NASCAR Cup Series: Joey Logano vence a histórica etapa de terra em Bristol

NASCAR Cup Series: Joey Logano vence a histórica etapa de terra em Bristol

1
48
0
terça-feira, 30 março 2021
Automobilismo

Na última segunda-feira (29) foi realizada a tão aguardada Dirt Race pela NASCAR Cup Series, no oval de terra ausente desde 1970. A corrida foi histórica não apenas em datas, mas também na emoção da primeira à última volta. Primeiramente marcada para domingo (28), a forte chuva no Tennessee transformou a terra em lama, tornando-se inviável a realização da prova, sendo assim, adiada para o dia seguinte. 

Por: Pedro Montanini, Campinas-SP

Apreensão pela necessidade de adiar a prova

O início das corridas classificatórias já mostraram que não seria possível a corrida acontecer. Muita instabilidade dos carros e ser quase impossível enxergar a pista foram fatores cruciais para a direção de prova analisar. Sendo assim, anunciaram o adiamento da então aguardada Dirt Race.

Divulgação: Associated Press/WADE PAYNE

Divulgação: Associated Press/WADE PAYNE

Como fica o grid de largada sem as corridas classificatórias?

A NASCAR possui uma fórmula para a formação do pole-position e do restante do grid que se configura da seguinte forma:

  • Posição final do piloto na corrida anterior (25%)
  • Posição de chegada do proprietário do carro na corrida anterior (25%)
  • Classificação dos pontos do dono da equipe (35%)
  • Volta mais rápida da corrida anterior (15%)

Portanto, Kyle Larson foi o pole, aumentando ainda mais o favoritismo (Larson já possuía bons desempenhos em terra). Denny Hamlin, mesmo sem vitórias mas com cinco top-5 em corridas e outros cinco resultados entre os 10, largou na segunda posição. Ryan Blaney, Kyle Busch, Martin Truex Jr., Kevin Harvick, Alex Bowman, William Byron, Austin Dillon e Joey Logano, formavam os 10 primeiros na largada.

Acidentes e liderança dividida

A prova também foi marcada pelas múltiplas bandeiras amarelas e algumas vermelhas. O grande favorito e pole-position Kyle Larson saiu da prova após bater em Christopher Bell, que perdeu o controle do carro e rodou.

Ainda que Truex tenha liderado grande parte da prova (126 das 253 voltas lideradas), Joey Logano foi preciso em administrar as últimas 61, liderou (sob pressão) a prorrogação e venceu a prova com apenas 0.554s de vantagem sobre Ricky Stenhouse Jr.

Cerca de 30.000 fãs acompanharam a Dirt Race. E Logano ponderou o orgulho de venceu na corrida memorável. “Que tal Bristol na terra, pessoal! Isso é incrível! É apenas a minha quarta corrida de sujeira, então me diverti muito tentando descobrir o melhor traçado. Não há nada como vencer em Bristol, mas colocar tudo na terra e ser o primeiro a fazer isso é muito especial!”

Mais Dirt Race em 2022

Ao fim da corrida, a Bristol Motor Speedway deixou os fãs em êxtase ao exibir uma mensagem no telão: “A sujeira retorna em 2022!”

Steve O’Donnell, um dos executivos da NASCAR, ainda garantiu a intenção de manter o evento de terra por longos anos. “Temos a intenção de estar de volta em 22 e além … fazer grandes corridas.

Próxima prova da Cup Series

Por fim, com a pausa do fim de semana de Páscoa, a Cup Series retorna em 10 de abril, no Martinsville Speedway em Virgínia.

Foto destaque: BRISTOL, Tenn. (AP/WVLT)

Avatar

Processo Mari

4 posts | 0 comments

Comments are closed.