Paralimpíadas Escolares 2019 – O maior evento paralímpico escolar do mundo

Paralimpíadas Escolares 2019 – O maior evento paralímpico escolar do mundo

1
153
0
sexta-feira, 29 novembro 2019
Super Ação

Para quem leu o texto da semana passada, com certeza já está curioso para saber mais como aconteceu esse evento fantástico e com a edição mais épica de toda a sua história! Estou falando das Paralimpíadas Escolares. O evento é elaborado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), órgão que regulamenta o esporte paralímpico.

O CPB, ao longo da sua regularização e fomentação dos esportes paralímpicos, sempre se preocupou em formar profissionais e atletas para dar continuidade ao movimento paralímpico no Brasil. Mas, para tal realização, criou uma estrutura de iniciação ao esporte paralímpico para gerar novos projetos de iniciação ao longo dos estados brasileiros. Também, para incentivar essa garotada, o CPB criou o maior evento paralímpico escolar do mundo: Paralimpíadas Escolares.

O evento

Esse evento acontece desde 2009 e em 2019 teve a sua marca histórica com a participação de todos os estados brasileiros. Assim, no total, registrando 1.200 inscritos. Entre eles tivemos a primeira participação de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Arrisco a dizer que essa bandeira levantada pelo Comitê foi de extrema importância para o evento. As crianças e adolescentes com Down trouxeram uma alegria extraordinária para esse evento que já contava com uma energia fora do comum!

Mas eu estive lá, participando como classificadora funcional Trainee da equipe de classificadores funcionais do atletismo. Pude presenciar de perto esse evento maravilhoso. Caso você tenha ficado na vontade de participar/assistir bem de perto, sugiro que fique atento. Ano que vem, em meados dos meses de setembro e outubro, o Comitê geralmente abre as inscrições para voluntários das Paralimpíadas Escolares.

Portanto, para você que ficou curioso em saber do que se trata a função de classificador funcional… Esse será o tema da semana que vem. Já adianto que sem esse sistema não acontece uma competição justa. Então, os atletas inscritos nos eventos paralímpicos precisam passar pelo sistema antes da competição começar.

Continuamos com esse tema semana que vem!

Grande abraço! @maitespirandelli

Maitê Spirandelli

Maitê Spirandelli

3 posts | 0 comments

Comments are closed.