O basquete do Botafogo voltou! Confira o raio-x da nova equipe alvinegra

O basquete do Botafogo voltou! Confira o raio-x da nova equipe alvinegra

Like
634
0
domingo, 07 fevereiro 2021
Campeonato Brasileiro

No fim de janeiro deste ano, o Botafogo anunciou sua equipe de basquete para a disputa do Campeonato Brasileiro adulto masculino desta temporada. O torneio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) começa no dia 8 de fevereiro e tem sido o foco principal do Alvinegro. Desse modo, o clube está de volta após passar por dificuldades financeiras e ter sido obrigado a abrir mão do elenco que disputava o NBB e que foi campeão da Liga Sul-Americana de 2019. Sobretudo, passa por processo de reformulação e monta um projeto com o apoio da nova gestão botafoguense.

Por Davi Ferreira, Rio de Janeiro-RJ

Assim, o elenco foi apresentado em evento no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, sede do clube. Antes de mais nada, seu técnico é João Batista Guia, que tem trabalhos recentes no Glorioso. Por exemplo, ele foi auxiliar da equipe que conquistou a Liga Ouro em 2017 e no restante da temporada 2017/18. Ademais, tem passagens por Uberlândia, Flamengo e Espírito Santo. Da mesma forma, seu auxiliar é Bruno Peri, que está há seis anos no Alvinegro e era técnico do sub-17.

Em seguida ao Brasileirão da CBB, a equipe irá disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) desta temporada. Assim, a comissão técnica tem em mãos um grupo que mescla muitos jovens e alguns jogadores experientes. Só para exemplificar, tem nomes como Duda Machado,] e os já conhecidos Paulinho Boracini e Douglas Corrêa.

Primordialmente, a aposta na juventude passa pela base. Assim sendo, quatro jogadores da categoria sub-19 botafoguense se juntam ao elenco profissional, visando a sequência da temporada. Além disso, vários jovens com 23 anos ou menos foram contratados. Em resumo, muitos chegam do basquete paulista e alguns têm experiência internacional no currículo.

FORMATO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Em suma, o torneio conta com 12 equipes de seis Estados, e ocorre entre 8 de fevereiro e 30 de maio. Dessa forma, na primeira fase, os times jogam dentro de suas conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Eventualmente, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final.

Por outro lado, os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas, que serão disputadas em melhor de três. Posteriormente, os quatro classificados fazem o Final Four, em sede única, para decidir o campeão brasileiro.

Em princípio, o Botafogo está na conferência Gerson Victalino, junto de Basket Osasco (SP), Anápolis Vultures (GO), Vila Nova/AEGB (GO), Basquete Blumenau (SC) e Blackstar Basquete (SC). A saber, os jogos serão na sede de Goiânia, no Ginásio Rio Vermelho. Enfim, o Glorioso estreia no dia 8 de fevereiro, às 17h (horário de Brasília), contra o Vultures. Em seguida, os cariocas sediam as partidas do returno, entre 7 e 14 de março.

TABELA DO BOTAFOGO

1º TURNO – Goiânia

08/02 – 17h – Anápolis x Botafogo
09/02 – 14h – Blumenau x Botafogo
10/02 – 14h – Botafogo x Blackstar
12/02 – 14h – Osasco x Botafogo
13/02 – 20h – Vila Nova x Botafogo

2º TURNO – Rio de Janeiro

08/03 – 20h – Botafogo x Anápolis
09/03 – 20h – Botafogo x Blumenau
10/03 – 20h – Blackstar x Botafogo
12/03 – 20h – Botafogo x Osasco
13/03 – 20h – Botafogo x Vila Nova

ELENCO DO BOTAFOGO

ARMADORES

Primordialmente, a posição vai ser liderada pela experiência de Paulinho Boracini. A saber, ele chegou ao Botafogo em 2019 e foi campeão sul-americano. Contudo, fazia parte do elenco botafoguense que foi descontinuado, não atuando em nenhum outro lugar desde então. Assim, aceitou voltar e é o único remanescente daquela equipe.

Boracini está com 36 anos e, inegavelmente, é consagrado no basquete nacional e internacional, tendo passagens por Itália e China. Assim, destacou-se principalmente no Pinheiros, onde ficou de 2011 a 2015. Sobretudo, foi o Sexto Homem da Temporada 2011/12 e venceu a Liga das Américas de 2013.

Por outro lado, entre as jovens apostas para a posição, está Adler Ribeiro. Em síntese, ele jogou a última temporada na Liga Sorocabana e tem experiência em duas edições da LDB, defendendo o Pinheiros. Logo depois vem Wellington Gonçalves, jogador trazido diretamente do time sub-19 alvinegro.

Paulinho Boracini

Idade: 36 anos;

Altura: 1,83 m;

Último clube: Basquete Cearense;

Passagens: Paulistano, Joinville, Pinheiros, Bauru e Minas.

Adler Ribeiro

Idade: 20 anos;

Altura: 1,79 m;

Último clube: Liga Sorocabana;

Passagens: Pinheiros.

Wellington Gonçalves

Idade: 18 anos;

Altura: 1,92 m;

Último clube: Botafogo (sub-19);

Passagens: Tijuca.

ALAS-ARMADORES

Do mesmo modo, a liderança desta posição fica com um experiente jogador: Duda Machado. Sobretudo, um atleta versátil e com bom chute de três, tendo passagens nos outros três grandes da cidade. Todavia, teve mais destaque em seu tempo no Flamengo, quando ganhou algumas edições do NBB e uma Liga Sul-Americana. Aliás, jogou pelo São José dos Campos na última temporada.

Além disso, três jovens buscam mostrar sua qualidade. Em primeiro lugar, Pedro Henrique, de 19 anos, que veio do Espírito Santo e jogou por último no Paulistano. Em seguida, Luan Oliveira, de 18 anos, que é do sub-19 do clube e já passou pelo São José. Por fim, Luis Filipe, que é seu companheiro na base.

A surpresa para a posição é Tiago Zibecchi, jogador que atua na Universidade de Seattle, na 1ª divisão da NCAA, liga universitária norte-americana. Só que ele foi prejudicado pela paralisação dos jogos e as restrições de viagem, por conta da pandemia. Por isso, vinha passando por um período de testes no Botafogo, e agora permanecerá com a equipe principal. Tem passagens pela Seleção Brasileira Sub-17 e bases de Flamengo e Fluminense.

Duda Machado

Idade: 38 anos;

Altura: 1,93 m;

Último clube: São José;

Passagens: Fluminense, Flamengo, Macaé, Rio Claro, Basquete Cearense, Bauru e Vasco.

Pedro Henrique

Idade: 19 anos;

Altura: 1,96 m;

Último clube: Paulistano.

Luan Oliveira

Idade: 18 anos;

Último clube: Botafogo (sub-19);

Passagens: São José.

Luis Felipe

Último clube: Botafogo (sub-19).

Tiago Zibecchi

Idade: 23 anos;

Altura: 1,98 m;

Último clube: Seattle U Redhawks (EUA);

Passagens: Flamengo e Fluminense.

ALAS

O único ala de ofício do Botafogo tem experiência internacional. Trata-se de Walisson Guilherme, de 23 anos, que atuou em Londrina e Fortaleza até ser contratado pelos argentinos do Quimsa, para jogar duas temporadas. Por lá, chegou no fim de 2019, mas não teve como cumprir todo o contrato, e agora retorna para o Brasil com a oportunidade de ser um dos principais nomes do novo time alvinegro.

Walisson Guilherme

Idade: 23 anos;

Altura: 2,04 m;

Último clube: Quimsa (ARG);

Passagens: Basquete Cearense e Londrina.

ALAS-PIVÔS

Inegavelmente, o garrafão terá a liderança do experiente Douglas Corrêa, que já acumulou muito sucesso na casa. Além de ter feito parte da retomada original do basquete alvinegro, que culminou com o título da Liga Ouro de 2017, ele jogou a primeira temporada do clube no NBB. Também atuou pelo Flamengo e ganhou dois NBB pelo rival. Agora com 29 anos, após ter passado por outros clubes do país, retorna ao Alvinegro querendo refazer o trabalho.

Por outro lado, dois jogadores são grandes promessas do elenco. O primeiro é Salatiel, que tem 21 anos e disputou o último Campeonato Paulista pela Liga Sorocabana. O outro é Guilherme Serrano, de 19 anos, que chega ao clube vindo da base do Palmeiras. Por fim, David, mais um jogador do sub-19 que se junta ao elenco principal.

Douglas Corrêa

Idade: 29 anos;

Altura: 2,04 m;

Último clube: Londrina;

Passagens: Flamengo, Uberlândia, Botafogo, Remo, São José dos Pinhais e Tijuca.

Salatiel

Idade: 21 anos;

Altura: 2,00 m;

Último clube: Liga Sorocabana;

Passagens: Rio Claro, São José dos Pinhais e Praia Clube.

Guilherme Serrano

Idade: 19 anos;

Altura: 2,02 m;

Último clube: Palmeiras;

Passagens: Bauru.

David

Idade: 19 anos;

Altura: 2,00 m;

Último clube: Botafogo (sub-19).

PIVÔS

No garrafão alvinegro, o primeiro nome é de Victor Demétrio. Irmão de Léo Demétrio, do Flamengo, o atleta de 25 anos teve curtas passagens no basquete brasileiro e acumulou experiência na Europa e nos Estados Unidos. Formado no Pinheiros e tendo jogado em Curitiba e Mogi, ele atuou durante alguns anos nas faculdades americanas de Texas A&M e Ohio Valley.

Logo após, jogou na Espanha e na Itália, até retornar para o Brasil, e ter jogado por último no São José dos Pinhais. Por fim, fechando o elenco, o Botafogo conta com Rafael Araújo. O jogador de 21 anos tem experiência no basquete carioca, atuando por Vasco e Tijuca, e chega por empréstimo vindo do Paulistano.

Victor Demétrio

Idade: 25 anos;

Altura: 2,04 m;

Último clube: São José dos Pinhais;

Passagens: Pinheiros, Curitiba, Mogi, Huesca (ESP).

Rafael Araújo

Idade: 21 anos;

Altura: 2,08 m;

Último clube: Paulistano;

Passagens: Bauru, Vasco e Tijuca.

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO BOTAFOGO

Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

Davi Ferreira

Davi Ferreira

Escolhi o jornalismo por causa da paixão pelo esporte, principalmente. Sempre acompanhei as mais diversas modalidades pelo mundo e pensava que só podia trabalhar com isso. Assim que entrei na faculd[...]

34 posts | 0 comments

Comments are closed.