Jogando em casa, o Equador não teve piedade do Chile. Caicedo foi o grande jogador da partida. Foto: EFE
A 5° rodada das eliminatórias Sul-americanas para a copa do mundo da Rússia foram destaque nesta semana do futebol da América do Sul.
Tivemos uma grande vitória da seleção do equador frente o atual bicampeão da copa América, os chilenos não vencem a 4 jogos e foram superados pelo bom time equatoriano no estádio Casa Blanca, em Quito por 3 a 0. Com o resultado o equador ocupa a 3° colocação com 16 pontos, já a seleção Albiroja é apenas o 7° colocado com 11 pontos e já vê a sua situação ficar complicada estando a 5 pontos da zona de classificação.
O capitão James Rodríguez celebra muito a vitória Colombiana em Assunção, Paraguai. Foto: EFE
Outro destaque foi a importante vitória da seleção colombiana contra o Paraguai no lendário Defensores Del Chaco, em Assunção. Em jogo extremamente disputado os paraguaios pressionaram muito, mas pecaram na finalização, e foram castigados com o gol de Edwin Cardona aos 45° do segundo tempo. O Paraguai é o sexto colocado com 12 pontos, já a Colômbia se aproximou do pelotão de frente chegando aos 16 pontos.
Guerrero foi o principal jogador do heroico empate da seleção peruana contra a Argentina por 2 a 2. Foto: EFE
Mas o destaque da rodada ocorreu no estádio nacional de Lima. Peru e Argentina fizeram um jogão. Com extrema dificuldade de vencer fora de casa, os Hermanos partiram pra cima dos peruanos abrindo o placar com o zagueiro Funes Mori no primeiro tempo.
Mas o artilheiro e principal jogador peruano Paolo Guerrero empatou o jogo logo no início do segundo tempo, mas a argentina ficou novamente a frente do placar com Higuaín aos 35 minutos da etapa final.
A principal característica do time peruano é a entrega de seus jogadores e de tanto pressionar Guerrero foi derrubado por Mascherano sofrendo pênalti, que o são paulino Cueva converteu empatando novamente o jogo. Os peruanos ocupam a oitava posição com 8 pontos, já os comandados de Patón Bauza estão em quinto com 16 pontos.
Brasil 5 x 0 Bolívia
Paraguai 0 x 1 Colômbia
Equador 3 x 0 Chile
Uruguai 3 x 0 Venezuela
Peru 2 x 2 Argentina
Bolívia x Equador
Venezuela x Brasil
Argentina x Paraguai
Chile x Peru
Colômbia x Uruguai
Por Bruno Mattos