Os desafios do automobilismo no Brasil

Os desafios do automobilismo no Brasil

Like
468
0
quarta-feira, 31 julho 2019
Automobilismo

Hoje iniciamos mais um desafio. Esta coluna que passamos a assinar é resultado de uma parceria que temos certeza trará muitos frutos. O nome já diz tudo: Planeta Velocidade. Aqui traremos informações sobre esporte a motor, que vai desde o kart até a Fórmula 1, sempre com o objetivo de tornar o automobilismo cada vez mais popular e acessível. Costumo dizer que este esporte, diferente de todos os outros, não se pratica. Tentarei explicar os desafios.

O PROBLEMA

A grande maioria dos esportes é de fácil acesso, não para espectadores, mas para os praticantes. Um campinho, duas traves e todo mundo joga o futebol. Uma rede e uma bola é que basta para uma partida de vôlei. Mesmo esportes tidos como mais elitizados, como o tênis, ainda assim contam com equipamentos, de certa forma, acessíveis. Natação, basquete, atletismo e tantos outros, podem ser praticados desde criança, alguns até constam no currículo escolar de Educação Física. Mas o automobilismo é um pouco diferente, e talvez o custo seja a principal barreira para que este esporte se torne não apenas mais popular, mas, sim, acessível.

É difícil se sentir um Pelé, sem jamais ter chutado uma bola. Se sentir Michael Jordan sem jamais ter arremessado uma bola. Esta é a dificuldade! Como uma criança irá sonhar em ser como Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel sem jamais ter visto um kart de perto?

MOTIVOS E MEDIDAS

Os altos custos, até mesmo de um Kart Indoor, a escassez de praças, enfim, dá para enumerar centenas de motivos pelo qual o automobilismo ainda não é tão popular. Mas, o principal deles, é a falta de espaço na mídia. Hoje em dia os programas esportivos das emissoras de TV reservam menos de 1% de espaço para falar de automobilismo. E esta porcentagem é reservada para a Fórmula 1 e, no máximo, Stock Car. Sobra para a internet a responsabilidade de tentar mostrar o valor do automobilismo. Não só aqui, como também em sites especializados, programas via streaming e web rádios, são de fundamental importância para levar a informação.

Com cada vez mais público, a missão de gerar a primeira ponta de curiosidade em crianças e adolescentes sobre este esporte está sendo bem executada. Porém, é só o começo. Assim, é preciso que o trabalho das federações, juntamente com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), criem programas e medidas para atrair jovens ao esporte. É necessário deixar de lado este estigma de que automobilismo é esporte de rico. É preciso dar oportunidade para que talentos surjam de todas as classes sociais. Não podemos esquecer que o maior campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, começou num kart velho, doado por um amigo.

COLUNA PLANETA VELOCIDADE

Daqui em diante, em nossa coluna, traremos informação, curiosidade, mas também discutiremos o automobilismo como um todo, pois sabemos que é importante informar quem ganhou a corrida do último domingo. Entretanto, mais importante que isso é formar os jovens que serão notícia daqui alguns anos. Kart, Regionais de Marcas, Velocidade na Terra, Motovelocidade, Categorias de Carros Elétricos e Rali, entre outros. Todas as modalidades de esporte a motor serão tratadas aqui, toda quarta-feira, na coluna Planeta Velocidade.

Foto destaque: (Divulgação/Twitter/Fórmula 1)