Libertadores 2018 – Confira os detalhes da principal competição do futebol sul-americano em 2018. Saiba quando e onde o seu time estreia

Libertadores 2018 – Confira os detalhes da principal competição do futebol sul-americano em 2018. Saiba quando e onde o seu time estreia

Like
1098
0
sexta-feira, 19 janeiro 2018
Futebol Brasileiro

Entre os dias 27 de fevereiro e 24 de maio será disputada a fase de grupos da Libertadores. Mas o campeão da América só será conhecido em novembro deste ano. A Confederação Sul-Americana de Futebol distribuirá a premiação de R$ 1.15 bilhão, cerca de R$ 338 milhões a mais do que na edição passada. Quarenta e sete equipes jogarão a principal competição do futebol no continente, e seu campeão será conhecido no dia 1° de dezembro. As emoções do torneio que homenageia o principal libertador de países do continente americano em seu título, começam no dia 22 de janeiro. Confira o regulamento das fases iniciais e da fase de grupos em mais uma importante competição do futebol sul-americano que você acompanhará na Arte do Esporte.

 

Primeira fase

A primeira fase será disputada por seis equipes provenientes de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, em partidas eliminatórias de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa será considerada e, persistindo a igualdade, a vaga será definida na disputa por pênaltis.

 

Segunda fase

A segunda fase será disputada por 16 equipes, sendo 13 delas provenientes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, mais os três vencedores da fase anterior, em partidas eliminatórias de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa será considerada e, persistindo a igualdade, a vaga será definida na disputa por pênaltis.

 

Terceira fase

A terceira fase será disputada pelas oito equipes vencedoras da fase anterior, em partidas eliminatórias de ida e volta. Os cruzamentos desta fase foram pré-determinados antes do sorteio. Em caso de empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa será considerada e, persistindo a igualdade, a vaga será definida na disputa por pênaltis. Os vencedores da cada confronto estarão classificados à fase de grupos.

 

Fase de grupos

Os vencedores e os segundos classificados de cada grupo avançam para as oitavas de final, enquanto os terceiros colocados serão transferidos para a Copa Sul-Americana de 2018. Abaixo, os grupos em que os times brasileiros estão inseridos:

Grupo 1 – Grêmio(BRA), Cerro Porteño (PAR), Defensor Sporting (URU) Monagas(VEN)

Grupo 4 – River(ARG), Emelec(EQU), Flamengo(BRA), Maraca(EQU) ou Deportivo Tachira(VEN) ou Santa Fé(COL).

Grupo 5 Cruzeiro(BRA), Universidad Chile(CHI), Racing(ARG), Oriente Petrolero(BOL) ou Universitário(PER) ou Jorge Willsterman (BOL)

Grupo 6   Santos(BRA), Estudiantes(ARG), Real Garcilaso(PER), Independiente Santa Fé (COL) ou  Maracá (EQU) ou Deportivo Tachira(VEN)ou Milionários (COL) ou Deportivo Lara (VEN)

Grupo 7 – Corinthians(BRA), Independiente(ARG), Millonários(COL) e Deportivo Lara(VEN)

Grupo 8 – Palmeiras(BRA), Boca Juniors(ARG). Alianza Lima(PER), Carabobo(VEN) ou Guarani(PAR), ou  Júnior Barranquilla (COL), ou Olímpia (PAR) ou Montevideo Wanders(URU)

 

Confira as principais novidades dos times brasileiros na competição na temporada 2018

Vasco

O Vasco não disputa a Libertadores desde 2012, e na edição 2018 do torneio continental, o cruz-maltino estreia no dia 30 de janeiro contra o Universidad de Chile, em Concepción,em partida válida pela Pré Liberadores. A equipe carioca contará com o reforço do lateral-esquerdo Fabricio, que disputou o Brasileirão de 2017 defendendo as cores do Atlético PR.

O lateral Fabricio, foi contratado junto ao Atlético PR para reforçar o Vasco em 2018. Foto: Site Oficial do Vasco

Além dele,o Vasco também contratou os  atacantes Rildo e Riascos, o meia Thiago Galhardo, o lateral direito Rafael Galhardo e o volante argentino Leandro Desábato. Em contrapartida, o meia Mateus Vital foi negociado com o Corinthians, e o lateral direito Madson, para o Grêmio.

Grêmio

Estreia fora de casa, jogando no dia 27 de fevereiro contra o Defensor Sporting do Uruguai. O Tricolor Gaúcho contratou o Lateral Direito Madson, do Vasco, o meio-campo Alisson do Cruzeiro, o Zagueiro Paulo Miranda, do Red. Bull Salzburg, o meia Thaciano do Boa Esporte, e o Volante Michel do Novorizontino.

Em compensação, o atacante Fernandinho deixou o Grêmio rumo ao futebol chinês, e o lateral direito Edílson se transferiu para o Cruzeiro.

Paulo Miranda, zagueiro que estava no Red. Bull Salzburg, reforçará o Grêmio. FOTO: Grêmio FBPA – Site Oficial

 

Flamengo

O Flamengo faz seu jogo de estreia no dia 28 de fevereiro, contra o River Plate, da Argentina no Maracanã. O Rubro-Negro está no grupo 4 da Libertadores, que além do River, também terá o Emelec(EQU) e mais um representante a ser definido pela CONMENBOL.  Para reforçar o time. Chegaram o técnico Paulo César Carpegiani, e com ele o atacante Marlos Moreno, do Manchester City. O meio-campista Mancuello foi para o Cruzeiro. Outra baixa foi o treinador Reinaldo Rueda, que aceitou proposta para treinar a Seleção do Chile.

 

Cruzeiro

O time mineiro faz sua estreia na Libertadores no dia 27 de fevereiro, em Buenos Aires contra o Racing. Para a temporada 2018, chegaram Mancuello, meio campista que veio do Flamengo, juntamente com o zagueiro Douglas Grolli, que estava na Chapecoense. O lateral-direito Edilson, que estava no Grêmio, também reforçará a Raposa, assim como o volante Bruno Silva, que veio do Botafogo O atacante Fred, que estava no Galo, além do lateral Egídio, ex-Palmeiras também estarão no elenco do Cruzeiro.

 

Santos

O Santos joga seu primeiro jogo pela Libertadores 2018 em no dia 1 de marco, no Peru, contra o Real Garcilaso. O time de Vila Belmiro, contará com o técnico Jair Ventura, que veio do Botafogo, junto com ele Eduardo Sasha, atacante do Internacional e o zagueiro Cléber Reis do Coritiba desembarcaram na Vila Belmiro. O atacante Rafael Longuine retorna do Coritiba, e o lateral esquerdo Romário, que veio do Ceará,  também reforçarão o elenco santista.

Jair Ventura veio do Botafogo RJ para comandar o Santos. FOTO. Santos Site Oficial

Em compensação, dois importantes titulares do time no ano passado deixaram o clube. O meio-campista Lucas Lima, que foi para o Palmeiras, e o atacante Ricardo Oliveira, que defenderá o Atlético Mineiro, não estarão na equipe em 2018.

 

Corinthians 

O Timão está no grupo 7 da Liberadores, ao lado de Independiente(ARG), Millonários(COL) e Deportivo Lara(VEN). O Corinthians estreia no dia 28 de fevereiro, no estádio El Campin, na cidade de Bogotá contra o Millonários. Os meios campistas Renê Junior, Paulo Roberto, Juninho Capixaba e Emerson Sheik reforçarão o time de Parque São Jorge em 2018.

Emerson Sheik, herói da conquista da Libertadores em 2012, é recebido pelo técnico Fábio Carille para reforçar o Corinthians em 2018. Foto. Daniel Augusto Jr. Ag. Corinthians

Além destes, Junior Dutra, que veio do Avaí, foi contratado para suprir a ausência de Jô, que deixou a equipe rumo ao futebol japonês para defender o Nagoya Grampus. Além dele, o meia Marlone, foi para o Atlético Mineiro, e o lateral Guilherme Arana deixou a equipe para defender o Sevilla, da Espanha.  O meio-campista Mateus Vital, que defendeu o Vasco em 2017, chega para jogar no Corinthians nesta temporada.

 

Palmeiras

No grupo 8 da Libertadores, ao lado de Boca Juniors, da Argentina, Alianza Lima do Peru e Deportivo Carababo da Venezuela, ou Guarany do Paraguai, ou Junior Barranquila da Colômbia, o Palmeiras inicia o seu caminho rumo à conquista da América no dia 1 de marco, em adversário a ser definido pela COMMENBOL.

Sabe-se, porém, que o Verdão começa a disputa fora do Allianz Parque, e para superar os adversários, a equipe palestrina reforçou-se bastante

Róger Machado é o novo técnico do Palmeiras. FOTO: César Grecco – Agência Palmeiras

O novo comandante será Roger Machado, que terá à sua disposição diversos reforços.  São os casos do meio-campista Gustavo Scarpa, que se destacou no Brasileirão do ano passado jogando pelo Fluminense. Além dele, o experiente lateral direito Marcos Rocha, veio do Atlético Mineiro.

O Palmeiras também contará com atletas que retornarão de empréstimos.  São os casos do lateral João Pedro e do meia Allione. Outro reforço importante é o goleiro Weverton, que defendeu o Atlético Paranaense, e a Seleção Brasileira, estará à disposição. Outros jogadores também chegaram ao elenco como Emerson Santos, zagueiro que defendia o Botafogo- RJ, o lateral Victor Luiz, que retorna de empréstimo do alvinegro carioca, e o meia Lucas Lima, ex Santos, fechando a lista de reforços palmeirenses para a temporada.  O Palmeiras faz sua estreia no dia 01 de marco, fora de casa na Copa Libertadores 2018, contra adversário ainda a ser definido pela COMMENBOL.

Acompanhe a melhor cobertura da principal competição do futebol sul-americano durante a temporada 2018 do Futebol na Poliesportiva. Não percam as emoções do futebol do continente na arte do esporte.

 

**** Devido ao fechamento da matéria pela redação, os reforços das equipes contratados após o dia 17 de janeiro, não foram mencionados na reportagem

 

Foto em destaque:  Confederação Sul-Americana de Futebol – CONMENBOL Site Oficial

 

Redator da Matéria: Ivan Marconato, de São Paulo

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments

Comments are closed.

Menu Title