Paulo Roberto: o maior pivô da história da Liga Espanhola

Paulo Roberto: o maior pivô da história da Liga Espanhola

Like
37
0
terça-feira, 06 outubro 2020
Além da 12

No dia 20 de agosto de 2019 Paulo Roberto, brasileiro que esteve em atividade até 2005, foi eleito o melhor pivô dos últimos 30 anos da LNFS (Liga Nacional de Fútbol Sala). A votação ocorreu na Espanha e teve como objetivo eleger o quinteto ideal de sua liga. O pivô foi prestigiado por conta de seus inúmeros títulos em solo espanhol. Além de ser cinco vezes artilheiro da LNFS.

Por Lucas Henrique, Campinas-SP

PAULO ROBERTO MARQUES RORIS

Nasceu no dia 12 de agosto de 1967, no Rio de Janeiro. Segundo o portal da LNFS, seu time de infância era o Vasco da Gama e Roberto Dinamite era seu ídolo. Continuando, aos 18 anos foi chamado para jogar na base do Grajaú, time regional do Rio. Resumindo sua trajetória no futebol espanhol, que será descrita mais à frente, fez mais de 600 gols, conquistou sete títulos (uma Liga, quatro copas, uma Supercopa da Espanha e uma Copa dos Campeões). Ou seja, se tornou um capitão de respeito a partir da década de 90.

Começou sua história no Futsal espanhol na temporada 1989/90. Dessa forma, chegou sendo artilheiro pelo Marsanz Torrejón, time de uma região em Madrid, chamada Torrejón de Ardoz. Além da artilharia, foi eleito o melhor jogador do título da Copa Interviú. Continuando, o portal citado também conta como foi chamado para jogar no clube de Torrejón: um amigo, Robson, estava negociando com o time mas decidiu não ir para o clube, entretanto, antes de encerrar o contato, sugeriu Paulo Roberto, que logo “se vendeu”. 

Em seguida, na temporada 1992/1993 foi contratado pelo Redislogar Madrid. Naquele ano, dividiu a artilharia daquela temporada com o também brasileiro Marcos Zorato, ambos com 44 gols.

“Antes de iniciar um jogo, tento visualizá-lo, analisar as jogadas de estratégia e uma a uma.” 

EL POZO MURCIA

Chegou em 1994 ao El Pozo Múrcia (um dos maiores times do país), já naturalizado espanhol. Assim, na temporada 1996/97 foi artilheiro da LNFS com incríveis 62 tentos. Voltou a ser artilheiro em 2000/01, aumentando seu recorde (72 gols). Lembrando que ninguém foi mais vezes artilheiro da LNFS que o hispano-brasileiro, que também contém o recorde de mais gols em uma única partida (9). Entretanto, o jogador com mais gols em uma edição foi Martin, atuando pelo Maspalomas Sol Europe, na temporada 93/94.

Seguindo, ao longo dos anos, Paulo foi alvo de diversos clubes do país: como Inter Movistar e Atlético de Madrid. Em 2002/03 levou novamente, e pela última vez, a artilharia da competição, com 52 gols. Em seus últimos anos de carreira foi colega de equipe de outro jogador conhecido pelos torcedores do futsal brasileiro: Lenísio, que também figurou como artilheiro no Múrcia. Enfim, em 2005, quando se aposentou, seguiu trabalhando no clube espanhol, como diretor esportivo e em 2009 se tornou comentarista.

“Meus deveres serão continuar na linha do clube, acho que temos uma maneira de lidar e uma estrutura exemplar e, aos poucos, tentarei colocar em prática todas as idéias que venho gerando durante todos esses anos jogando e tentando contribuir um pouco mais de qualidade para o clube ”.

Por fim, atuou 63 vezes pela seleção espanhola, vencendo duas Copas Euros e uma Copa do Mundo. Título que veio em 2000 quando a Espanha venceu o Brasil por 4 x 3 na final (vale lembrar que Manoel Tobias foi o artilheiro da competição).

O QUINTETO IDEAL

Além do pivô Paulo, o melhor time da história da LNFS contém o goleiro Luís Amado (goleiro da Inter Movistar) e o fixo Kike (três vezes eleito o melhor da competição, atualmente no El Pozo Murcia). Ainda, os alas escolhidos foram Javi Rodriguez (eleito o melhor da temporada 200/01) e Ricardinho (um dos melhores, se não o melhor, atualmente e joga pelo Inter Fútbol Sala).

Foto Destaque: Divulgação/Instagram/Paulo Roberto

Lucas Henrique Noronha

Lucas Henrique Noronha

Escolhi o jornalismo pelo enorme gosto por esportes e por sempre assistir programas esportivos em geral, além de um costume meu de criticar grandes problemas do nosso mundo atual. Eu estou no 1o sem[...]

5 posts | 0 comments

Comments are closed.