O Inútil Cadillac Vermelho e Veloz

O Inútil Cadillac Vermelho e Veloz

Like
1111
0
terça-feira, 11 outubro 2016
Automobilismo

O GP da Espanha de 1981, disputado em Jarama além de ser a vitória mais importante de Gilles Villeneuve, também foi uma corrida muito tensa. A Ferrari tinha um motor turbo muito potente, mas o chassi era muito ruim.

Cartaz promocional do GP. Foto: Sutton Images

Apesar de tudo Gilles venceu em Mônaco, quebrando um jejum de dois anos sem vitórias da Ferrari, e três semanas mais tarde o circo da F-1 já estava montado em Jarama para o GP da Espanha.

No dia da corrida a temperatura estava a 37 graus. Jacques Laffite largou mal e Alan Jones e Carlos Reutemann tomam a dianteira, enquanto Gilles pulava para a terceira posição ainda na primeira curva, arrancando a asa dianteira de Prost.

No final da primeira curva Gilles saiu do vácuo de Reutemann e assumiu a segunda posição, e na volta 14 Jones que estava 10 segundos a frente rodou e Gilles Villeneuve assumiu a liderança trazendo em seu encalço Watson, Laffite e Elio de Angelis. Nas retas, Gilles se livrava dos rivais por causa da potência do motor, mas nas curvas eles sempre se aproximavam, e na saída Laffite chegava a emparelhar, mas a Ferrari de Gilles logo voltava á liderança.

E foi assim até a bandeirada final, a diferença do primeiro ao quinto colocado era de apenas 01:24 segundos. Gilles Villeneuve pilotou e venceu de maneira sensacional e espetacular, emocionando até mesmo Enzo Ferrari que o comparou ao lendário Tazio Nuvolari.

Gilles Villeneuve na frente com o “inútil Cadillac vermelho e veloz”. Foto: Sutton Images

E para desespero dos “tifosi” Gilles descrevia o chassi do Ferrari 126K como “um inútil Cadillac vermelho e veloz…”.

O Grande Prêmio da Espanha foi a sétima etapa da temporada de 1981 da Fórmula 1 realizada em 21 de junho em Jarama, circuito próximo a Madri.

Foi a última vitória de Gilles Villeneuve e também a última de um canadense na Fórmula 1 até Jacques Villeneuve vencer o Grande Prêmio da Europa de 1996 em Nürburgring, Alemanha.

 

Por Luiz Máximo

admin

240 posts | 0 comments

Menu Title