Com gol de Dudu, o Palmeiras derrotou o Botafogo (1 a 0) na tarde deste domingo, no Allianz Parque, e ficou a um empate para garantir o título do Brasileirão já que o Santos apenas empatou contra o Cruzeiro, no Mineirão. A Rádio Poliesportiva transmitiu a emocionante partida válida pela 36ª rodada, com a narração de Paulo Arnaldo Lima, reportagens e comentários de Ivan Marconato e plantão/operação de Vitor Buzzo.
O Palmeiras iniciou a partida tomando a iniciativa das ações ofensivas, a maioria delas com Dudu pelo lado esquerdo do campo. A primeira chance veio aos 14 minutos. O camisa 7 bateu falta, Moisés desviou de cabeça e Sidão fez a defesa. No entanto, a melhor oportunidade palmeirense veio aos 27. Moisés cruzou de três dedos, Róger Guedes ajeitou de cabeça para Gabriel Jesus, que dentro da pequena área mandou para fora.
O Verdão ainda teve outra chance aos 35 minutos. Moisés recebeu cruzamento de Dudu e emendou um chute de primeira para fora.
Até então retraído, o Botafogo partiu para o ataque nos minutos finais antes do intervalo. Jailson trabalhou bem em chute de Pimpão aos 39. Pouco tempo depois, o zagueiro Joel Carli recebeu cruzamento de Camilo, mas se atrapalhou com a bola e mandou para fora.
O início do segundo tempo foi eletrizante. Com um minuto, Jean cruzou e Dudu bateu para defesa espetacular de Sidão. A resposta botafoguense veio três minutos depois. Neilton fez linda jogada individual pelo lado direito, fintou Tchê Tchê e Vitor Hugo e finalizou para Jailson espalmar para escanteio.
O Palmeiras abriu o placar aos 17 minutos. Gabriel Jesus cruzou para Dudu, de cabeça, enfim, vencer Sidão. O time alviverde desperdiçou a chance para ampliar aos 34. Róger Guedes arriscou de longe e Sidão espalmou. No rebote, Dudu isolou.
Nos minutos finais, o Botafogo tentou o empate, porém, parou no forte esquema de marcação palmeirense. Antes do apito final, o botafoguense Leandrinho foi expulso.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, contra a Chapecoense, no Allianz Parque, pela penúltima rodada do Brasileirão. Um dia antes, Botafogo, que chegou ao quarto jogo seguido sem vencer, recebe a Ponte Preta, no Luso Brasileiro. O time carioca, quinto colocado na tabela, depende apenas de suas próprias forças para confirmar a vaga na Libertadores 2017.
crédito foto: César Greco/Agência Palmeiras
FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS 1 X 0 BOTAFOGO
Data: 20 de novembro (domingo)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Elmo Alves Rezende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho (Fifa) e Bruno Raphael Pires (Fifa)
Gol: Dudu aos 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Sassá, Carli e Fernandes (Botafogo)
Cartão vermelho: Leandrinho (Botafogo)
Palmeiras: Jailson; Jean, Mina (Thiago Martins), Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê (Gabriel), Moisés e Cleiton Xavier (Alecsandro); Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus
Sidão; Alemão (Fernandes) (Leandrinho), Joel Carli, Emerson Silva, Emerson Santos, Diogo; Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense (Sassá), Camilo; Neilton e Rodrigo Pimpão.