Neste sábado (20), teremos um confronto asteca no ringue do MGM Grand, em Las Vegas, Estados Unidos. Miguel Berchelt põe seu cinturão dos Super-penas (59kg) da WBC em disputa contra o seu compatriota Óscar Valdez. A luta irá acontecer durante a madruga do sábado para o domingo. Existe a expectativa de uma verdadeira batalha no quadrilátero, algo digno de Erick de Morales x Marco Antonio Barreira, e que com certeza vai parar o México. Além disso, ambos lutadores já nutrem uma rivalidade da época do amadorismo.
Por: Ayrton Niño, de Recife (PE)
O atual campeão Miguel Berchelt está indo para sua sétima defesa de cinturão, sem dúvidas, um bom número. Embora, esse seja sem dúvidas, seu maior desafio já enfrentado. O objetivo de “Alacrán” Berchelt é de pelo menos empatar em números de defesas com a lenda Júlio Cézar Chavez, que tem nove na categoria dos Super-penas. Miguel é um lutador muito forte fisicamente, tem boa movimentação, luta bem fechadinho, além disso, bate muito forte, nocauteador nato, na média para curta distância é muito perigoso e seus golpes curvos são suas maiores especialidades.
🇲🇽 🦂 Miguel @AlacranBerchelt vs. @oscarvaldez56 🐊 🇲🇽 #BercheltValdez disponible en español por #ESPNPlus 👉 https://t.co/jvWBy8K1dV pic.twitter.com/DKXiSrSGPH
— ESPN Deportes (@ESPNDeportes) February 19, 2021
Ademais, é um dos boxeadores peso por peso que mais golpe solta por round na atualidade. Cerca de 30 socos a cada assalto. Aliás, voltando ao quesito nocaute, Berchelt em percentual, conseguiu o KO em 87% das vezes em que lutou na categoria dos Super-penas. Essa média é maior que a de Diego Corrales, JC Chávez e Alexis Arguello. Em 38 lutas na carreira, Alacrán (escorpião) somente ficou até o último soar do gongo em três oportunidades. Todas as outras contendas acabaram por via rápida, inclusive a sua única derrota.
Terminando mi segunda prueba de 12 asaltos , todavía falta un mes y estamos casi listos vamos con todo este 20 de febrero #teamberchelt #andstill @wbcboxing @toprank @zanferbox @espnknockout @espn @ringtelmextelcel 📸: @orlando.plascencia33 pic.twitter.com/3EtEz4psWO
— Miguel Berchelt (@AlacranBerchelt) January 19, 2021
Por outro lado, o desafiante Óscar Valdez também é lutador de alto nível. Invicto até então, participou de dois Jogos Olímpicos, em detrimento de Berchelt, que era uma espécie de “reserva” dele. Daí que surge a rivalidade entre eles. Valdez subiu da categoria dos Penas (57,2kg), onde foi campeão da WBO e defendeu seu antigo cinturão por seis vezes, todas exitosas. Entrou para a nova categoria de peso em 2019, e desde então, venceu as duas lutas que realizou. Dessa vez, o title shot da WBC está em suas mãos.
“Nope.” – Everyone except for @oscarvaldez56 😂
A love of animals helps balance the stress of his day job. 🐍🐊#BercheltValdez | SATURDAY | ESPN pic.twitter.com/8bB7zZPhsf
— Top Rank Boxing (@trboxing) February 16, 2021
Por característica, Valdez é muito ofensivo, tem em sua velocidade como principal arma, movimentação constante e boa forma física. É um atleta experimentado, já enfrentou batalhas longas, embora também tenha seu poder de nocaute sempre guardado. Ainda mais, é orientado pelo melhor treinador da atualidade, Eddy Reynoso, e conta com uma equipe de treino muito muito forte, das melhores do mundo.
Todos compartimos el mismo sueño 💭🥊 pic.twitter.com/0Y6JA7RlLh
— Oscar Valdez Fierro (@oscarvaldez56) February 12, 2021
Por fim, nossa aposta indicada. Antes de tudo, se vê nas casas de aposta um favoritismo para o atual campeão, Miguel Berchelt. Com uma cotação de 1,25 para cada aposta. Por outro lado, o desafiante Óscar Valdez está pagando 4,10. Pelo nível dos dois atletas, poderia até se esperar uma menor diferença nas odds, porém, percebe-se que estão levando bastante em consideração o momento do campeão. Miguel é maior em altura e parece ser mais forte fisicamente. Bem como Óscar é mais rápido golpeando e se movimentando.
Analisando os dois lutadores, chegamos ao entendimento que a maneira mais provável de Berchelt vencer essa luta, igual a todas as outras, é por meio de via rápida, pagando 1,60 na betwarrior.bet. Vale a pena comparar a pouca diferença das odds da cotação de vitória do campeão, para a cotação de nocaute, ou seja, se espera esse destino para a luta. Todavia, se o apostador quiser ousar, e ir contra à banca, o cenário mais provável é de uma vitória de Valdez por pontos, essa opção está pagando 8,00. Apesar do ligeiro favoritismo de Miguel nas casas de apostas, tende a ser uma luta muito parelha, e definida nos detalhes. Tarefa nada fácil para os apostadores.
Foto destaque: divulgação/Top Rank