O título do Brasil no Pan-Americano de 2008: Falcão decidiu contra os hermanos

O título do Brasil no Pan-Americano de 2008: Falcão decidiu contra os hermanos

Like
236
0
terça-feira, 22 dezembro 2020
Além da 12

O Brasil goleou a Argentina por 4 a 1 no Rio de Janeiro e conquistou o ouro na única vez em que o futsal esteve presente nos Jogos Pan-Americanos. Isso há 13 anos atrás. Na decisão, Falcão, como sempre, foi o grande destaque com direito a um chapéu humilhante no goleiro argentino com menos de um minuto de jogo. O clássico foi disputado em 28 de junho de 2007, no Riocentro.

Por Thiago Lopes, Caieiras-SP

O Pan foi muito importante para o futsal, porque a gente mostrou a nossa força. Foi sucesso de público e acendeu uma esperança para que a modalidade ficasse de vez no Pan e entrasse na Olimpíada. Pena que não teve continuidade, mas a nossa parte a gente fez – disse Falcão, que balançou a rede duas vezes naquela final.

Falcão com a medalha do Pan-Americano 2007

Falcão com a medalha de ouro do Pan-Americano de 2007. Foto: Reprodução/LNF

O futsal entrou no Pan

No dia 27 de julho de 2003, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) acatou pedido do Comitê Organizador da Rio 2007 para incluir o futsal no cronograma daqueles jogos. Por ter sido disputado na mesma arena do Riocentro que abrigou o torneio de handebol, as partidas foram realizadas em uma superfície sintética. E não no tradicional piso de madeira.

Campanhas de Brasil e Argentina

Além de Brasil e Argentina, participaram do torneio de futsal da Rio 2007 as seleções de: Paraguai, Equador, Estados Unidos, Cuba, Costa Rica e Guatemala. O Brasil fez cinco jogos no Rio e venceu todos. Na primeira fase, vitórias sobre Guatemala, Cuba, por 8 x 0, e Paraguai. Consequentemente, a seleção canarinho goleou a Costa Rica por 8 a 1 na semifinal.

Principal seleção do Grupo B, os argentinos chegou à decisão depois de uma trajetória nem tão convincente. Depois da vitória por 5 x 2 contra os Estados Unidos, ficou num empate em 1 x 1 com a Costa Rica, chegou a classificação após vencer o Equador na 3ª rodada. Na semi, os hermanos tiveram mais uma batalha árdua contra os paraguaios. Após empate em 1 a 1, as equipes decidiram a vaga nas penalidades, com vitória dos hermanos por 4 a 3. Em contrapartida, na decisão, a seleção albiceleste mal viu a cor da bola.

O jogo

Logo a um minuto, Falcão abriu o placar num gol antológico com direito a chapéu no goleiro Mandayo. Aos 11, o mesmo Falcão ampliou, definindo o placar do primeiro tempo em 2 a 0. Já na etapa complementar, Vinícius deixou o Brasil bem perto do ouro ao fazer 3 a 0 aos cinco minutos. Aos 14, Amas ainda diminuiu, mas Marquinho fechou a conta a um minuto do fim. Dessa maneira, houve festa brasileira no pavilhão 3B do Riocentro.

Dentre os campeões, boa parte estaria no elenco que conquistaria o mundo em 2008. Como, por exemplo, Tiago, Rogério, Ciço, Gabriel, Vinicius, Betão, Lenísio, Marquinho e Falcão, o craque da lendária camisa 12. Outros nomes conhecidos que estavam no grupo eram os do fixo Neto. Este pelo fato de ter se lesionado um pouco antes da Copa do Mundo de 2008. Além de Valdin, que acabou ficando de fora da convocação final. Assim como no Mundial do ano seguinte, o técnico brasileiro na Rio 2007 foi PC Oliveira.

Foto destaque: Reprodução/LNF

Thiago Lopes

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

38 posts | 0 comments

Comments are closed.