destacar a vontade de Olivinha e Marquinhos, que independente do jogo, buscam sempre a melhor atuação. Olivinha chegou ao seu décimo título estadual e foi o MVP da partida.

1º QUARTO

O primeiro quarto foi, sem dúvida, a melhor atuação do Flamengo no Campeonato Carioca de Basquete. Só para ilustrar, o Rubro-Negro acertou todos os arremessos que tentou nos cinco primeiros minutos. Dessa maneira, o placar já marcava 14 x 0. O quarto seguiu com o time da Gávea muito forte na marcação e no ataque. Como resultado disso, o Tijuca só conseguiu fazer um ponto em lance livre de Arthur Rosa, em todo os 10 minutos. Por fim, o placar do quarto terminou em 35 x 1. O ataque rubro-negro foi de tal forma que Marquinhos e Olivinha já haviam marcado mais de 10 pontos no final do quarto.

2º QUARTO

O segundo quarto, por outro lado, foi o momento em que o Tijuca finalmente entrou no jogo. No entanto, o Flamengo seguia impiedoso e acertando uma boa porcentagem de tudo que tentava. Hettsheimeir e Mineiro controlavam a bola próximo da cesta, enquanto que Chuzito, Yago e Balbi buscavam as bolas certas de três. Pelo lado do Tijuca, inegavelmente, o destaque era Lucas Barbosa. O atleta de 21 anos marcou 7 dos 11 pontos do time no quarto e ajudou a equipe a melhorar seu poder ofensivo. Por conseguinte, o período terminou com o placar de 29 x 11 e o primeiro tempo pelo placar de 64 x 12.

3º QUARTO

O terceiro quarto foi o mais equilibrado da partida. Ademais, foi nele o período que o Flamengo passou mais tempo sem pontuar. No entanto, o Rubro-Negro contava com Rafael Hettsheimeir que marcou mais sete pontos e junto com Mineiro e Chuzito entrou no bloco dos jogadores com mais de 10 pontos no jogo. Pelo lado do Tijuca, Pitico com cinco pontos foi o destaque do time. No fim, vitória do Flamengo por 19 x 14 no quarto e o placar acumulado de 83 x 26.

4º QUARTO

No último quarto, com tudo decidido, ambas as equipes começaram a colocar seus jovens atletas para jogarem. Pelo lado do Tijuca, Arthur Rosa e Guapi, os mais experientes dos jovens, colaboraram com 10 dos 14 pontos do time no quarto. No Flamengo, foi a vez de Franco Balbi se destacar fazendo seis pontos e dando assistências que garantiram a ele o premio de maior passador do campeonato estadual. Matheusinho, estrela da base, entrou e marcou os últimos 5 pontos do Flamengo no Carioca 2020. Como resultado disso, vitória de 21 x 14 no quarto para o Flamengo e placar centenário de 104 x 40.

Um dos destaques da partida, por certo, foi Balbi que alcançou um duplo-duplo de 11 pontos e 10 assistências. Curiosamente, esse foi o único dos cinco duplo-duplo do torneio que foi feito contando assistências e não rebotes. Olivinha e Marquinhos foram perfeitos no primeiro tempo e por isso, o primeiro recebeu o prémio de MVP do jogo. Por fim, do lado do Tijuca destaque para os jovens Arthur Rosa e Lucas Barbosa que foram muito bem na decisão.

E AGORA?

Como resultado do confronto, o Flamengo se torna pentadecacampeão estadual, aumentando ainda mais, a maior dinastia da história do basquete carioca. O Rubro-Negro agora foca as suas atenções para a Champions League das Américas que ocorrerá no dia 30 de outubro. Para se preparar para essa decisão, o Flamengo marcou dois amistosos para os próximos dias contra Paulistano (12) e Mogi (14). Por sua vez, o Tijuca se prepara para disputar o Estadual Amador. Além disso, ambos os times devem estar no estadual sub-19.

MELHORES MOMENTOS

ENTREVISTAS PÓS JOGO

1- Gustavo de Conti (técnico do Flamengo) – Pergunta de Luan Lessa do Redação Rubro-Negra

2- Olivinha (Flamengo) – Pergunta de Guilherme Calvano do Coluna do Fla

3 – Rodrigo Kanbach (técnico do Tijuca TC)

4 – Lucas Barbosa (Tijuca TC)

Foto Destaque: João Argento / Redação Rubro-Negra

 

Yuri Murta

Yuri Murta

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por esportes no geral e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor principalmente pelo basquete e futebol vem desde pequeno e o g[...]

68 posts | 0 comments

Comments are closed.