E a bola pesada vai rolar no estado de São Paulo, a partir de setembro! Por conta da pandemia, que vem assolando o mundo nos dias de hoje, o novo coronavírus, a Liga Paulista de Futsal teve que ser adiada e reestruturada.
Por: Hézyo Sadú, São Paulo – SP
Em uma reunião, por vídeo conferência, foi definido o novo formato de competição. Terá uma primeira fase mais centralizada, com equipes da mesma região na mesma chave. Aguardam-se os ajustes finais para finalização e divulgação da tabela da competição. Assim como a confirmação de equipes como Diadema e São Carlos que está em sua 9ª edição e que tem início previsto para o dia 10 de setembro.
Semifinalista em 2019, o Santo André, sonha com a final em 2020, mesmo considerando estar no “grupo da morte”. Foto: divulgação
A primeira fase será disputada em turno e returno, todos contra todos dentro da chave. Os dois melhores avançam às quartas de final. A previsão é de início do torneio em 2 de setembro e final em 15 de dezembro. Já na segunda fase, os playoffs acontecem em dois jogos. O título será definido em partida única, que pode ser decidida nas cobranças de penalidades máximas, se necessário.
Maior vencedor da LPF com cinco conquistas e atual campeão, o Corinthians integra a chave D, ao lado de São Bernardo, Santo André e São Caetano. Semifinalista em 2019, o Santo André deposita as esperanças no bom elenco e no retrospecto dentro do Noemia Assunção:
“Estamos na chave da morte, sem desmerecer as outras equipes, mas pelas campanhas dos últimos anos. Acredito que essa é a melhor opção, direcionar grupos na primeira fase, evitar viagens longas, correr o menor risco possível. Vai ser bem bacana o formato da competição”, destacou o presidente Rodolfo Guedes.
Intelli, agora em Dracena, uma das favoritas a LPF 2020. Foto: arquivo Intelli.
“Grupo bem difícil. Mas por causa da regionalização do campeonato, não tinha muito o que escolher”, destaca o treinador Luizão, do São Bernardo, que volta após quatro anos de inatividade.
Duas vezes vice-campeã da Liga Paulista, a Intelli, também bicampeã do Brasil, agora com parceria com a cidade de Dracena. Também é uma das favoritas ao título e conta com a tradição da equipe. Bruno Silva continua a frente do comando da equipe intelliana. Por duas vezes chegou a final da competição. Em 2014 perdeu o título para a equipe de Sorocaba.
Porém, em 2015, fora mais sofrido. Derrota por 6 x 4 na partida de ida no Wlamir Marques. Contudo, na volta, após uma brilhante atuação do ala Jackson, autor de três golaços no tempo normal, vitória por 4 x 2. Mas a equipe, então na ocasião treinada pelo técnico Cidão, tinha a vantagem do empate na prorrogação, mas viu o título escapar com o gol de Simi.
Dessa forma, o título de 2015 acabou indo para o Parque São Jorge. Assim, Cidão continua no comando diretivo da equipe. Por outro lado, o comando técnico permanece com Bruno Silva. Além disso, o goleiro Veloso, remanescente da equipe desde a cidade de São Sebastião do Paraíso, permanece em 2020 na Intelli.
Portanto, a Liga Paulista enviou um protocolo para a para a Secretaria de Esportes do Estado, e será a própria secretaria quem vai confirmar, de maneira oficial, a data exata para a volta às atividades. Assim, a entidade também entrou em contato com o comitê de Covid-19 do Governo, mas está no aguardo de uma definição por parte do Governador.
Intelli/Dracena, Barão de Mauá/Futsal Ribeirão, Botucatuense, Uniara/Araraquara e São Carlos (a confirmar);
Mogi Futsal, São José, Taubaté e Yoka;
Hortolândia, Pulo do Gato Futsal, Indaiatuba, N10/Jundiaí e Diadema (a confirmar);
Grupo D:
AD São Bernardo, Corinthians, Santo André, Taboão da Serra e São Caetano.
Foto destaque: Reprodução/Liga Paulista
Hézyo, , é Formado pela Univ. São Judas em Com. Social e também pela Fac. das Américas em Ger. de redes, com certificação Cisco. Corinthiano, Já cobriu diversas decisões como LBF, Brasileiro [...]
18 posts | 0 comments