No GP de Aragón, quatro pilotos seguem na briga pela liderança da MotoGP

No GP de Aragón, quatro pilotos seguem na briga pela liderança da MotoGP

Like
166
0
sexta-feira, 16 outubro 2020
Moto GP

Os pilotos da MotoGP voltam à Espanha para mais uma etapa. Desta vez, o Circuito Motorland é o palco do GP de Aragón, que será a 10ª corrida do ano e a 4ª prova em solo espanhol. Depois, o país ainda irá receber o GP de Teruel, GP da Europa e, por último, o GP de Valência. Neste momento, a disputa do título está entre os pilotos Fabio Quartararo, Joan Mir, Dovizioso e Maverick Viñales. E separados por apenas 19 pontos.

Por: Luís Ricardo, Bauru, SP.

Pois é, a temporada se afunila e a disputa parece estar cada vez mais reservada. Após o GP da França em Le Mans, da qual Danilo Petrucci saiu vitorioso, o campeonato regressa à Espanha. Aliás, o país vai receber 4 das últimas 5 corridas do ano. A única exceção é a prova derradeira, que será realizada em Portugal, no Circuito de Algarve.

Com o atual campeão Marc Márquez de fora por conta de uma lesão no ombro, a MotoGP já viu sete vencedores diferentes no ano. O piloto espanhol, por sinal, venceu cinco das oito provas disputadas no circuito, inclusive os últimos quatro anos. Ou seja, com certeza teremos um novo vencedor no GP de Aragón.

Como chegam os pilotos?

Com cinco corridas restantes até o final da temporada, Fábio Quartararo continua na liderança, com 115 pontos. Apesar de conseguir a pole position no GP da França, o líder do campeonato terminou a prova em 9º lugar. No entanto, o resultado não foi dos piores, uma vez que o vice-líder Joan Mir finalizou em 11º e agora soma 105 pontos na tabela de classificação.

Do mesmo modo, Maverick Viñales não fez grande corrida e terminou na 10ª colocação. Agora, ele tem 19 pontos de desvantagens em relação a Quartararo. Em outras palavras, ele soma 96 pontos e é o 4º na classificação geral. Por fim, embora tenha sido o melhor, terminando na 4ª posição, Dovizioso viu, não apenas seu companheiro vencer a etapa em Le Mans, como também perdeu rendimento no fim e o 2º lugar para Alex Márquez e Pol Espargaró.

“Esperava um pouco mais da corrida porque as sensações eram muito boas, estava lutando um pouco atrás do Danilo (Petrucci), mas a velocidade ainda era boa. Acho que pagamos caro pela decisão do pneu, e a pista secou nas últimas voltas e, por isso não pude ficar com ele. Estou muito decepcionado porque acho que poderíamos ter ganho mais pontos, mas no final pelo menos ganhamos alguma coisa”, explicou Dovizioso ao final da prova.

Valentino Rossi está fora

Além disso, o GP de Aragón contará com a baixa do multicampeão Valentino Rossi, que testou positivo para Covid-19. Diante disso, ele se tornou o primeiro piloto da categoria a perder um Grande Prêmio por conta da doença. Primeiro, Rossi confirmou no seu Instagram que acordou se sentindo mal e, por isso, foi submetido a um teste para o novo coronavírus, que deu negativo.

No entanto, um segundo teste deu resultado positivo, e ele agora vai perder não somente o GP de Aragão deste fim de semana, mas provavelmente também o GP de Teruel. Por enquanto, a Yamaha ainda não confirmou a possibilidade de ter um substituto, embora Jorge Lorenzo esteja sendo o mais cogitado no momento.

 

O circuito

Circuito Motorland Aragón está localizado em Alcañiz, a cerca de 150 km de Teruel. A instalação abriu suas portas em 2009 e sediou seu primeiro Grande Prêmio de MotoGP um ano depois. No entanto, as suas origens remontam ao circuito de rua de Alcañiz, que acolheu corridas de automóveis de 1963 a 2003.

O engenheiro alemão Hermann Tilke foi o responsável pelo projeto do circuito, que possui 5100 metros, 17 curvas (10 à esquerda e 7 à direita) e uma reta bem longa com quase 1 Km.

Além disso, o recorde de volta do circuito ainda é de Jorge Lorenzo, em 2015, com 1min48s.120. Por outro lado, Marc Márquez detém não apenas a pole e a vitória do ano passado, como também o maior número de vitórias em Aragon (5), assim como o maior número de poles (5).

 

Horários e transmissão do GP de Aragón

Sexta-Feira – 16/10/2020

04:55 – MOTO GP – GP de Aragón – Treino Livre 1
09:10 – MOTO GP – GP de Aragón – Treino Livre 2 – Fox Sports 1

Sábado – 17/10/2020

04:55 – MOTO GP – GP de Aragón – Treino Livre 3
08:30 – MOTO GP – GP de Aragón – Treino Livre 4 – Fox Sports 1
09:10 – MOTO GP – GP de Aragón – Classificação – Fox Sports 1

Domingo – 18/10/2020

09:00 – MOTO GP – GP de Aragón – Corrida – Fox Sports 1

Foto destaque: Divulgação / MotoGP

Luís Ricardo

Luís Ricardo

Salve, pessoal! Eu sou Luís Ricardo, tenho 21 anos e estudo Jornalismo, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Moro atualmente na cidade de Bauru por conta da faculdade, mas sou natural da [...]

4 posts | 0 comments

Comments are closed.