Josef Newgarden é o vencedor da primeira corrida do GP de Indianápolis 2, pela Fórmula Indy. O piloto completou o pódio com Alexander Rossi e Rinus Veekay. Líder da Fórmula Indy, Scott Dixon terminou em 9º, e viu a vantagem para o piloto da Penske cair para 40 pontos, fazendo com que, assim, a disputa pelo título da categoria fique em aberto.
Por Yuri Braule, de Araucária, PR
A largada começou bem movimentada, pois, assim que os pilotos cruzaram a linha de chegada, quatro carros chegaram a ficar lado a lado na reta. Na primeira curva, porém, Colton Herta assumiu a liderança, seguido de perto por Veekay, que tinha começado na pole position. A vantagem, no entanto, não durou muito, sendo ultrapassado logo na primeira volta pelo holandês. Com a disputa entre Herta e Josef Newgarden pela segunda colocação, então, o piloto da Carpenter conseguiu abrir vantagem e se manter na primeira colocação.
Após a primeira rodada para ir para o pit stop, quem se saiu melhor foi Herta, que voltou atrás de Veekay e, depois, de Newgarden, porém, o carro de número 88 tinha os pneus de banda vermelha, e os seus adversários tinham que utilizar os compostos de banda preta. Deste modo, o piloto da Harding ultrapassou os seus rivais na pista e, assim, foi a sua vez de abrir vantagem.
Check out this on-track battle between @ColtonHerta and @rinusveekay.
Are you watching the #HarvestGP on @USA_Network? You should be.#INDYCAR // @IMS pic.twitter.com/P0J5z0HzLm
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) October 2, 2020
Após a segunda rodada de pit, a liderança se manteve e, com o mesmo composto de pneus, abriu dois segundos de vantagem. Com o passar do tempo, porém, pneus do líder estavam em condições piores que o de Newgarden, que se aproximou. Na volta 60, quando os dois pilotos estavam próximos, Herta passou reto na curva, e o piloto da Penske abriu vantagem. O piloto da Harding seguiu com dificuldades com o seu carro, sendo ultrapassado também por Alexander Rossi e Rinus Veekay posteriormente.
Com a vantagem consolidada após as ultrapassagens, o carro de número 1 se manteve na liderança e, assim, pode vencer a primeira corrida do fim de semana, completando o pódio com o piloto da Andretti e o holandês. Único brasileiro na corrida, Hélio Castroneves largou na 19ª colocação e fez uma corrida discreta, terminando assim na 20ª colocação.
IT'S NOT OVER.
Championship challenger @josefnewgarden WINS Race 1 of the #HarvestGP at @IMS! pic.twitter.com/naEXZhitnJ
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) October 2, 2020
Com essa vitória em Indianápolis, Newgarden diminuiu a sua vantagem para Scott Dixon e, assim, deixou a disputa pelo título aberta. O líder da categoria largou em 12º e chegou a ficar na 4ª colocação, porém, teve problemas com o carro e terminou na 9ª posição. Com isso, a diferença de pontos caiu de 76 para 40 pontos, e Dixon pode ser alcançado já na próxima corrida deste domingo.
Foto destaque: Reprodução / Team Penske /Twitter