MotoGP: Marc Márquez domina GP da França e registra marcas importantes na motovelocidade

MotoGP: Marc Márquez domina GP da França e registra marcas importantes na motovelocidade

Like
352
0
domingo, 19 maio 2019
Moto GP


Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

Neste domingo (19/05), a MotoGP desembarcou em Le Mans para o GP da França, a quinta etapa da temporada 2019. A vitória da etapa francesa ficou com Marc Márquez que vai pulverizando números e registrando marcas importantes na classe rainha da MotoGP.


Treino de classificação

Apesar de no treino de classificação Marc Márquez sofrer uma queda na primeira tentativa, o piloto espanhol da Honda conseguiu marcar a pole-position, com a pista molhada por causa de chuva. O tempo marcado pelo espanhol foi de 1:40.952. Márquez com a pole igualou a marca de Valentino Rossi de 55 poles. Ambos, estão atrás da marca do australiano Mick Doohan que detém 58 poles.  Danilo Petrucci foi o segundo colocado no grid e Jack Miller foi o terceiro colocado.


Corrida

No domingo, em Le Mans, o tempo estava encoberto, mas sem chuva. Nessas condições, por unanimidade, todos os pilotos optaram por utilizar pneus macios, já que nessa situação os pneus não teriam desgaste.

Na largada, Márquez mantém a liderança. Petrucci e Miller travam grande duelo pela segunda posição. Até que na segunda volta, Miller assumiu a segunda posição. Na curva seguinte, Rossi e Dovi se aproveitam de erro de Petrucci na tomada da curva e despenca mais duas posições.

Na sequência da corrida, terceira volta, Dovizioso emparelha na reta com Valentino Rossi para ultrapassá-lo e assumir a terceira posição. Miller crava o melhor tempo de volta e consegue ultrapassar o Marc Márquez para assumir a liderança na quarta volta. Manobra no final da reta principal do circuito em frente aos boxes.

O duelo pela liderança esquenta! Márquez tenta dar o troco na volta seguinte, mas Miller se defende bem. Até que sexta volta, Márquez dá o troco, Miller faz manobra e reverte na curva seguinte, mas abre e Márquez coloca por dentro e retoma a liderança. Com isso, Dovizioso e Rossi encostam e chegam para a festa.

Restando 20 voltas para terminar a prova, Dovi resolve partir para cima de Miller e agora a briga é pela segunda posição. Mas os ponteiros se reúnem e formam o pelotão de frente. Passado mais duas voltas, Márquez consegue abrir uma boa distância para Miller que fica na alça de mira de Dovizioso.  Mais atrás, Petrucci em quinto lugar sinaliza para iniciar um ataque sobre o Valentino Rossi para tomar a quarta colocação do doutor.

Até que na abertura da volta 12, entre as curvas 2 e 3, Danilo Petrucci consegue a manobra e ultrapassa Valentino Rossi para assumir a quarta colocação. Márquez vai abrindo a diferença para sobre Miller registrando 1.331 na passagem da volta 14.

Na volta 16, cai o rendimento de Jack Miller e Andrea Dovizioso não tem dificuldades para ultrapassá-lo e assumir a segunda posição. Na sequência da corrida, a diferença foi só aumentando do líder Marc Márquez para Dovizioso, segundo colocado. Já na casa de 1 segundo e meio.

Restando cinco voltas para terminar, a briga entre os companheiros de equipe de Ducati esquenta. Petrucci pressiona Dovizioso de olho na segunda posição. Miller também se aproxima dos dois.  Há 3 voltas para o final, Petrucci mergulha na curva, mas espalha. Foi a primeira tentativa do piloto do número 9 para tomar a segunda posição.  Na penúltima volta, Petrucci coloca por dentro, mas Dovizioso consegue segurar. Enquanto isso, Miller enconsta novamente nos dois.

 Na última volta, Márquez com 3 segundos e meio a frente de Dovi passa e recebe a placa com a indicação da volta final. A briga pela segunda posição persiste no meio da última volta, sempre Dovi se defendendo bem dos ataques de Petrucci. Márquez vence, Petrucci mordeu, mas não conseguiu. Dovizioso chegou em segundo e Petrucci em terceiro, completando o pódio. Jack Miller chegou em quarto, Valentino Rossi fechou em quinto e Pol Espargaró, em ótima prova, concluiu a corrida em sexto lugar.

Com essa vitória, Marc Márquez registra mais uma marca importante. Foi a vitória 300 da marca Honda na MotoGP.

Comemoração de Márquez após mais uma vitória na MotoGP.


Classificação final da prova


Classificação atualizada do campeonato da MotoGP 2019

Fonte: MotoGP.com

Moto 2

O domingo foi feliz para o irmão de Marc Márquez. Alex assumiu a liderança ainda nas primeiras voltas, abriu diferença para o restante do pelotão e garantiu a vitória. Jorge Navarro foi o segundo colocado e Augusto Fernández complementou o pódio em terceiro. O líder da principal categoria de acesso à MotoGP, Lorenzo Baldassarri sofreu uma queda e acabou não concluindo a prova.

Moto 3

O pole-position John McPhee após cravar grande duelo com Lorenzo Dalla Porta nas últimas voltas, conquistou a vitória do GP da França. A chegada foi apertada, separada por 106 milésimos. Arón Canet complementou o pódio no terceiro lugar e com esse resultado conseguiu se manter na liderança da Moto 3.



Foto em destaque: MotoGP.com / Site


Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

523 posts | 2 comments

Comments are closed.