Em jogaço, Turquia bate o Brasil na última rodada da primeira fase

Em jogaço, Turquia bate o Brasil na última rodada da primeira fase

1
232
0
sexta-feira, 21 junho 2019
Liga das Nações

Por: Clinton Dias, de São Paulo, SP

Apesar da derrota, Brasil fecha a fase de classificação na 3º posição, com 11 vitórias em 15 jogos.

Em jogo bastante equilibrado em Ancara, donas de casa fazem valer mando de quadra e vence a seleção brasileira por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 24/26, 25/20, 23/25 e 16/14. Ambas equipes agora vão à China para fase final da Liga, que será entre os dias 3 e 7 de julho. Vale lembrar que o Brasil vai compor o grupo B, que terá ao seu lado Estados Unidos e Polônia, já o grupo A tem a China, Turquia e a Itália. As duas melhores colocadas de cada grupo avançam às semifinais.

Mesmo com a derrota, o destaque da partida foi a ponteira Gabi, que fez 22 pontos e saiu como maior pontuadora do jogo. Do lado turco, a oposta Gozde Yilmaz anotou 17 pontos e foi o nome mais importante da equipe.

Foto: FIVB / Galeria de fotos



O jogo


A Turquia ainda não tinha vencido em casa nesta semana, perdeu para a Itália e para a Bélgica. Ao contrário do Brasil, que venceu as duas seleções, ambas por 3 sets a 0. O confronto foi marcado por muito equilíbrio e desde o começo as duas equipes colocaram um ritmo forte, porém sobressaiu a insistência turca. Com saques mais ajustados e menos erros a Turquia fez 25/23 e abria vantagem diante das brasileiras.

No segundo set, as turcas voltaram ainda melhor, entretanto o entrosamento e a boa fase do Brasil falou mais alto e isso fez que colocassem mais pressão nas donas da casa. Nos momentos decisivos do set, Macris e Natália apareceram e a seleção fechou o set em 24/26, empatando o jogo.

No início do terceiro set, as duas equipes alternavam a liderança da partida e demonstrou o tamanho da gana de vencer dos dois times. A Turquia mais postada, abriu vantagem e mesmo com inversão do 5/1 que o José Roberto Guimarães tentou, as anfitriãs levaram a melhor e venceu o set por 25/20, ficando a um set da vitória.

Foto: FIVB / Galeria de fotos


O quarto set era o tudo ou nada para o Brasil, já que a equipe buscava a oitava vitória seguida no torneio. Com a força e a qualidade que tem, as brasileiras entraram com tudo e mais um pouco no set e abriu uma vantagem de 4 pontos. Por outro lado, o técnico Giovanni Guidetti não estava apto a se entregar fácil, parando o jogo tentou trazer a Turquia de volta a partida. Até conseguiu, entretanto com Gabi, Amanda e Lorenne a seleção se impôs e forçou o tie-break, fazendo 23/25 e colocando mais tensão em Ancara.

No set decisivo, as turcas começaram arrasadoras e abriu quatro pontos de vantagem, sem tomar conhecimento algum do Brasil. O treinador Zé Roberto logo de cara parou o jogo e conseguiu trazer a equipe de volta à partida. Com alternâncias de liderança durante o último set, melhor para as turcas, que com Yilmaz e erros bobos das brasileiras, fechou o jogo em 16/14 e encerrou a série de sete vitórias seguidas da seleção brasileira.

Com o resultado, o Brasil não conseguiu encerrar a fase de classificação na primeira posição, porém atingiu a terceira colocação com 35 pontos e já estava classificada à próxima fase, junto a Turquia, que com a vitória encerrou a primeira fase na quinta posição com 32 pontos e também está classificada para próxima fase.

A Liga das Nações volta no mês que vem, em sua fase decisiva, que será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho e o Brasil vai em busca do seu título inédito do torneio.




Foto em destaque: FIVB / Galeria de fotos

Clinton Dias

Clinton Dias

O esporte foi o princípio para eu escolher o jornalismo como profissão. Entretanto, quero trafegar todas as áreas jornalísticas, em busca do conhecimento e da verdade para repassar aos que precisa[...]

62 posts | 0 comments

Comments are closed.