No último fim de semana, o título do mundial de pilotos foi confirmado para Joan Mir e o de equipes para a Suzuki Ecstar. Dessa forma, a MotoGP volta a ter o GP de Portugal após 8 anos, só que pela 1ª vez em Portimão. Aliás, a etapa desse fim de semana (20-22) definirá ainda o campeão entre os construtores, assim como o vice-campeonato de pilotos. Visto que foram nove vencedores diferentes, a temporada 2020 ficará marcada pelo equilíbrio e não será facilmente esquecida.
Por: Lincoln Oriaj, de Salvador, BA
Por consequência de boa vitória no GP de Valência, Morbidelli alcançou a 2ª colocação com 142 pontos. Além dele, cinco pilotos ainda brigam matematicamente pelo vice-campeonato: Álex Rins, com 138, Maverick Viñales, com 127, Fabio Quartararo e Andrea Dovizioso, com 125 cada e Pol Espargaró, com 122. Por outro lado, a Suzuki ainda disputa com a Ducati o campeonato mundial de construtores, ambas estão com 201 pontos. A Yamaha, com 188, também tem chances. Só para ilustrar, KTM, Honda e Aprilia completam a lista das demais fábricas do grid.
Ademais, será um grande prêmio especial para Miguel Oliveira, da Tech 3. O português irá correr pela primeira vez em seu país natal pela categoria. Ainda que o Autódromo Internacional do Algarve não tenha público, a torcida portuguesa estará o apoiando e comemorará um bom resultado de seu piloto.
A MotoGP volta à Portugal, mas o Autódromo Internacional de Algarve será palco de uma etapa pela 1ª vez. Sobretudo, conhecido pelo seu alto grau de dificuldade e com bons pontos para ultrapassagem. Ou seja, será um novo e desafiante traçado para os pilotos mostrarem suas habilidades. Inaugurado em 2008, o circuito de Portimão tem 4,6 quilômetros e uma reta de 969 metros.
Em síntese, o GP de Portugal promete excelentes disputas, mesmo que sem tanta coisa em jogo. Confira a programação de acordo com o horário de Brasília:
Sexta-feira (20)
07:10 – Treino Livre 1
11h – Treino Livre 2
Sábado (21)
06:55 – Treino Livre 3
10:30 – Treino Livre 4
11:10 – Classificação
Domingo (22)
11:00 – Corrida
Foto destaque: Reprodução/Instagram MotoGP