Kamaru Usman x Jorge Masvidal – Prognóstico da Luta Principal do UFC 261

Kamaru Usman x Jorge Masvidal – Prognóstico da Luta Principal do UFC 261

Like
267
0
sábado, 24 abril 2021
UFC

Primeiramente, o UFC 261, que ocorre neste sábado (24), em Jacksonville, na Flórida, marca o retorno do público para os eventos do Ultimate. Assim, para encabeçar este card especial, Kamaru Usman, atual campeão dos meio-médios, defenderá seu cinturão pela quarta vez contra Jorge Masvidal, dono do cinturão simbólico BMF. A saber, os dois já se enfrentaram há menos de um ano, em julho de 2020. No entanto, diferentemente da primeira luta, Masvidal terá um camping de treinamento completo e promete entregar um desafio muito maior ao campeão.

Por: Carlos Figueira, Recife-PE

Kamaru Usman

Com 33 anos de idade e um cartel de 18 vitórias e apenas uma derrota, Kamaru Usman é o homem a ser batido na categoria até 77 kg. A propósito, o nigeriano está invicto há 17 lutas na carreira. Além disso,  dentro do UFC, ele vive uma fase fenomenal de 13 vitórias em sequência, quebrando o histórico recorde de Georges St. Pierre, que tem 12 triunfos na divisão. Em 2019, Usman conquistou o cinturão da categoria dos meio-médios após dominar o então campeão, Tyron Woodley. Desde então, ele conseguiu defender seu cinturão três vezes consecutivas, contra Colby Covington, o próprio Jorge Masvidal e Gilbert Durinho.

Jorge Masvidal

Com 36 anos de idade e um experiente histórico de 35 vitórias e 14 derrotas, totalizando 49 lutas profissionais, Jorge Masvidal é, atualmente, um dos lutadores mais populares do MMA. Assim, em 2019, após nocautear o inglês Darren Till, na Inglaterra, o “Gamebred” foi escalado para enfrentar o então invicto multicampeão, Ben Askren. Na ocasião, Masvidal chocou o mundo ao vencer Askren em míseros cinco segundos. Com isso, conquistou o recorde de nocaute mais rápido da história do UFC.

Posteriormente, o descendente de cubanos enfrentou Nate Diaz em Nova York. Dessa forma, conseguiu vencer por nocaute técnico no terceiro round. Sendo assim, garantiu o cinturão simbólico BMF (O Mais Durão) do UFC. No ano seguinte, Masvidal foi chamado, com seis dias de antecedência, para substituir Gilbert Durinho, que enfrentaria Kamaru Usman no UFC 251. A saber, na ocasião, Gamebred conseguiu dar um susto inicial no campeão, entretanto, acabou sendo derrotado por unanimidade.

Aposta indicada e palpite

Considerando que a primeira luta entre os dois foi há menos de um ano e também a última apresentação de Masvidal, fica difícil imaginar um desfecho diferente. Ainda que “Gamebred” esteja melhor preparado para o este segundo capítulo, não há como saber se ele de fato conseguiu implementar as ferramentas necessárias em seu jogo para bater de frente com o nigeriano, já que não luta desde então.

A saber, para vencer Masvidal no primeiro encontro, Usman utilizou a luta agarrada e seu cardio assustador para pressionar e controlar o desafiante por cinco rounds, tanto no clinche, quanto no chão. Como o campeão não se arrisca e tem energia para impor sua pressão constante. Além disso, dificilmente o dono do cinturão BMF conseguirá impor seu jogo em pé ou achar as brechas para encaixar um golpe potente, que é sua melhor chance de vencer a luta.

Por fim, é provável que Masvidal entregue um desafio maior, porém, como foi dito, é difícil imaginar que o desfecho seja diferente da primeira vez. Dessa forma, o palpite da Rádio Poliesportiva vai para Kamaru Usman, o favorito na Betwarrior por 1,23.

Foto destaque: Edição/Carlos Figueira/Rádio Poliesportiva

Carlos Figueira

26 posts | 0 comments

Comments are closed.