O que será da Red Bull e Alpha Tauri?

O que será da Red Bull e Alpha Tauri?

1
239
0
quinta-feira, 08 outubro 2020
Automobilismo

O anúncio da Honda de que deixará a Fórmula 1 após a temporada 2021, criou uma incógnita sobre o futuro das equipes Red Bull na categoria. Imediatamente, a própria Honda, por meio de seu diretor Masashi Yamamoto, afirmou que ficaria feliz em ajudar os parceiros. Principalmente com a transferência da tecnologia para que as equipes da empresa de energéticos sigam o projeto em 2022. Segundo ele, a intenção é fazer de tudo para que Red Bull e Alpha Tauri sintam o menor efeito possível da saída japonesa.

Por: Lincoln Oriaj – Salvador/BA

De antemão, o regulamento da FIA prevê uma solução para essa situação. Então, caso alguma equipe chegue em junho de 2021 sem acordo de fornecimento de motores para 2022, a fabricante com o menor número de clientes será designada para fornecê-la. Ou seja, a Renault ficaria responsável por equipar os carros da Red Bull e Alpha Tauri. Sobretudo porque inicia a próxima temporada fornecendo apenas para a sua própria equipe.

Anteriormente, a parceria Renault e Red Bull rendeu bons frutos. Foram quatro mundiais de pilotos. Com Sebastian Vettel, e quatro de construtores entre 2010 e 2013. Logo depois iniciou-se a era híbrida. Assim, a relação começou a se desgastar até ter um fim nada agradável em 2018. Mas ciente de que deve considerar uma volta dessa parceria, Christian Horner passou a cortejar a nova gestão da fabricante francesa:

“A Renault mudou muito desde que nós saímos. Há uma nova gestão, que está trazendo ar fresco e mudanças. Isso está impulsionando a Renault” – disse Horner a uma emissora de TV austríaca.

Em contrapartida, Cyril Abiteboul, diretor da Renault na Fórmula 1, afirmou que seria estranho uma reedição dessa parceria. Mas que está disposto a cumprir a regra caso seja necessário.

Red Bull e Alpha Tauri fora da Fórmula 1?

Inesperadamente, o consultor da RBR Helmut Marko, pressionou a FIA. Ameaçou uma possível saída dos taurinos da Fórmula 1 após o fim da temporada 2021. Dessa maneira, afirmou que podem cancelar o contrato anualmente. Pois há uma cláusula de saída a cada temporada. No entanto, Marko garantiu que essa não é a prioridade. Ou seja, todas as possibilidades serão analisadas. Inclusive a ideia de construírem suas próprias unidades de potência.

Foto destaque: Reprodução/Vic Vorsic

Lincoln Oriaj

Lincoln Oriaj

Lincoln Oriaj é natural de Salvador/BA e estuda Jornalismo na UNIFACS. Gosta de escrever sobre Fórmula 1 e Moto GP. Além disso, ama o futebol e não perde a oportunidade de contar uma piada sem gra[...]

4 posts | 0 comments

Comments are closed.