No GP de Abu Dhabi, Verstappen domina e vence

No GP de Abu Dhabi, Verstappen domina e vence

1
241
0
domingo, 13 dezembro 2020
Fórmula 1

No GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada, Max Verstappen se manteve na liderança do começo ao fim. A prova ficou marcada por despedidas de pilotos das equipes e da Fórmula 1. 

Por: Carol Sales, de Frei Miguelinho – PE

Uma largada cautelosa

Na largada, Verstappen, as Mercedes e Norris mantêm as posições. Notou-se também a cautela dos pilotos para não fazer movimentos perigosos, pois a pista oferece poucas opções de ultrapassagem. Destaque para Magnussen – na sua última corrida na F1 – que largou em último e pulou para 17o logo. Já Pietro Fittipaldi caiu para 19o.

Na volta 4, Albon, que também manteve sua posição de largada, foi à caça de Norris pelo 4o lugar, o conseguindo duas voltas depois. Mais atrás, na última corrida como companheiros na Renault, Ocon e Ricciardo estavam em 10º e 11º respectivamente. O francês seguiu a orientação da equipe e deixou o futuro piloto da McLaren ultrapassá-lo.

Triste possível fim da carreira na F1

Pérez, vencedor da última corrida, largou em 19º em Abu Dhabi – devido a troca de componentes do motor –  e estava subindo posições, se aproximando da zona de pontuação. Mas, o carro teve problemas e forçou o abandono do piloto mexicano. Vale lembrar que essa foi a última corrida dele na Racing Point. Além disso, até o momento está sem assento para 2021.

 

Com o safety car virtual de início e depois na pista, vários pilotos aproveitaram para fazer pit stops, como as Mercedes. Mas Hamilton – de volta após ter contraído a COVID-19 – avaliou que o momento da parada podia não ter sido uma boa estratégia.

 

Leclerc perdendo posições após a relargada

A relargada, na volta 13, ocorreu sem incidentes. Mas, teve Leclerc sendo ultrapassado por Sainz, seu futuro companheiro na Ferrari. O monegasco também esteve em disputa com Stroll para manter o 9o lugar, e também o perdeu. Leclerc também foi ultrapassado por Gasly e Ocon na pista, antes de ir para os boxes. Ele trocou de pneus médios para duros e voltou em último.

 

Panorama após a volta 30

Após 30 voltas no GP de Abu Dhabi, Verstappen se manteve constante na liderança, assim como as Mercedes em segundo e terceiro. O holandês estava também com a volta mais rápida, e abrindo cada vez mais em relação a Bottas. Gasly, por sua vez, foi pedindo passagem com a sua Alpha Tauri para Vettel – que parou um pouco depois com o desgaste dos pneus – e Stroll. Já na Haas, Fittipaldi chegou a ultrapassar Magnussen na pista, mas as posições voltaram a ser as mesmas de antes um pouco depois. Além disso, na volta 40, Ricciardo faz a sua única parada, trocando de pneus duros para médios. 

 

Últimas voltas e chegada

Leclerc tomou bandeira preta e branca. Isso significa uma advertência, e nesse caso foi por ele ultrapassar os limites de pista mais de três vezes. No fim, Verstappen viu a bandeira quadriculada primeiro, seguido de Bottas e Hamilton. Destaque para Ricciardo, que conseguiu a volta mais rápida no apagar das luzes.

 

Alegria da McLaren

A equipe inglesa, que conseguiu terminar a corrida com Norris em quinto e Sainz em sexto, conseguiu o 3º lugar no campeonato mundial de construtores. Mas, Sainz ficou para ser investigado após a corrida por dirigir devagar no pit lane. Existia uma pequena chance da Racing Point assumir o posto da McLaren no campeonato, se tivesse ocorrido a punição. Entretanto, a punição não foi aplicada e o resultado de Sainz na corrida foi mantida.

 

Foto destaque: Reprodução/F1

Carol Sales

Carol Sales

Estudante de jornalismo, curiosa e aberta a novos desafios. Apaixonada por esportes, tendo uma relação especial com o automobilismo desde pequeninha. Instagram: @carol.sales_

27 posts | 0 comments

Comments are closed.