Para poucos! Veja quais são os campeões brasileiros no campo e no futsal; Atlético-MG é o único bicampeão

Para poucos! Veja quais são os campeões brasileiros no campo e no futsal; Atlético-MG é o único bicampeão

4
878
0
terça-feira, 23 junho 2020
Além da 12

No início da Liga Futsal, houve algumas parcerias com as principais empresas de material esportivo, patrocinadores de renome nacional, clubes tradicionais e emissoras de televisão. Dessa forma, juntos credenciaram a competição como umas das mais importantes do mundo. Desde então, se passaram 25 anos e apenas cinco clubes campeões brasileiros nos gramados também levantaram a taça no futsal. Começando pela primeira edição quando o Internacional faturou o título, até o Corinthians, em 2016. Esse é o assunto desta semana na coluna semanal ‘Além da 12′.

Por: Thiago Lopes, Caieiras-SP

CAMPEÕES NO CAMPO E NO FUTSAL

INTERNACIONAL

O Internacional foi o primeiro campeão da história da Liga Nacional de Futsal, que iniciou em 1996. Naquela oportunidade, o elenco colorado contava com estrelas como Manoel Tobias, Oritz, que foi o artilheiro da competição, e o jovem fixo Índio, de apenas 21 anos.

Apesar do 1º jogo equilibrado terminando em 2 x 2, pasmen, o Colorado aplicou uma grande goleada no 3º e último jogo contra o Vasco, este também do Rio Grande do Sul, por 6 x 1. Assim, ficando 12 x 3 no agregado. Conquistando então dois grandes feitos, a primeira edição da Liga de Futsal e se tornando o primeiro campeão de futebol de campo e futsal.

ATLÉTICO É BICAMPEÃO

No ano seguinte, em 1997, o Atlético Mineiro se consagrou campeão da Liga Nacional de Futsal. Sendo assim, com Vander Carioca no elenco, depois de eliminar Corinthians e Carlos Barbosa, o Galo despachou o Banespa na grande final. Dessa forma, tornando-se o segundo clube grande do futebol a se tornar campeão brasileiro nas duas modalidades.

Dois anos depois, em 1999, o Galo faturou o bi, que não acontece no campo, com dois triunfos sobre o Rio Miécimo. Naquele ano, ainda mais forte, o time de Minas contou com Manuel Tobias e Falcão jogando juntos. Inclusive, o camisa 12 marcou três gols naquela decisão, que terminou em 5 x 4, no último jogo. Contudo, foram 180 gols marcados em 34 partidas, nos quais veio a ser derrotado apenas três vezes.

Galo bicampeão do futsal. Foto: Divulgação/LNF

Galo bicampeão do futsal. Foto: Divulgação/LNF

VASCO

Na 5ª edição, já em 2000, boa parte da base do time do Atlético foi para o Vasco, que fez um grande investimento para a temporada. Já na segunda fase, classificado em 2º lugar no grupo C, a equipe carioca teve de passar pelo Ulbra, na semifinal, até enfrentar o Galo.

Sendo assim, comandado por Manoel Tobias, o Vasco venceu os dois encontros na final, por 3 x 1 e 4 x 2, respectivamente. Na classificação final o Cruz-maltino terminou com 34 pontos à frente do Atlético, que tinha Lenísio artilheiro da edição com 52 gols.

Vasco campeão de futsal em 2000. Foto: Divulgação/LNF

Vasco campeão de futsal em 2000. Foto: Divulgação/LNF

SANTOS

Foi somente em 2011 que outro grande do futebol voltou a vencer a Liga de Futsal. Após um grande domínio de clubes do Sul, como Carlos Barbosa, Jaraguá e Ulbra, o Santos levantou a taça. O Peixe montou um elenco recheado de estrelas como Falcão, Neto, Deives e Valdin.  Num campeonato mais equilibrado, que contou com 23 clubes, o time alvinegro enfrentou o Carlos Barbosa na final, que era tetracampeão naquela ocasião.

O primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, terminou 4 x 3 para os anfitriões. Na volta, o Santos venceu por 3 x 2. Dessa forma, forçando a decisão para os pênaltis, que terminou 7 x 6 para os santistas. Se tornando o quarto clube brasileiro campeão no futebol de campo e na quadra. Enquanto Falcão, somando sua passagem no Jaraguá, alcançava sua quinta artilharia na Liga.

O primeiro campeão de futsal entre os paulistas. Foto: Divulgação/LNF

O primeiro campeão de futsal entre os paulistas. Foto: Divulgação/LNF

CORINTHIANS

O último do grupo seleto foi o Corinthians, outro paulista. Há muito tempo sendo a grande força do estado de São Paulo, o alvinegro levou o título em 2016. Após ser eliminado na semifinal por seis anos seguidos, a equipe levou a melhor sobre o Magnus, de Falcão e cia, com duas vitórias – 3 a 2 e 5 a 2. Com destaques para Leandro Lino e Deives, que foram eleito os melhores em cada partida nas finais.

Assim, formando o grupo de cinco campeões brasileiros no futsal e no campo, apenas o Timão permanece na elite do futsal.

Corinthians levantando a taça de campeão em 2016. Foto. Divulgação/LNF

Corinthians levantando a taça de campeão em 2016. Foto. Divulgação/LNF

Foto destaque: Divulgação/Liga Nacional de Futsal

Thiago Lopes

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

38 posts | 0 comments