No ano do centenário, Cruzeiro anuncia o retorno do time de basquete

No ano do centenário, Cruzeiro anuncia o retorno do time de basquete

Like
161
0
quinta-feira, 08 abril 2021
Basquete Brasileiro

No ano de seu 100º aniversário, o Cruzeiro retoma as atividades da equipe de basquete. Em um resgate histórico, a Raposa busca reviver o sucesso alcançado entre as décadas de 1930 e 1940, quando ainda era Palestra Itália. Não apenas a equipe de basquete foi anunciada, como também a criação de um time de futebol americano.

Por: Beatriz Barbosa, de Franco da Rocha- SP.

A equipe

A princípio, a ideia é que o time inicie suas atividades com uma base de juniores. Dessa forma, a intenção é a disputa de certames de acesso do basquete nacional, além de visar a inclusão social e implementação de laboratórios. A chegada de uma nova gestão no basquete da CBB parece ter injetado um gás nos times.

Kaká Carone, ex-jogador de basquete com atuações por Minas, Suzano e Brasília será o responsável pelo comando técnico da equipe. Por outro lado, desde 2017, colabora com a expansão do basquete na região de Montes Claros, atuando no time local.

“O Cruzeiro EC Basquete é a realização de um sonho em uma cidade apaixonada por esta camisa. Neste momento, o basquete vive um cenário de destaque, visibilidade e profissionalismo no Brasil e no mundo. Por isso, o Cruzeiro merece e deve estar entre os gigantes da modalidade. Queremos honrar esta história centenária de vitórias e a cultura poliesportiva deste clube. Fazer parte de um projeto como este, em um momento de reconstrução da maior instituição esportiva do estado de Minas Gerais é um privilégio que estamos vivendo. A implementação do projeto em Montes Claros irá potencializar e legitimar o trabalho de popularização e massificação do basquete que temos feito no Norte de Minas Gerais, além de contribuir com desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou Carone.

Agenda

Em maio, a equipe Sub-22 se apresenta para a pré-temporada. A princípio, incluirão treinos e jogos amistosos. Contudo, a estreia oficial da equipe está prevista para acontecer em julho, com a disputa dos Jogos Universitários (MG).

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) acontece em setembro e será o segundo compromisso do Cruzeiro. Decerto o clube embarca na disputa do Campeonato Mineiro Adulto 2021, marcado para outubro, fechando a agenda do time. Um dos objetivos da equipe na temporada é buscar o acesso aos Jogos Universitários (BR). Neste momento, marcados para novembro.

O Cruzeiro na década de 40

O Cruzeiro teve, nas décadas de 1930 e 1940, um forte time de basquete. Assim, participou, de forma ativa, da modalidade, ainda sob o nome Palestra Itália. Na época, impulsionado principalmente pela paixão de Ítalo Frattesi, o Bengala, pelo esporte. Campeão nos gramados várias vezes, venceu também o tricampeonato em 1928, 1929 e 1930, além de ser técnico do time de basquete após largar o futebol. Nas quadras, foi campeão da cidade em 1932. Por fim, o time juvenil chegou a ser campeão do Brasil, de forma invicta, no ano de 1944.

Foto destaque: Divulgação/ Cruzeiro

Beatriz Barbosa

Eu escolhi o jornalismo aos sete anos, sempre me encantei com a área e vi nela a oportunidade perfeita de unir minhas duas maiores paixões: o esporte e a comunicação. Desde então, já me aventure[...]

7 posts | 0 comments

Comments are closed.