Etiene Medeiros marcou definitivamente seu nome na história do esporte brasileiro e mundial. A nadadora já havia conquistado outros feitos importantes, como por exemplo, ser a primeira mulher a ganhar uma medalha num mundial júnior na natação. Agora, ela repete a conquista na categoria profissional. Na última quinta-feira, ela venceu a prova dos 50 metros estilo costas no Mundial de Natação que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria. A conquista fez dela a primeira mulher brasileira campeã nas piscinas em 44 anos de história do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, da Federação Internacional de Natação.
Etiene completou a prova mais rápida da natação com o tempo de 27s14. E mais: a nadadora enfrentou uma importante adversária: a chinesa Fu Yuanhui. No mundial de natação disputado em 2015, na cidade russa de Kazan, Yuanhui marcou 27s11 e ficou à frente da brasileira. Então, para Etiene, a conquista no Mundial de Budapeste foi uma espécie de “troco” ou revanche. O recorde mundial da prova pertence a outra nadadora chinesa: Jing Zhao marcou o tempo de 27s09 em 2009.
A nadadora brasileira falou sobre a conquista da medalha de ouro, que a fez a entrar para a história da natação nacional. “Desde o início da temporada, estava muito relaxada, mas desta vez estava mais nervosa do que o normal. Mas estou muito feliz. Por pouco, não é? “; brincou a brasileira ao término da prova em entrevista ao canal Sportv. Etiene se junta a outros importantes nomes da natação do país.
Etienne conquista medalha de outro no Mundial de Desportos Aquáticos. FOTO: Site Oficial da CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
Assim como ela, Poliana Okimoto conquistou o ouro na maratona aquática de 10 km, no mundial de Barcelona em 2013. Além dela, Ana Marcela Cunha conquistou o ouro em três campeonatos do mundo na prova dos 25 km, nas edições de Xangai-2011, Kazan-2015 e Budapeste-2017.
A medalha conquistada por Etiene Medeiros é a quarta do Brasil no Mundial de Budapeste. O Brasil também levou a prata no revezamento 4×100 estilo livre masculino Gabriel Santos, Cesar Cielo, Marcelo Chierighini e Bruno Fratus. Nicholas Santos conquistou a prata nos 50 metros borboleta, além de João Luiz Gomes Jr, que foi o segundo nos 50 m estilo peito e também levou a medalha de prata.
Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]
311 posts | 3 comments