Após o GP da Europa, o Circuito Ricardo Tormo recebe mais uma corrida da MotoGP, a penúltima dessa temporada. O GP de Valência, nesse fim de semana, pode ser o do título para o espanhol Joan Mir. Já que venceu a última etapa chegando aos 162 pontos, 37 pontos à frente de Quartararo e Alex Rins. Não só eles, como também, Maverick Viñales, Franco Morbidelli e Andrea Dovizioso ainda disputam o título matematicamente.
Por: Lincoln Oriaj, de Salvador, BA
Essa será a 4ª etapa seguida em solo espanhol, a 7ª na temporada. Portanto, é a que encerra a sequência de provas na Espanha. A última corrida do ano acontecerá em Portimão, Portugal. Certamente, se encerrará como um dos campeonatos mais disputados e emocionantes da categoria.
Atualmente, o grande favorito para ficar com o título é Joan Mir, da Suzuki, único que pode ser campeão neste fim de semana. Por outro lado, Fábio Quartararo e a Yamaha veem a disputa pelo título cada vez mais distante. Alex Rins, também da Suzuki, tem os mesmos 125 pontos de Quartararo. De acordo com a tabela de classificação, caso consiga um pódio, Mir conquista o campeonato sem depender de outros pilotos. Além disso, há diversas combinações de resultados que favorecem o espanhol, confira:
– chegar em 4º, 5º ou 6º sem que Fabio Quartararo ou Alex Rins ganhem;
– terminar em 7º sem que Quartararo, Rins ou Maverick Viñales ganhem;
– concluir em 8º, 9º ou 10º sem que Viñales vença e sem que Quartararo e Rins façam melhor que um 3º;
– terminar em 11º sem que Viñales, Franco Morbidelli ou Andrea Dovizioso vençam, e sem que Quartararo e Rins não terminem melhor que 3º;
– chegar em 12º, 13º ou 14º sem que Morbidelli ou Dovizioso ganhem, sem que Viñales termine melhor que 3º e sem que Quartararo e Rins terminem no pódio;
– terminar em 15º sem que Morbidelli ou Dovizioso ganhem, sem que Viñales termine melhor que 3º e sem que Quartararo e Rins terminem melhor que 5º;
– não conseguir pontuar, com Morbidelli e Dovizioso não fazendo melhor do que 3º, Viñales não terminando no pódio e Quartararo e Rins não terminando melhor do que 5º.
Por falar em título, o atual campeão da categoria, Marc Márquez anunciou essa semana que só voltará para as pistas em 2021. Ele ficou de fora de praticamente toda a temporada devido a uma lesão no ombro após queda na primeira corrida do ano.
Localizado na cidade de Cheste, o circuito Ricardo Tormo foi fundado em 1999, possui 4.005 quilômetros de comprimento, 14 curvas e sua reta mais longa tem 876 metros. Só para ilustrar, o nome do circuito é uma homenagem ao ex-piloto de MotoGP, Ricardo Tormo, que faleceu em 1998.
Similarmente como na última etapa, o início das atividades do GP de Valência será na sexta (13).
Confira a programação de acordo com o horário de Brasília:
Sexta-feira (13)
06:55 – Treino Livre 1
10:30 – Treino Livre 2
Sábado (14)
06:55 – Treino Livre 3
10:10 – Treino Livre 4
10:50 – Classificação
Domingo (15)
10:00 – Corrida
Foto destaque: Reprodução/Twitter Joan Mir