Paulistano larga na frente na final do NBB

Paulistano larga na frente na final do NBB

Like
969
0
segunda-feira, 29 maio 2017
Basquete

O Paulistano saiu na frente do Bauru na grande final do Novo Basquete Brasil. Jogando em casa, a equipe da capital esteve na frente do placar na maior parte do jogo e conseguiu assegurar uma vitória importante. Os comandados do técnico Gustavinho de Conti oscilaram durante alguns momentos da partida, especialmente no último quarto, mas, ainda assim, foram vitoriosos.

Logo na escalação, um desfalque para a equipe do Bauru: Valtinho, um jogador importante para o time, não jogaria por conta de uma lesão na última partida contra o Pinheiros. Do lado do Paulistano, um reforço: Georginho de Paula estava liberado depois de ficar de fora das duas últimas partidas contra o Vitória com suspeita de chikungunya.

O Paulistano começou, como de costume, forçando muitas bolas de três pontos e abriu vantagem no marcador no início do jogo. A equipe da capital chegou a ficar 5 pontos à frente, mas o Bauru se aproveitou da primeira oscilação do adversário e virou o placar. Antes do estouro do cronômetro o Paulistano retomou as ações e fechou a parcial em 20 x 19. No segundo período, a equipe do interior demorou mais de 4 minutos para marcar os primeiros pontos. O Paulistano aproveitou o mau aproveitamento do adversário e assumiu o controle do jogo: 27 x 19 para os donos da casa. O Paulistano, então, oscilou mais uma vez e o Bauru chegou a empatar a partida. Depois de um pedido de tempo técnico, os garotos que defendem a equipe da capital retomaram o controle emocional e o primeiro tempo terminou em 41 x 34 para o Paulistano.

O terceiro período foi decisivo nesse primeiro jogo da série melhor de cinco. Com o ginásio  lotado, a equipe do Paulistano foi empurrada para a vitória. Eddy, Renato, Pecos, Yago, Lucas Dias e Hure alternaram momentos de brilhantismos e conduziram a equipe da casa a uma vitória de 25 x 16 na parcial do período. No placar geral, o Paulistano vencia por 60 x 55.

No último quarto, o Bauru tirou forças para brigar e quase acabou com a festa do Paulistano. Mas o começo da equipe da capital foi arrasador. Após uma boa sequência de ataques, a diferença no placar chegou aos 22 pontos de vantagem para os donos da casa. Depois de um tempo técnico e duas bolas de três de Gegê, o Bauru voltou a acreditar. Alex Garcia anotou mais 2 pontos e a torcida visitante passou a incentivar ainda mais. Os experientes jogadores do Bauru se aproveitaram de outra oscilação da equipe mais jovem a disputar uma final de NBB. Jefferson e Léo Meindl também marcaram pontos importantes e reduziram a diferença para 4 pontos. Faltando seis segundos para o estouro do cronômetro, Jefferson teve a chance com uma bola de três. Ela não caiu e o Bauru ainda teve dois rebotes. No terceiro, Lucas Dias ficou com a bola. A torcida se levantou a comemorou a vitória.

Apesar do domínio, o Bauru pressionou e assustou. Mas o Paulistano saiu aliviado com a vitória. Foto: Paulo Arnaldo / Rádio Poliesportiva.

O Bauru chegou nas duas últimas finais do Novo Basquete Brasil. Nas duas foi derrotado pelo Flamengo. Para não deixar a taça escapar mais uma vez, precisa vencer, pelo menos, um dos próximos dois jogos que vai disputar em casa. Já o Paulistano precisa de mais duas vitórias para conquistar o título pela primeira vez. A equipe da capital disputou a decisão na temporada 2013/14 contra o mesmo Flamengo. A média de idade dos jogadores é de 22 anos. Gustavinho de Conti vai ter trabalho para manter a cabeça do time no lugar. A série está equilibrada. É difícil apontar um favorito neste momento.

Ouça também:

Momentos finais de Paulistano X Bauru – 1 jogo das finais do NBB:

 

Entrevistas após Paulistano X Bauru – 1 jogo das finais do NBB – Reportagem de Pedro Pannunzio:

 

Foto de capa: Paulo Arnaldo / Rádio Poliesportiva.

 

Redator da matéria: Pedro Pannunzio, de São Paulo.

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

527 posts | 2 comments