Alberto Ascari foi o primeiro piloto a dar um título mundial para a Ferrari. E, naturalmente, o primeiro ídolo da fanática torcida vermelha.
Para ter o nome ainda mais marcado na história da equipe e da Fórmula 1, Ascari foi logo conquistando o bicampeonato (1952/1953), após duas temporadas de domínio da Alfa Romeo.
A relação de Ascari com a Ferrari, entretanto, já vinha de bem antes dos anos 1950. Em 1939, logo depois que o comendador Enzo Ferrari deixou a Alfa Romeo, Ascari bateu à porta da pequena oficina de Enzo e encomendou-lhe um carro para disputar a “Mille Miglia”, a mais tradicional prova de estrada da Itália.
Alberto Ascari conduziu o Auto Avio 815, primeiro carro produzido por Enzo. A máquina quebrou na prova, mas ali começava uma forte parceria de corridas.
Ascari tinha adversários de respeito na pista: Nino Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Villoresi e outras feras. Quem o viu pilotar garante que, não fosse a morte prematura durante testes em Monza, teria sido o mais forte obstáculo no caminho de Fangio para a conquista do pentacampeonato.
O próprio Fangio sempre o citava como um de seus mais duros adversários, de estilo agressivo e condução refinada.
Das 25 vitórias conquistadas na carreira, 13 delas foram ao volante dos carros da Casa de Maranello. Alberto Ascari faleceu em 26/05/1955.
FOTO: THE CAHIER ARCHIVE
Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]
350 posts | 0 comments