Lotus 88B/2: O fruto proibido de Colin Chapman

Lotus 88B/2: O fruto proibido de Colin Chapman

1
1587
0
quinta-feira, 06 julho 2017
Automobilismo

O Lotus 88 foi banido das pistas quase antes de ser apresentado. Seu conceito radical e brilhante balançou as estruturas da Fórmula 1 e gerou controvérsia desde sua apresentação. E não demorou muito para as equipes rivais pedirem por sua inelegibilidade quando o carro foi visto no padock de Long Beach para a disputa do GP dos EUA-Oeste de 1981.

Os comissários permitiram que Elio de Angelis treinasse, mas sob muita pressão das equipes, o desqualificaram. Elio de Angelis e Nigel Mansell, que ainda não havia pilotado Lotus 88, acabaram se classificando com o modelo 81B de 1980. A saga continuou no Brasil (29/03) e na Argentina (12/04), quando a Lotus desistiu e passou a usar o modelo 1987, um chassi convencional.

O assunto, porém, estava longe de ser encerrado e Colin Chapman preparou uma versão B para o GP da Inglaterra, e conseguiu convencer os comissários da RAC (Royal Automobile Club) a declarar o carro dentro do regulamento.

Mansell e De Angelis começaram a treinar para essa corrida com os carros 88B mas a FISA, na época a entidade que controlava o esporte, pressionou e os carros foram desqualificados. Sem tempo para acertar seus Lotus 1987 às condições da pista, apenas De Angelis conseguiu se classificar, e por fração de segundo.

Mansell não teve a mesma sorte e não marcou tempo suficiente para garantir um lugar no grid. Colin Chapman não se conteve e disse que iria para casa ver o lançamento de mais uma nave espacial rumo à lua. Enfim por motivo de uma longa e estafante batalha nos tribunais acabaram por privar os fãs da Formula 1 de ver esse fantástico carro competindo de verdade num Grande Prêmio.

Foto: The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title