Na noite desta terça-feira (6), Minas Tênis Clube e Bauru Basket se enfrentaram, já pela reta final da fase regular do NBB 13. O duelo foi realizado no Ginásio da ASCEB, em Brasília, que é a sede final da primeira fase da competição. Dessa forma, em partida decidida por apenas dois pontos, o time mineiro saiu com o triunfo.
Por Alexandre Victor, de São Paulo-SP
Apesar da segunda posição já garantida e jogo pela Champions das Américas no sábado, os comandados de Leonardo Costa jogaram com força máxima. O destaque da partida foram os alas David Jackson e Nesbitt, com 16 e 15 pontos, respectivamente.
À primeira vista, a equipe do Minas entrou mais ligada na partida, anotando os primeiros cinco pontos. Do perímetro, a equipe mineira foi eficiente. Como resultado, abriu rapidamente nove pontos de frente. Na sequência, Alex Garcia, tanto de três, quanto no lance livre, não permitiu que o placar saísse do controle. Posteriormente, com a defesa mais agressiva e pontos de contra-ataque, Bauru encostou novamente no placar. Por fim, o disputado quarto terminou com o placar de 19 x 18 a favor do Minas.
O @guisantos_4 mandou o "Não, muito obrigado"😊🙏
Mas o Dikembe chegou com o "Ah, mas eu insisto!" 🤪💥 #Plastubos
Assista em 💻: https://t.co/U8pRTVODf4#NBBnaESPN #NossoBasquete pic.twitter.com/WiBALc6hol— NBB (@NBB) April 6, 2021
Do mesmo modo, a equipe do Minas Tênis Clube, com Queiros, repetiu o sucesso na linha de três no início da nova etapa. Apesar disso, a equipe mineira e o dragão focaram em jogadas dentro do garrafão e infiltrações. Por conta disso, o jogo mais físico diminui o aproveitamento geral dos dois times. Uma falta antidesportiva do armador Alexey Borges permitiu vantagem de dois dígitos do Minas. O destaque da arrancada veio com Nesbitt. O ala-pivô já somava 11 pontos e três bolas de três convertidas. Contudo, Alexey Borges e Diego, em bolas de três, no final, reaproximaram a equipe paulista no placar. A metade do confronto terminou em 41 x 36.
🏀 Final de 1º tempo
⛈ @MinasTenisClube 41 X 36 @BauruBasket 🐲
Confira os principais highlights até aqui🎥:#NBBnaESPN #NossoBasquete #NBB pic.twitter.com/t61h0wOxHl
— NBB (@NBB) April 6, 2021
Ao contrário da primeira metade, Bauru ditou o ritmo do reinício do jogo, trazendo o confronto para apenas uma posse de bola. Com o ritmo mais acelerado, Gabriel Jaú e Tyrone empataram a partida para o dragão. Apesar disso, após substituições, o pivô Ronald, em jogadas no garrafão, devolvendo a liderança para Minas. Até o fim da etapa, o jogo foi extremamente equilibrado. A equipe do interior paulista pecou na linha do lance livre, assim como no arremesso de três. Faltas técnicas em Jaú e no técnico Leonardo Costa, deram arremessos de graça para os dois lados. O terceiro quarto terminou, novamente, equilibrado em 64 x 61.
O Brabo não deixa barato e vem no maior estilo "Toma Lá Dá Cá" pra diminuir a diferença nesse final de 3º quarto 😬🔥
Assista em 💻: https://t.co/U8pRTVODf4#NBBnaESPN #NossoBasquete pic.twitter.com/ozZQweda0e
— NBB (@NBB) April 6, 2021
A última etapa presenciou as duas equipes bastante cautelosas. O Bauru Basket se aproveitou do jogo faltoso para retomar a liderança na linha do lance livre com Tyrone Curnell. Apesar disso, o jogo em uma posse de bola prevaleceu por boa parte do quarto. Consequência direta dos erros, principalmente do perímetro, de ambas as equipes. Faltando apenas dois minutos para o término do confronto, JP Batista e Johnson Jr colocaram quatro pontos de frente no placar para o time mineiro. Por fim, Minas, apesar dos erros no arremesso livre, na fase final da disputa, manteve a vantagem na casa dos dois pontos. Gui Deodato teve a chance de vencer o jogo no arremesso final, porém não converteu.
Antes de mais nada, as equipes agora seguem em Brasília na reta final da temporada regular do NBB 13. Afinal de contas, na quinta-feira (8), o Bauru Basket enfrenta a Unifacisa, no Ginásio da ASCEB, às 16h (horário de Brasília). O confronto é crucial as equipes, visto que ambas brigam melhores posições para a fase de playoffs. Por outro lado, o Minas encerra a temporada regular com a segunda colocação geral garantida. Como resultado, resta agora aguardar a definição do adversário da equipe para a fase eliminatória. Contudo, a equipe mineira ainda disputa a Champions League das Américas. No sábado (10) terão compromisso, pelas quartas de final, contra a equipe argentina do Quimsa.
Foto destaque: Divulgação/Gabriel Costa/Cerrado