Na última segunda-feira (29) foi realizada a tão aguardada Dirt Race pela NASCAR Cup Series, no oval de terra ausente desde 1970. A corrida foi histórica não apenas em datas, mas também na emoção da primeira à última volta. Primeiramente marcada para domingo (28), a forte chuva no Tennessee transformou a terra em lama, tornando-se inviável a realização da prova, sendo assim, adiada para o dia seguinte.
Por: Pedro Montanini, Campinas-SP
O início das corridas classificatórias já mostraram que não seria possível a corrida acontecer. Muita instabilidade dos carros e ser quase impossível enxergar a pista foram fatores cruciais para a direção de prova analisar. Sendo assim, anunciaram o adiamento da então aguardada Dirt Race.
Divulgação: Associated Press/WADE PAYNE
A NASCAR possui uma fórmula para a formação do pole-position e do restante do grid que se configura da seguinte forma:
Portanto, Kyle Larson foi o pole, aumentando ainda mais o favoritismo (Larson já possuía bons desempenhos em terra). Denny Hamlin, mesmo sem vitórias mas com cinco top-5 em corridas e outros cinco resultados entre os 10, largou na segunda posição. Ryan Blaney, Kyle Busch, Martin Truex Jr., Kevin Harvick, Alex Bowman, William Byron, Austin Dillon e Joey Logano, formavam os 10 primeiros na largada.
A prova também foi marcada pelas múltiplas bandeiras amarelas e algumas vermelhas. O grande favorito e pole-position Kyle Larson saiu da prova após bater em Christopher Bell, que perdeu o controle do carro e rodou.
Ainda que Truex tenha liderado grande parte da prova (126 das 253 voltas lideradas), Joey Logano foi preciso em administrar as últimas 61, liderou (sob pressão) a prorrogação e venceu a prova com apenas 0.554s de vantagem sobre Ricky Stenhouse Jr.
Cerca de 30.000 fãs acompanharam a Dirt Race. E Logano ponderou o orgulho de venceu na corrida memorável. “Que tal Bristol na terra, pessoal! Isso é incrível! É apenas a minha quarta corrida de sujeira, então me diverti muito tentando descobrir o melhor traçado. Não há nada como vencer em Bristol, mas colocar tudo na terra e ser o primeiro a fazer isso é muito especial!”
History was made. 💯 #ItsDirtBaby pic.twitter.com/5ZaVCS1kMz
— BristolMotorSpeedway (@BMSupdates) March 29, 2021
Ao fim da corrida, a Bristol Motor Speedway deixou os fãs em êxtase ao exibir uma mensagem no telão: “A sujeira retorna em 2022!”
Steve O’Donnell, um dos executivos da NASCAR, ainda garantiu a intenção de manter o evento de terra por longos anos. “Temos a intenção de estar de volta em 22 e além … fazer grandes corridas.“
Quiet track @jeff_gluck #ItsDirtBaby #ItsBristolBaby #NASCAR pic.twitter.com/eMgqmKvg44
— BristolMotorSpeedway (@BMSupdates) March 30, 2021
Por fim, com a pausa do fim de semana de Páscoa, a Cup Series retorna em 10 de abril, no Martinsville Speedway em Virgínia.
Foto destaque: BRISTOL, Tenn. (AP/WVLT)